Receitas Passagem de Ano

Alimentos

Receitas Passagem de Ano: entradas, pratos principais e sobremesas

Conheça sugestões de receitas para a passagem de ano, uma ementa que inclui entradas, pratos de peixe, carne e sobremesas!
A ementa de passagem de ano é sempre algo especial e que deve preparar com antecedência. Selecionámos algumas receitas que podem ajudar a abrilhantar ainda mais este último jantar de 2022.
 

Ementa Passagem de Ano: o que incluir?


Qualquer ementa de Passagem de Ano deve ser sempre composta por entradas, prato de peixe e/ou de carne, ou vegetariano e sobremesas. O marisco é quase sempre uma das vedetas de Passagem de Ano. O champanhe ou espumante (link artigo champanhe e espumante) são as bebidas ideais para acompanhar esta refeição.

Não se esqueça de terminar com uma sobremesa requintada – se ainda tiver espaço no estômago. Aqui ficam algumas receitas de Passagem de Ano para que possa compor a sua ementa.

 

Entradas de Passagem de Ano: quais as melhores opções?


As entradas de Passagem de Ano são obrigatórias neste jantar especial. Pode ver algumas das receitas de entradas que compilámos para ceia de Ano Novo neste artigo:

1. Aveludado de Marisco

 
Esta entrada, com a chancela da chef Marlene Vieira, é uma excelente escolha para um jantar especial como o da Passagem de Ano. O aveludado de marisco combina vários mariscos, entre eles o caranguejo. Para finalizar este caldo delicado coloque miolo de lavagante, croutons e camarões salteados por cima.

2. Ameijoas à bulhão pato


Uma receita tão portuguesa e que cai bem em qualquer altura do ano são as ameijoas à bulhão pato. Esta é uma receita rápida e fácil de confecionar e que fará as maravilhas à mesa.

3. Espetadas de camarão com molho de amendoim


Para os amantes dos sabores mais exóticos, estas espetadas de camarão com molho de amendoim não podem faltar. Uma delícia que combina sabores intensos e que é fácil e rápida de preparar.

4. Canapés de alheira e massa filo com compota de pimentos


Impossível não se deliciar com estes canapés de alheira e massa filo, acompanhados com uma espantosa compota de pimentos. Para os que não têm medo de se aventurar por receitas mais complexas, esta é uma entrada ótima para servir num jantar com convidados.

5. Rolos de curgete com mozarela


Já para os amantes dos vegetais, prepare uns rolos de curgete com mozarela. Um aperitivo em que o vinagre balsâmico irá dar aquele toque extra de sabor.


Agora que já sabe quais as melhores entradas para servir na Passagem de Ano, ponha mãos à obra para preparar estes petiscos maravilhosos e comece já a pensar no prato principal.

Prato principal de Passagem de Ano: o que cozinhar?


O prato principal é sempre a grande estrela da ementa da Passagem de Ano. Há quem opte por servir um prato de peixe e um prato de carne, ou só por um dos dois. Aqui, deixamos-lhe algumas sugestões de pratos que pode confecionar, de peixe, de carne e até vegetarianos.

1. Pratos de peixe


Como sugestão de pratos de peixe, deixamos-lhe este delicioso bacalhau com crocante de broa e chouriço, e também o tradicional bacalhau à minhota. Se gosta de variar no tipo de peixe, aventure-se no folhado de salmão e espargos.
 

2. Pratos de carne


Há também várias opções para os amantes da carne, a começar pelo peru recheado. Por outro lado, o lombo de porco assado com castanhas é sempre uma escolha vencedora para jantares grandes. Se gostar de lombo de porco recheado, porque não experimentar esta receita de lombo de porco recheado com avelãs, ou então esta de lombo de porco recheado com morcela?

O pato é, igualmente, uma carne muito apreciada para prato principal de Passagem de Ano. A nossa sugestão? Coxas de pato confitadas com figos. Experimente!
 

3. Pratos vegetarianos


Há várias opções saborosas para vegetarianos, a começar por este risoto de queijo azul, ou por um risoto de espargos, espinafres e evilhas. Para quem gosta de sabores mais arrojados, que tal um caril vegetariano? Caso seja um apreciador da boa massa italiana, deixamos ainda a sugestão para uma lasanha vegan arco-íris.


Se nenhuma das opções lhe agradar para primeiro prato, opte por um risoto de polvo, numa combinação deliciosa entre a tradição portuguesa e o que de melhor se confeciona em Itália. Com tantas opções deliciosas, difícil vai ser mesmo compor a ementa. Não se esqueça de harmonizar todos os pratos e de dosear bem as quantidades.

Sobremesas deliciosas para a Passagem de Ano


Ainda há espaço para a sobremesa? Pois bem, também temos espaço para lhe falar sobre as melhores sobremesas para a Passagem de Ano!

1. Mousse de chocolate com café e caramelo salgado


Quem gosta de chocolate e café não vai, certamente, fazer cara feia a esta mousse de chocolate com café e caramelo salgado! Uma receita prática e que vai seguramente impressionar os seus convidados na Passagem de Ano.

2. Pavlova com lemon curd e frutos vermelhos


Além de bonita na mesa, esta pavlova com lemon curd e frutos vermelhos é deliciosa. Uma receita deslumbrante que vai surpreender qualquer um!

3. Petit gateau com gelado de pistachio e morangos flamejados


Por falar em surpreender, que tal terminar a refeição de Passagem de Ano com este petit gateau com gelado de pistachio e morangos flamejados? Uma deliciosa sobremesa que vai deixar todos a desejar só mais um bocadinho.

4. Pudim de caramelo


E para os mais tradicionais, sugerimos que prepare o já conhecido pudim de caramelo. Aqui é impossível não satisfazer as delícias dos seus convidados!

 
Há várias formas de compor a sua ementa de Passagem de Ano. Com alguma criatividade e agilidade, vai ver que a sua mesa fica muito mais rica nesta ceia de Ano Novo. Se lhe falta tempo para preparar tudo isto, pode sempre contar com o Take Away do Continente para lhe confecionar este jantar inesquecível. Bom apetite e feliz Ano Novo!