Menu para uma Ceia de Natal Portuguesa

Alimentos

Menu para uma Ceia de Natal Portuguesa: 3 sugestões deliciosas

Desde entradas a sobremesas, conheça as nossas sugestões de pratos para servir uma Ceia de Natal tipicamente portuguesa!
Percorremos o país de Norte a Sul à procura das melhores receitas para uma Ceia de Natal à portuguesa. No Minho e no Douro, há polvo à lagareiro, ao passo que no Alentejo o bacalhau cozido é rei. Já no Algarve, o peru recheado tem lugar reservado à mesa. Perca-se na variedade que selecionamos para si, renda-se aos encantos da nossa gastronomia e tenha uma Ceia de Natal como manda a tradição. 

1. Jantar de Natal típico do Minho e Douro


O Minho é uma região de enorme riqueza gastronómica, e a Ceia de Natal só podia estar repleta com as melhores iguarias. Tome nota das nossas sugestões para entradas de Natal, prato principal e sobremesas de Natal.

Entradas de Natal


Faça as honras da Ceia de Natal com apetitosas entradas de frutos secos natalícios. Coloque umas tacinhas com estes petiscos, e junte uma tábua de queijos e enchidos nacionais. Perfeitos para segurar o apetite e alimentar a conversa até que o prato principal fique pronto.

Prato principal para a Ceia de Natal


O polvo à lagareiro é um dos pratos mais confecionados para a ceia ou almoço de Natal. Esta receita nasceu nas Beiras, onde se preparava o polvo em lagares. Bem regado com azeite virgem extra, torna o jantar de Natal ainda mais saboroso. Também poderá surpreender com cataplana de polvo ou feijoada de polvo, para uma Ceia de Natal deliciosa.

Sobremesas de Natal


A aletria é uma das sobremesas de Natal minhotas mais afamadas e apreciadas, preparada com massa cozida em leite com açúcar, casca de limão e um pau de canela. Esta sobremesa pode ser ainda mais natalícia se no final polvilhar com canela em pó formando desenhos, como estrelas ou árvores de Natal. As rabanadas também são um dos doces preferidos desta época. Prepare-as como manda a tradição: a partir de fatias de pão cacete, mergulhadas em leite, vinho ou água e envoltas numa mistura de açúcar e canela. O aroma que deixam no ar é reconfortante e sinónimo de Natal.

 

2. Jantar de Natal típico do Alentejo


A cozinha alentejana é riquíssima em paladares e sempre esteve ligada aos produtos do campo. A partir de ingredientes muito simples se criaram pratos cheios de sabor, sendo a sua gastronomia uma das maiores provas da hospitalidade dos locais.

Entradas de Natal


O pastel de bacalhau é um dos grandes embaixadores da região. Dourados, ligeiramente crocantes por fora e cremosos por dentro, ficam bem em qualquer mesa de Natal e satisfazem o apetite de toda a família antes do prato principal. Para uma apresentação mais arrojada, experimente pastéis de bacalhau com queijo da serra.

Prato principal para a Ceia de Natal


O bacalhau cozido é o prato de eleição para a noite de Consoada. Cada lasca branca e firme, bem regada com azeite português, é acompanhada com batata cozida, couve portuguesa, cenoura e ovo. Pode optar pela receita clássica de bacalhau para a sua Ceia de Natal, ou acrescentar um toque de criatividade com outras versões de receitas de bacalhau, para agradar a todos os gostos. Não se esqueça de guardar as obras para fazer uma deliciosa roupa velha.

Sobremesas de Natal


O arroz-doce é uma sobremesa de Natal que não pode faltar na sua Consoada. Macio, de textura aveludada e reconfortante, é tradicionalmente confecionado com arroz branco, leite, açúcar e canela, e agrada a todos. Experimente a nossa receita de arroz-doce cremoso, ou se quiser dar um toque especial a esta sobremesa, espreite a receita de arroz-doce de cardamomo. Complemente a mesa dos doces com sonhos, uma massa frita envolvida em açúcar e canela que resulta numa sobremesa leve, com uma textura estaladiça e simultaneamente fofa.

3. Jantar de Natal típico do Algarve


A gastronomia algarvia é rica em sabores mediterrânicos, elaborados com uma simplicidade que faz de qualquer prato uma verdadeira maravilha nacional. Do Sul chegam-nos várias sugestões irresistíveis para a Ceia de Natal.

Entradas de Natal


O marisco é um dos pontos fortes do Algarve e, nesta região, é comum servir camarões no Natal. Sugerimos a prática e deliciosa receita de camarões salteados, com sabor intenso e rápida de preparar. Também poderá experimentar as saborosas espetadas de camarão com molho de amendoim, para todos petiscarem enquanto aguardam pelo prato principal.

Prato principal


O peru recheado é um prato vistoso, muito apreciado na Ceia de Natal nesta região. É uma autêntica arte de sabores e aromas, com ingredientes típicos portugueses, e preparado com várias outras carnes e uma mistura de especiarias. Experimente a nossa receita de Peru de Natal ou de Peru com dois recheios.

Sobremesas de Natal


Uma das sobremesas de Natal mais apreciadas no Algarve é o bolo de mel com especiarias - fofo, macio e tão saboroso que será difícil comer só uma fatia. Tem ainda a particularidade de se conservar durante bastante tempo. Por fim, a estrela das sobremesas de Natal: o Bolo Rei e o Bolo Rainha. Fazê-lo em casa pode ser trabalhoso, mas vale a pena, sobretudo se apreciar iguarias caseiras. Guarde a nossa receita de Bolo Rei Tradicional, e espreite também a preparação do Bolo Rei com Pepitas de Chocolate. Se preferir, experimente a nossa prática receita de Bolo Rainha.


Agora que já conhece os pratos típicos de Natal das regiões do nosso país, aproveite esta lista e maravilhe toda a família na Ceia de Natal. E porque não misturar uma ou outra sugestão e preparar um menu de tradições diversificadas? Não deixe de espreitar também todas as nossas receitas para a sua Consoada.

Se o tempo for escasso e preferir estar mais disponível para a família e amigos nesta época especial, deixe nas nossas mãos a confeção do seu jantar de Natal. Pode facilmente encomendar a sua Ceia de Natal apenas com um clique, e ter à sua porta as refeições confecionadas a partir dos melhores ingredientes portugueses, com a mestria dos nossos cozinheiros.