Grazing Tables: tábua de frios com queijos e enchidos

Queijos

Tábua Frios: Queijos e Enchidos para uma tábua irresistível

Uma grazing table é uma excelente opção para um jantar de amigos. Saiba como fazer uma tábua de frios com queijos e enchidos!
As tábuas de queijo, também conhecidas como grazing tables, são uma ótima solução para receber os convidados num jantar de amigos ou de família. Além de agradarem toda a gente, não exigem que passe muitas horas na cozinha a preparar entradas, sobrando-lhe assim mais tempo para o que realmente importa: conviver.
 

Tábua de Queijos: Como preparar?


As tábuas de queijos não precisam necessariamente de ser compostas apenas por queijos – podem incluir enchidos, salgados, fruta, molhos ou patê, legumes e muito mais.

Não existem regras definidas para criar grazing tables. Existem sim algumas dicas úteis que podem facilitar o processo e a tornar a sua tábua de queijos simples, mas ao mesmo tempo organizada e completa.

1. Distribua os alimentos na tábua


Na preparação de uma tábua de queijos pode planear o método de distribuição dos alimentos para obter um maior equilíbrio visual, nomeadamente por:

 

  • Tonalidades, dos queijos e dos restantes alimentos
  • Texturas, dos queijos mais amanteigados aos mais duros
  • Intensidade de sabor, dos queijos mais suaves para os mais intensos

 

Aqui ficam dois exemplos que pode imprimir e preparar mais facilmente a sua tábua de queijos:

2. Queijos para tábuas


Há quem aprecie queijos mais macios ou mais duros. Quem prefira os mais suaves ou mais intensos, mais simples ou mais complexos. Por isso, o segredo para uma tábua de queijos é apostar na diversidade de sabores e texturas, bem como na qualidade dos queijos.

Entre as inúmeras opções, aqui ficam sugestões de alguns dos melhores queijos para uma tábua:

 

 

Conheça este e outros queijos que não podem faltar nas suas próximas festas e convívios.


3. Como cortar queijo para tábua de frios

Para uma tábua de queijos com uma apresentação mais elegante e profissional, deve saber como cortar cada tipo de queijos, uma vez que todos apresentam texturas, formatos e aparências distintas. Aqui ficam alguns exemplos:

 

  • Queijo Brie e Taleggio: deve cortar às fatias.
  • Camembert ou Serpa: cortar em fatias triangulares generosas
  • Queijo Cheddar ou Cheddar jovens: corte em cubos
  • Queijo Serra da Estrela: Corte uma tampa e sirva com uma colher ou, se preferir, sirva em fatias generosas de formato triangular
  • Queijo de Cabra, Nisa, Castelo Branco, Alentejano: corte em fatias longitudinais
  • Queijo São Jorge, Parmesão, Manchego ou Queijo da Beira Baixa: corte em fatias finas
  • Queijo Chevré: corte às rodelas

4. Charcutaria para tábua de frios


Não haverá nada mais tipicamente português do que a charcutaria e os enchidos. De porco, aves e até vegetarianos, os enchidos são perfeitos para combinar com os diferentes tipos de queijos escolhidos para a sua grazing table. Dos muitos tipos de enchidos que se produzem em Portugal, destacamos os seguintes:

5. Tábua de frios com frutas e outros alimentos


Complete a sua tábua com fruta, frutos secos, bolachas, broa, patés, tostas, mel ou outro doce. Desta forma, vai oferecer uma verdadeira experiência gastronómica, criando contrastes entre diversas texturas e sabores doces, ácidos e salgados.

Tábua natalícia

Tábua Natalícia
Se já está a pensar na preparação da sua tábua natalícia, estes são os ingredientes que não podem mesmo faltar:

  • Queijo: o Queijo Serra da Estrela DOP da marca Continente Seleção, em particular, é o queijo mais antigo de todos os queijos portugueses e merece estar presente à mesa em ocasiões especiais como este Natal. Tem uma textura cremosa a amanteigada e um sabor com uma acidez suave.
  • Patés: os Patés Continente Seleção são delicados em textura e tempero e tornam-se incontornáveis em ocasiões especiais como o Natal. Em tostas, com frutos ecos e um vinho generoso, transportam-nos para um universo de aromas e sabores sofisticados.
  • Frutos secos: amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, uvas passas, figos secos, são alguns exemplos de frutos secos de Natal.
  • Fruta: decora ainda a sua grazing table de Natal com algumas uvas, laranja desidratada e tâmaras para trazer cor e sabor à mesa.

  • Pão e tostas: coloque algumas fatias de broa, pão rústico e tostas para acompanhar os queijos, patés e charcutaria escolhida para a sua tábua.

Melhores vinhos para acompanhar tábuas de queijos e enchidos


Não se esqueça de selecionar ainda um bom vinho para acompanhar as suas tábuas de queijos e enchidos. Estas são as nossas sugestões:

Vinhos para tábuas de queijos



Vinhos para tábuas de enchidos


  • Feitoria Real Companhia Velha Reserva DOC Douro Vinho Tinto: Da região do Douro, este vinho tinto apresenta leves tostados de mentol e cacau. Médio e salivante, com boa cobertura sucrosa, possui notas de rebuçado de bagos, violeta.

  • Anas Sobroso Reserva DOC Alentejo Vinho Tinto: caracteriza-se por ser um vinho equilibrado e elegante, que harmoniza bem com enchidos e carnes vermelhas. É um vinho complexo, onde sobressaem notas de frutos vermelhos especiarias e cacau.

  • Vinha D. Maria Reserva DOC Dão Vinho Tinto: Frutado, macio, elegante e harmonioso. É assim que se apresenta este vinho. Com distinta intensidade, predominam os aromas dos frutos vermelhos confitados e notas nobres resultantes do estágio em barricas de qualidade superior.

Ponha já em prática estas dicas e crie uma tábua de queijos e enchidos de Natal única e deliciosa para receber a família na noite mais mágica do ano.