Tábua de Queijos: Como preparar?
As tábuas de queijos não precisam necessariamente de ser compostas apenas por queijos – podem incluir enchidos, salgados, fruta, molhos ou patê, legumes e muito mais.
Não existem regras definidas para criar grazing tables. Existem sim algumas dicas úteis que podem facilitar o processo e a tornar a sua tábua de queijos simples, mas ao mesmo tempo organizada e completa.
1. Distribua os alimentos na tábua
Na preparação de uma tábua de queijos pode planear o método de distribuição dos alimentos para obter um maior equilíbrio visual, nomeadamente por:
- Tonalidades, dos queijos e dos restantes alimentos
- Texturas, dos queijos mais amanteigados aos mais duros
- Intensidade de sabor, dos queijos mais suaves para os mais intensos
Aqui ficam dois exemplos que pode imprimir e preparar mais facilmente a sua tábua de queijos:


2. Queijos para tábuas
Há quem aprecie queijos mais macios ou mais duros. Quem prefira os mais suaves ou mais intensos, mais simples ou mais complexos. Por isso, o segredo para uma tábua de queijos é apostar na diversidade de sabores e texturas, bem como na qualidade dos queijos.
Entre as inúmeras opções, aqui ficam sugestões de alguns dos melhores queijos para uma tábua:
- Queijo S. Jorge DOP
- Queijo da Beira Baixa DOP - Picante
- Queijo Camembert de Búfala
- Queijo Serra da Estrela DOP
- Queijo Chévre
- Queijo Brie
- Queijo Nisa DOP
Conheça este e outros queijos que não podem faltar nas suas próximas festas e convívios.
3. Como cortar queijo para tábua de frios
Para uma tábua de queijos com uma apresentação mais elegante e profissional, deve saber como cortar cada tipo de queijos, uma vez que todos apresentam texturas, formatos e aparências distintas. Aqui ficam alguns exemplos:
- Queijo Brie e Taleggio: deve cortar às fatias.
- Camembert ou Serpa: cortar em fatias triangulares generosas
- Queijo Cheddar ou Cheddar jovens: corte em cubos
- Queijo Serra da Estrela: Corte uma tampa e sirva com uma colher ou, se preferir, sirva em fatias generosas de formato triangular
- Queijo de Cabra, Nisa, Castelo Branco, Alentejano: corte em fatias longitudinais
- Queijo São Jorge, Parmesão, Manchego ou Queijo da Beira Baixa: corte em fatias finas
- Queijo Chevré: corte às rodelas
4. Charcutaria para tábua de frios
Não haverá nada mais tipicamente português do que a charcutaria e os enchidos. De porco, aves e até vegetarianos, os enchidos são perfeitos para combinar com os diferentes tipos de queijos escolhidos para a sua grazing table. Dos muitos tipos de enchidos que se produzem em Portugal, destacamos os seguintes:
5. Tábua de frios com frutas e outros alimentos
Complete a sua tábua com fruta, frutos secos, bolachas, broa, patés, tostas, mel ou outro doce. Desta forma, vai oferecer uma verdadeira experiência gastronómica, criando contrastes entre diversas texturas e sabores doces, ácidos e salgados.
Tábua natalícia

- Queijo: o Queijo Serra da Estrela DOP da marca Continente Seleção, em particular, é o queijo mais antigo de todos os queijos portugueses e merece estar presente à mesa em ocasiões especiais como este Natal. Tem uma textura cremosa a amanteigada e um sabor com uma acidez suave.
- Patés: os Patés Continente Seleção são delicados em textura e tempero e tornam-se incontornáveis em ocasiões especiais como o Natal. Em tostas, com frutos ecos e um vinho generoso, transportam-nos para um universo de aromas e sabores sofisticados.
- Frutos secos: amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, uvas passas, figos secos, são alguns exemplos de frutos secos de Natal.
- Fruta: decora ainda a sua grazing table de Natal com algumas uvas, laranja desidratada e tâmaras para trazer cor e sabor à mesa.
- Pão e tostas: coloque algumas fatias de broa, pão rústico e tostas para acompanhar os queijos, patés e charcutaria escolhida para a sua tábua.
Melhores vinhos para acompanhar tábuas de queijos e enchidos
Não se esqueça de selecionar ainda um bom vinho para acompanhar as suas tábuas de queijos e enchidos. Estas são as nossas sugestões:
Vinhos para tábuas de queijos
- Feitoria Real Companhia Velha Reserva DOC Douro Vinho Branco: Da região do Douro, na boca mostra ser um vinho envolvente, guloso e pleno de sabores. É muito longo e cheio de tensão, o que lhe confere grande versatilidade e o torna perfeito para acompanhar os queijos selecionados para a sua tábua.
- Vinha Maria Reserva DOC Dão Vinho Branco: trata-se de um vinho branco fresco, frutado, bem equilibrado e com distinta persistência. É Intenso e predominante em notas frutadas e em notas de complexidade.
- Anas Sobroso Reserva DOC Alentejo Vinho Branco: Da região do Alentejo, o Anas Sobroso Reserva DOC trata-se de um vinho fresco e elegante. fino e mineral onde sobressaem notas cítricas e de abacaxi.
Vinhos para tábuas de enchidos
- Feitoria Real Companhia Velha Reserva DOC Douro Vinho Tinto: Da região do Douro, este vinho tinto apresenta leves tostados de mentol e cacau. Médio e salivante, com boa cobertura sucrosa, possui notas de rebuçado de bagos, violeta.
- Anas Sobroso Reserva DOC Alentejo Vinho Tinto: caracteriza-se por ser um vinho equilibrado e elegante, que harmoniza bem com enchidos e carnes vermelhas. É um vinho complexo, onde sobressaem notas de frutos vermelhos especiarias e cacau.
- Vinha D. Maria Reserva DOC Dão Vinho Tinto: Frutado, macio, elegante e harmonioso. É assim que se apresenta este vinho. Com distinta intensidade, predominam os aromas dos frutos vermelhos confitados e notas nobres resultantes do estágio em barricas de qualidade superior.
Ponha já em prática estas dicas e crie uma tábua de queijos e enchidos de Natal única e deliciosa para receber a família na noite mais mágica do ano.