Nomes de menino e de menina

Nomes de menina

Como se vai chamar o seu bebé? Nomes de menina

Está à procura de nomes de menina para o seu bebé? Descubra o nome de rapariga perfeito e qual o seu significado!

Significado dos nomes de menina

Conheça as nossas sugestões de nomes para meninas e descubra o significado de cada um.

Alice

Origem e Significado: Do grego, Alice significa "verídica, autêntica". É uma pessoa extremamente sincera, mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem o dom da liderança.

Adelaide

Origem e Significado: De origem germânica, com raiz em “Athalheidus”, Adelaide significa "aquela que é de linhagem nobre". É muito adaptável, lutadora, capaz de sobrepor as necessidades dos outros aos seus interesses.

Adélia

Origem e Significado: De origem germânica, com raiz em “Athal” que significa nobre e designa uma pessoa segura e expressiva, que rege a sua vida pelos valores da moral e da justiça.

Adelina

Origem e Significado: De origem germânica, com raiz em “Athal-win”, e significa aquela que é de nobre estirpe. Procura os desafios mas não gosta de arriscar. É distante e observadora.

Adriana

Origem e Significado: De origem latina, na sua etimologia popular significa aquela que é escura, morena. Era usado para referir a habitante da Ádria, uma cidade e um porto do Mar Adriático. É activa e decidida, e não suporta ser enganada.

Ágata

Origem e Significado: De origem grega, significa bondosa, virtuosa. Designa uma pessoa com um carisma especial, conciliadora e agradável, sempre pronta a ajudar.

Aida

Origem e Significado: Do hebraico “Ada”, que significa beleza, significa uma pessoa sensível, generosa e amável, para quem a família é o mais importante.

Alberta

Origem e Significado: Do germânico “Athalberth”, significa aquela que brilha pela sua nobreza. Designa alguém que se destaca pela nobreza e sinceridade no seu relacionamento com os outros.

Alda

Origem e Significado: De origem celta, significa a mais bela. Tímida e apaixonada, tem uma grande necessidade de se sentir valorizada pelas pessoas que partilham a sua vida. Aprecia pintura e escultura.

Alzira

Origem e Significado: De origem germânica, significa adorno da nobreza, beleza. É alegre, com uma grande capacidade criativa.

Amália

Origem e Significado: De origem grega, significa suave, macio. Designa uma pessoa muito caseira, amável e branda.

Amanda

Origem e Significado: De origem latina, significa amante. É uma pessoa muito comunicativa, cheia de energia e de espírito aventureiro.

Amélia

Origem e Significado: Variação de Amália. De origem grega, significa suave, macio. Dedicada e perseverante, é amável e branda no trato com os outros.

Ana

Origem e Significado: Do hebraico “hanna”, que significa benéfica, plena de graças. É amável, generosa e delicada no trato. Possui uma grande imaginação e é empreendedora.

Anabela

Origem e Significado: De origem escocesa (Annabel), significa misericordiosa e sensível. Designa uma pessoa amável e doce no seu relacionamento com os demais.

Andreia

Origem e Significado: Feminino de André. Do grego “andréas”, que significa viril, valoroso. É constante nos seus objectivos e relaciona-se socialmente com facilidade.

Anita

Origem e Significado: Forma diminutiva de Ana. Do hebraico 'hanna', que significa benéfica, plena de graças. Persuasiva, amável e apaixonada pela vida. Na área profissional é muito empreendedora.

Angélica

Origem e Significado: Variante de Ângela. De origem latina, significa anjo, mensageiro. É bondosa e justa. Por vezes, mostra-se reservada, mas habitualmente é aberta e sociável.

Angelina

Origem e Significado: Variante de Ângela. De origem latina, significa anjo, mensageiro. É uma grande amiga, sempre disposta a ajudar os que necessitam. Uma romântica incorrigível.

Antónia

Origem e Significado: Feminino de António. Do latim “antonius” que significa florescente. É divertida e atenta aos outros, com um carácter sonhador, amante da arte e da cultura.

Armanda

Origem e Significado: Feminino de Armando. Do alemío 'Harimann', significa homem audaz, herói do exército. Gosta de ser acarinhada pelos seus. Detesta a mentira e é amável e sincera.

Augusta

Origem e Significado: De origem latina, significa aquela que é venerada. Não deixa ninguém indiferente pela alegria e optimismo que é capaz de transmitir.

Aurora

Origem e Significado: De origem latina, significa resplendor da manhã. É segura de si mesma, com um grande sentido da amizade.

Ângela

Origem e Significado: Feminino de Ângelo. De origem latina, significa anjo, mensageiro. É bondosa e justa, acessível nas suas relações com os outros, disposta a ajudar os que necessitam.

Alexandra

Origem e Significado: Feminino de Alexandre. Do grego “alexein” (proteger) e “andros” (homem), significa protector ou defensor do Homem. É uma pessoa generosa, que possui uma grande capacidade de lutar, conseguindo tudo aquilo a que se propõe.

Bárbara

Origem e Significado: Do latim, significa estrangeira. Caracteriza-se por uma personalidade magnética, capaz de encantar todos os que a rodeiam.

Beatriz

Origem e Significado: Do latim “beatrix”, significa beata, feliz. Tem um grande coração e preocupa-se mais em corresponder aos desejos dos outros do que aos seus. Sociável e muito inteligente, reflecte e questiona muitas vezes os acontecimentos.

Belmira

Origem e Significado: De origem germânica, significa notável, famosa. É determinada e sabe o que quer da vida. Aprecia a rotina, que lhe dá a segurança necessária para se lançar em novos projectos.

Benedita

Origem e Significado: Do latim “benedictu”, significa bendita, abençoada. Destaca-se entre os amigos como líder. É uma pessoa de ideais, com um grande sentido de comunidade e que se interessa pela natureza.

Berta

Origem e Significado: De origem germânica, significa clara, brilhante, ilustre. É dona de um enorme magnetismo pessoal. O seu idealismo e criatividade levam-na por vezes a sentir-se incompreendida.

Bianca

Origem e Significado: Variante de Branca. É atenta, carinhosa e generosa. Muito impulsiva, decepciona-se com facilidade quando não lhe dão o valor que entende merecer.

Bruna

Origem e Significado: Feminino de Bruno. Neste nome coincidem várias etimologias: do germânico “brun”, que significa de pele escura, queimada e do latim “brunus” que significa moreno. É uma pessoa observadora e de ideias sólidas, que procura sempre ver o melhor dos outros.

Caetana

Origem e Significado: Do latim 'Caietanus', designa os naturais de Caieta (Itália). É simpática e amável. Procura a harmonia em todas as coisas e a sua grande paixão é a arte.

Camila

Origem e Significado: De origem etrusca, significa ministro. Procura o bem-estar acima de tudo. É atenciosa e possui bom gosto e um apurado sentido de justiça.

Cândida

Origem e Significado: Feminino de Cândido. De origem latina, significa imaculada, pura, alva. É generosa por natureza e incansável no trabalho, capaz de decisões radicais.

Carina

Origem e Significado: Do grego “Xarinos”, significa graciosa, querida. Muito feminina e sensual, é irresistível para os que a rodeiam. Consegue tudo o que quer porque coloca nisso todo o seu empenho.

Carlota

Origem e Significado: Deriva de Carlos. É cordial e alegre, com grande sentido de humor e compreensão dos problemas dos outros.

Carmen

Origem e Significado: De origem espanhola, é o nome abreviado de Maria del Carmen. É muito humana, leal, solidária e, por isso, sabe escutar os outros.

Carmo

Origem e Significado: De origem hebraica, significa jardim de Deus, e integra habitualmente o nome composto Maria do Carmo. Compreensiva e amável, tem facilidade em expressar as suas ideias. Demasiado prudente, por vezes perde algumas oportunidades.

Carolina

Origem e Significado: Mais uma derivação do nome Carlos, que significa inteligente. Fogosa e intensa nas suas relações com os outros, caracteriza-se também pela franqueza e facilidade de comunicar.

Catarina

Origem e Significado: Do grego “Katharós”, significa imaculada, pura. Alegre e dinâmica, adora viajar e conhecer outros lugares e culturas.

Cátia

Origem e Significado: É uma variante russa de Catarina. Significa de linhagem pura. Alegre e bastante activa, interessa-se por tudo e é muito observadora.

Cecília

Origem e Significado: De origem latina. É uma pessoa de trato fácil, alegre e dinâmica. Adora sentir-se admirada pela família e amigos, a quem dá grande valor.

Celeste

Origem e Significado: Do latim 'Caelestis', significa vinda do céu, divinal, angélica. Sempre de bom humor, adora a vida e não perde uma festa.

Célia

Origem e Significado: De origem latina, significa caída do céu. É generosa em todos os aspectos da sua vida, mostrando-se terna e amigável com aqueles de quem gosta.

Cidália

Origem e Significado: Do grego 'Kidalia', significa origem, fonte. Sempre pronta para uma nova aventura, é muito decidida e dona de uma energia notável. A vida, para ela, é um desafio constante.

Clara

Origem e Significado: Do latim “clarus”, significa claro, limpo, distinto, ilustre. Respeitosa e amável, caracteriza-se por ter uma imaginação transbordante. Possui um grande sentido da beleza e muita criatividade, pelo que muitas vezes envereda por uma carreira artística.

Cláudia

Origem e Significado: Feminino de Cláudio. Do latim “Claudius”, significa coxo, manco. É muito sociável, tem grandes dotes comunicativos e um gosto estético muito apurado, amiúde expressando os seus sentimentos através da arte.

Conceição

Origem e Significado: De origem latina, significa gerar, conceber. É mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição. Entusiasta, optimista e independente, é ela que resolve os conflitos de família com tacto e dedicação.

Constança

Origem e Significado: Feminino de Constâncio. Do latim, significa fiel, constante. Possui um carácter forte e é muito activa, sempre envolvida em mil e uma actividades. Sociável e afectuosa, não dispensa o carinho dos amigos e da família.

Cristiana

Origem e Significado: Feminino de Cristiano. Do latim “Chritiânus/Christus”, significa cristão. Generosa, optimista e alegre, mantém uma relação muito estreita com aqueles a quem quer bem.

Cristina

Origem e Significado: Variante de Cristiana. Generosa, optimista e alegre, possui um grande senso comum, sendo uma pessoa muito prática, racional e empenhada.

Custódia

Origem e Significado: De origem latina, significa anjo da guarda, protectora. Solidária e compreensiva com os demais, é fiel e sempre disponível no amor.

Carla

Origem e Significado: Feminino de Carlos. Do germânico “Karl”, ou seja, homem forte, viril. Do latim “Carolus”, significa homem. Possui capacidade de liderança e iniciativa de grupo. Gosta da sua rotina e não se adapta à mudança com facilidade.

Dalila

Origem e Significado: Do hebraico, significa dócil e designa a personagem bíblica que traiu Sansão.

Dália

Origem e Significado: De origem norueguesa, raíz Dahl, significa vinda do vale. É audaz e tem uma grande capacidade de compreensão e muita intuição para os negócios.

Daniela

Origem e Significado: Feminino de Daniel. Do hebraico “Danyyel”. É uma pessoa reservada, que procura a paz interior através da arte, uma das suas grandes paixões.

Débora

Origem e Significado: Do hebraico Devvorah e significa abelha. É muito carinhosa e não se importa de servir os outros. Não gosta de mudanças, embora não tenha dificuldade em se adaptar.

Delfina

Origem e Significado: De origem latina, é uma variante de Delfim que significa golfinho e simboliza audácia, inteligência e sensibilidade.

Denise

Origem e Significado: De origem francesa, é uma variante de Dione, mulher consagrada a Dionísio, deus grego do vinho. Muito sociável, gosta de conviver e de se divertir, cultivando a natureza e os temas a ela ligados.

Deolinda

Origem e Significado: De origem germânica, tem origem no nome Teolinda que significa defensora do povo. Atenciosa e muito ligada aos amigos e, em especial, à família. É feliz quando se sente útil, não tendo medo de assumir as suas responsabilidades.

Diana

Origem e Significado: Do latim, significa celestial, divina e era o nome de uma deusa da mitologia romana. Honesta e leal com os seus amigos, baseia as suas relações sociais na afinidade dos gostos e paixões.

Dina

Origem e Significado: De origem hebraica, significa inocente. Caracteriza-se pela sua vivacidade e por ser muito activa.

Dolores

Origem e Significado: De origem espanhola, significa dores, sofrimentos. É amável e de carácter nobre. Ordenada e metódica, a sua capacidade de organização contribui para o seu sucesso profissional.

Dora

Origem e Significado: Do grego, diminutivo de Doroteia ou Teodora, significa oferta, dom. Muito observadora e inquieta, nunca deixará de aprender. A família e os amigos são um pilar fundamental na sua vida.

Dulce

Origem e Significado: Do latim 'dulcis', significa doce, amável, meiga. Grande capacidade intelectual, que usa para tomar as suas decisões com confiança e convicção. É muito carinhosa e atenta aos outros.

Elisabete

Origem e Significado: Do hebraico “Elisheba”, significa consagrada a Deus e tem como variantes os nomes Elisa e Elsa. Extrovertida e agradável no trato, é muito ambiciosa profissionalmente, podendo gerar algumas inimizades neste campo.

Edite

Origem e Significado: De origem germânica, significa aquela que tem domínios, possessões, que é valiosa. Com personalidade de artista, é muito sensível às críticas e aos elogios. Sabe tirar partido das suas aptidões naturais.

Elisa

Origem e Significado: Diminutivo de Elisabete. Possui um carácter dócil, mas a sua personalidade é forte e as ideias claras. É exigente consigo mesma e tenta realizar todos os seus sonhos.

Elsa

Origem e Significado: Variante de Elisabete. Tem grandes dotes comunicativos, destacando-se como oradora, jornalista ou política.

Elvira

Origem e Significado: De origem germânica, significa nobre guardiã. Sonhadora, carinhosa e generosa, é muito agarrada à família e aos amigos.

Emanuela

Origem e Significado: Feminino de Emanuel. É muito sensível, atenciosa e um pouco desconcertante. Tem uma imaginação extremamente fértil.

Emília

Origem e Significado: Feminino de Emílio. Do grego “Haimulos”, significa obsequiador ou do latim “Aemilius”, que significa adversário, ou ainda como variação de Amália. É uma pessoa com grande intuição, que consegue estar sempre um pouco à frente dos acontecimentos.

Ercília

Origem e Significado: De origem grega, significa orvalho. Sempre pronta a lutar pelos seus objectivos, a sua inteligência ajuda-a a ultrapassar os desafios que vão surgindo com sabedoria e sucesso.

Erica

Origem e Significado: Nome de origem sueca que deriva de “Ein” (único) e “Rik” (soberana, poderosa). É responsável e amiga dos outros. Gosta de cuidar da família. É austera e dotada de grande firmeza para tomar decisões.

Ermelinda

Origem e Significado: De origem germânica, significa escudo ou serpente do deus Irmin. Introvertida e pensadora, pode destacar-se como filósofa ou como criadora artística.

Esmeralda

Origem e Significado: De origem francesa, significa verde brilhante. Extrovertida e vibrante, não passa despercebida aos que a rodeiam, sobretudo pelo seu apurado sentido de humor.

Estefânia

Origem e Significado: De origem grega, significa coroada, vitoriosa. É pouco ligada à família e amigos, mantendo-se afastada das relações sociais. É perseverante e costuma ganhar quando arrisca.

Estela

Origem e Significado: De origem latina, significa estrela. É uma pessoa muito sociável e com facilidade para fazer novos amigos. É muito estável tanto na sua vida sentimental como na profissional.

Eunice

Origem e Significado: De origem grega, significa boa vitória. Adora estar no centro das atenções e destaca-se em tudo o que faz.

Eva

Origem e Significado: Do hebraico “Hawwân”, significa aquela que dá vida. É alegre e impulsiva, tocando os outros com a sua facilidade em expor os seus sentimentos. Pouco racional, tende a agir sem pensar nas consequências. É forte e muito trabalhadora.

Evelina

Origem e Significado: Diminutivo de Eva. É alegre e impulsiva, tocando os outros com a sua facilidade em expor os seus sentimentos. É muito trabalhadora e organizada, sabendo fazer valer as suas opiniões.

Eduarda

Origem e Significado: Feminino de Eduardo. Do latim “Eduardus” e do germânico “Ead” (rico) e “weard” (guardião, significa guardião glorioso. Simples, alegre e optimista, é muito comunicativo o que torna fácil relacionar-se com todos e desfrutar das suas amizades.

Ema

Origem e Significado: Variante feminina de Emanuel. De origem hebraica, significa Deus connosco. Tranquila, simples e sem grandes aspirações na vida, deseja apenas ser feliz.

Filipa

Origem e Significado: Feminino de Filipe. Com uma personalidade forte e dominadora tem, no entanto, necessidade de se sentir querida por todos. Só desta forma pode dar livre curso a todas as potencialidades que possui, sem medo de errar e sem hesitações.

Fábia

Origem e Significado: Feminino de Fábio. Do latim "fava", significa aquela que cultiva favas. É curiosa por natureza e não teme a mudança e a inovação. Dá muita importância à família e aos amigos, de quem procura a aprovação.

Fabiana

Origem e Significado: Diminutivo de Fábia. É simples e afável. É curiosa por natureza e tem uma atracção pelo oculto. Gosta de inovar e descobrir coisas novas.

Fabíola

Origem e Significado: Diminutivo de Fábia. Simpática e afável à primeira vista, consegue encantar todos os que a conhecem mais profundamente pela sua forma especial de ser. Para ela a amizade é fundamental e faz tudo para manter os amigos. Detesta a injustiça.

Fátima

Origem e Significado: Do árabe, significa jovem, donzela. Desperta o respeito e a admiração de quantos a conhecem pela sua responsabilidade, dinamismo e afabilidade. Mantém boas relações com todos e é apaixonada pelo seu trabalho e busca a sua realização pessoal.

Fernanda

Origem e Significado: Feminino de Fernando. Do germânico, significa inteligente e ousada. De personalidade amável e optimista, é uma entusiasta da natureza.

Flávia

Origem e Significado: De origem latina, significa amarelo, louro. Indica uma pessoa brilhante e aventureira, que adora experimentar novas sensações. A sua capacidade de concentração ajuda-a a ter sucesso em actividades de planeamento.

Flor

Origem e Significado: Do latim, é uma variante de Flora, deusa das flores. Tem bom gosto, é respeitosa e bem-educada, mantendo uma relação cordial com os que a rodeiam. É curiosa e adora desvendar os enigmas que vão surgindo.

Florinda

Origem e Significado: De origem latina, significa bela como uma flor. É compreensiva e sabe escutar os outros. Gosta de meditar nos passos que dá e caracteriza-se pela sua tenacidade, perseguindo os seus sonhos com firmeza.

Francisca

Origem e Significado: Feminino de Francisco. Do latim, significa aquela que é oriunda de França. É tenaz e possui grande força de vontade que aplica a realizar todos os seus objectivos, por mais inverosímeis que sejam.

Frederica

Origem e Significado: Feminino de Frederico. De origem céltica, significa princesa da paz. É simpática, sensível e generosa e os seus valores giram em torno da honestidade, da ética e do trabalho. Tem uma grande capacidade física.

Gabriela

Origem e Significado: Do hebraico, significa força de Deus. É criativa, inquieta e muito atenta ao que se passa à sua volta. Procura estabilidade nos seus relacionamentos e adora aprender e saber coisas novas.

Gilberta

Origem e Significado: Feminino de Gilberto. De origem germânica, significa boa arqueira. É tímida, mas por vezes mostra-se rebelde e brusca nas suas atitudes. Preza a sua intimidade, chegando a ser uma solitária. Gosta de música e de ler.

Gisela

Origem e Significado: Do germânico, significa lança, luta, combate. É determinada e persegue os seus sonhos com empenho e força de espírito.

Glória

Origem e Significado: De origem latina, significa fama, reputação. Entrega-se à família e aos amigos, sentindo muito prazer em ser útil aos seus. Não gosta de estar sozinha, mas também não se sente à vontade nas multidões.

Graça

Origem e Significado: Do latim, nome associado às deusas mitológicas, que significa encanto, dom divino. Emotiva e empenhada, desperta muitas sensações, mas nunca a da indiferença. Capaz de elevada concentração e perseverança no trabalho.

Helena

Origem e Significado: Do grego, significa ardor do sol. Possui um grande sentido de humor e, apesar de muito independente, não aprecia estar sozinha pois precisa do apoio dos seus.

Helga

Origem e Significado: Do escandinavo 'Halag', significa santa, sagrada, religiosa. Honesta e cheia de entusiasmo pelas novidades, está sempre bem informada. É muito sensível e atenta aos que a rodeiam.

Hélia

Origem e Significado: Feminino de Hélio. De origem grega, significa sol, rei da luz, brilhante. É um nome mitológico, que simboliza força e brilho social.

Heloísa

Origem e Significado: Variante de Luísa. Do latim, significa predestinada. A sua personalidade brilha onde quer que vá e tem uma grande apetência pelas artes e pela beleza estética.

Hermínia

Origem e Significado: Do latim, derivado de Hermes, significa forte. É muito compreensiva e capaz de escutar os outros com atenção e generosidade. Gosta de reflectir sobre a vida e trabalha para alcançar os seus propósitos.

Iara

Origem e Significado: De origem tupi, significa senhora, mãe d’água. Designa uma pessoa respeitosa, de alma nobre e que tem sempre boas intenções para com os outros.

Idalina

Origem e Significado: Nome de origem italiana, designa aquela que é natural da região da Idália. É uma idealista, sempre à procura da perfeição. Tem muitos amigos, pois é um coração de manteiga.

Inês

Origem e Significado: Do grego “Agnes”, significa cordeiro, casta, pura. É uma pessoa muito extrovertida, que não tem problemas em se relacionar socialmente. Possui uma grande intuição, e adora arriscar nos negócios, pois sabe como maximizar o seu esforço e trabalho, aproveitando as oportunidades que surgem no seu caminho.

Irene

Origem e Significado: De origem grega, significa aquela que traz a paz. Simpática e muito sociável, é uma daquelas pessoas a quem todos recorrem sempre que surgem problemas. É criativa e séria no trabalho.

Irina

Origem e Significado: Variante de Irene. Simpática e sociável, é muito humana e responsável. Transmite confiança aos que a rodeiam.

Íris

Origem e Significado: Do latim, significa arco que une o céu e a terra, arco-íris, mas também do grego, que significa mensageira dos deuses.

Isa

Origem e Significado: Variante de Isabel. É honesta, directa e muito bondosa. Gosta de controlar as situações em que se vê envolvida.

Isabel

Origem e Significado: De origem hebraica, significa juramento, promessa. De carácter forte e muito bondosa, sabe sempre o que se passa. É o nome de uma grande rainha portuguesa.

Isadora

Origem e Significado: De origem grega, variante de Isidora. Deriva do nome da deusa egípcia Isis e do vocábulo grego “doron” que significa dom, podendo traduzir-se por dom dos deuses. É um dos nomes mais antigos em uso.

Isolina

Origem e Significado: Diminutivo italiano de Isolda e significa poder, governo. Sociável e comunicativa, procura segurança nos seus relacionamentos.

Ivete

Origem e Significado: Forma francesa do feminino de Ivo ou Ivan. Significa gloriosa. De personalidade forte, é muito romântica e fiel quando encontra um amor verdadeiro.

Ivone

Origem e Significado: Forma anglo-saxónica do feminino de Ivo. Significa arqueira. Sempre bem-disposta, no entanto, não é de tomar a iniciativa, preferindo que sejam os outros a dar o primeiro passo.

Jacinta

Origem e Significado: Feminino de Jacinto. Do grego 'Hyakinthos', significa flor. Atenta, amável e carinhosa, caracteriza-se por uma grande beleza, não só física, mas sobretudo interior. É curiosa e adora a natureza.

Jéssica

Origem e Significado: De origem hebraica, significa filha de Deus. É honesta e sincera. Considera a família e os amigos como peças chave para o seu crescimento como pessoa. Muito inteligente e curiosa, adora estudar e aprender ao longo da vida.

Joana

Origem e Significado: Feminino de João. De origem hebraica, designa uma pessoa prudente e reservada, com grande engenho e inteligência. A sua opinião é importante para a família e os amigos, que a admiram e valorizam.

Júlia

Origem e Significado: Feminino de Júlio. De origem latina, significa jovem. É carinhosa e amável, deixando-se influenciar pelos outros. Analisa tudo o que lhe acontece de forma a conhecer-se a si própria melhor. Destaca-se pelo seu espírito criativo e capacidade de trabalho.

Juliana

Origem e Significado: Variante de Júlia. É muito feminina, carinhosa e amável. Analisa tudo o que lhe acontece de forma a conhecer-se a si própria melhor. Sempre pronta a ajudar os amigos.

Lara

Origem e Significado: De origem latina, significa lar, casa. Muito sociável e comunicativa, caracteriza-se por ser orgulhosa mas é capaz de ceder perante os que lhe estão próximos. Demonstra uma grande capacidade de trabalho.

Laura

Origem e Significado: Do latim, significa merecedora de glória, vitoriosa, coroada com folhas de louro. Adora a companhia dos outros e apesar de revelar algum mau génio tem um grande coração, o que a torna querida e de confiança.

Leila

Origem e Significado: De origem árabe, significa noite. É muito sensível à opinião dos amigos e da família, buscando continuamente o seu apoio e segurança. É sonhadora e criativa, amável e simpática.

Leonor

Origem e Significado: Do árabe, significa luz do sol. É leal e generosa para com os seus. Curiosa e atenta, gosta de viajar e de conhecer lugares e povos exóticos.

Leopoldina

Origem e Significado: Deriva de Leopoldo. De origem germânica, significa povo audaz. É uma pessoa sincera, na qual se pode confiar. Inquieta e com um grande desejo de conhecimento, pode ver-se envolvida em aventuras e situações desconhecidas.

Liliana

Origem e Significado: Do inglês Lilian ou do latim Lilium, que significa pura. É alegre e optimista, sempre a pensar nos outros. Adora sentir-se útil e tenta dar o melhor de si em todas as situações.

Lúcia

Origem e Significado: Feminino de Lúcio. De origem latina, significa luz. É tranquila e paciente, desfrutando da vida familiar com prazer. Tem muita confiança em si mesma.

Luciana

Origem e Significado: Derivado de Lúcia. É tranquila e paciente, dando muita importância aos afectos. Vale a pena tê-la como amiga. Gosta que apreciem as suas ideias.

Lucinda

Origem e Significado: De origem latina, significa portadora da luz. Deriva da junção dos nomes Lúcia+Linda. As emoções têm um papel muito importante na sua vida e quando se apaixona entrega-se totalmente.

Luísa

Origem e Significado: Feminino de Luis. Do germânico, significa amada. É uma pessoa muito positiva, que enfrenta a vida com optimismo e uma alegria inata. É muito generosa e amigável.

Lurdes

Origem e Significado: De origem basca, é uma variante do francês Lourdes. É muito humana e está sempre disposta a ajudar os que a procuram. Activa e inteligente, gosta de viajar e de explorar novos lugares e culturas.

Luz

Origem e Significado: Do latim, significa luz. É dinâmica e muito sociável, sendo considerada pelos amigos uma boa confidente.

Luzia

Origem e Significado: Variante de Lúcia. É tranquila e paciente, adora a família. Tem muita confiança em si própria e quando se propõe a algo é, quase sempre, bem sucedida.

Madalena

Origem e Significado: Do hebraico, significa torre. Parece distante e fria no seu relacionamento com os outros mas quando tem confiança mostra-se amável e divertida. É muito observadora e intuitiva, e consegue conhecer profundamente os que a rodeiam.

Mafalda

Origem e Significado: Do alemío, significa pacificadora. É uma variante popular de Matilde. É muito afectuosa e terna, por isso possui muitos amigos e é muito querida na sua família. Trabalhadora incansável, faz o possível por atingir os seus objectivos.

Manuela

Origem e Significado: Feminino de Manuel. Do hebraico, deriva de Emanuel. É muito unida à família e aos amigos. Sabe destacar-se sem se impor, estruturando o seu pensamento com facilidade. É metódica, ordenada e dona de um carácter forte.

Márcia

Origem e Significado: Feminino de Márcio. De origem latina, significa consagrada a Marte, marcial, guerreira. Tem carácter nobre e forte mas expressa-se com suavidade e simpatia.

Margarida

Origem e Significado: Do latim, significa pérola. É sensível, amável e franca. Tem uma invejável capacidade de persuasão, influenciando com facilidade aqueles que a rodeiam. É muito engenhosa e de raciocínio rápido.

Maria

Origem e Significado: Do hebraico, significa excelsa, eminente. Sente-se feliz rodeada pela família e pelos amigos. Detesta o engano e o egoísmo.

Mariana

Origem e Significado: Do hebraico, conjugação dos nomes Maria e Ana. Apaixonada, anseia por liberdade e é muito idealista. Ainda assim, tem uma dose de prudência que a livra de grandes desilusões.

Marina

Origem e Significado: De origem latina, significa amante do mar. É simpática e atribui grande importância à estética, cuidando da sua aparência com interesse. Confia em si própria e é muito constante no trabalho.

Marisa

Origem e Significado: Contracção de Maria Luísa ou de Maria Elisa. Temperamental, sensível e idealista, diz o que pensa sem rodeios e gosta que escutem as suas opiniões.

Maristela

Origem e Significado: De origem latina, significa estrela-do-mar. Está sempre em busca de novos horizontes e não foge à luta pelos seus ideais. É alegre, generosa e decidida.

Marta

Origem e Significado: Do aramaico, significa senhora da casa. Jovial e divertida, causa muito boa impressão em todos os que a conhecem. Embora disciplinada, não se coíbe de arriscar e de viver algumas aventuras. É faladora e adora debater temas da actualidade.

Matilde

Origem e Significado: Do germânico, significa guerreira belicosa. Compreensiva e amável com os outros, é também muito próxima da família e dos amigos, a quem se dispõe ajudar sempre que necessitam. Sensível e emotiva, tem uma criatividade refinada.

Micaela

Origem e Significado: É a forma feminina de Miguel. Do hebraico, designa uma pessoa engenhosa, inovadora, mas também modesta. Gosta de ter alguns momentos de solidão, não sendo muito sociável. Possui um gosto refinado e tem um grande sentido da beleza e da elegância.

Mónica

Origem e Significado: Do grego, significa monja, amante da solidão. É um pouco eclética nas suas amizades, o que por vezes leva a que os seus amigos não saibam como agir perante ela. É inconstante e apresenta grandes alterações de humor, embora seja firme nas suas opiniões.

Marlene

Origem e Significado: Contracção de Maria Helena ou de Maria Madalena. Pouco confiante, mostra-se tímida socialmente. A família é essencial para o seu equilíbrio. É muito imaginativa e possui um grande talento no domínio das artes.

Nádia

Origem e Significado: De origem russa, significa esperança. É muito sociável e rodeia-se sempre de muita gente, embora na realidade conte com poucos amigos verdadeiros. Impulsiva e ansiosa, sabe racionalizar e estabelecer prioridades quando é necessário.

Natacha

Origem e Significado: Diminutivo russo de Natália. Simpática e dinâmica, gosta de se sentir admirada pelos outros e triunfar em tudo o que faz. Prefere a aventura à rotina e adora surpresas.

Natália

Origem e Significado: Do latim “Natalis”, significa nascida no dia do Senhor. É responsável e honesta perante amigos e família. Gosta de se aventurar e de viver momentos emocionantes que dão mais interesse à vida.

Natércia

Origem e Significado: Derivado de Natália. É responsável e honesta com os amigos e família. Dinâmica e um pouco egocêntrica, adora triunfar em tudo o que faz. A rotina não é para ela.

Neusa

Origem e Significado: De origem grega, significa nadadora. Nada arrogante, é uma pessoa muito compreensiva, sensível e amável para com os outros. É um pouco obstinada, o que a ajuda a concretizar os projectos que idealiza.

Nicole

Origem e Significado: Nome de origem francesa, feminino de Nicolau, significa aquela que leva à vitória. É organizada e possui uma energia inesgotável, que usa para levar os seus planos a cabo. É muito afectuosa.

Noémia

Origem e Significado: De origem árabe, significa flor do meu encanto. Muito sentimental e sensível, sob uma aparência débil, esconde uma forte personalidade, que sabe bem o que quer.

Odete

Origem e Significado: De origem francesa, é o feminino de Otío e significa senhora das riquezas, dona da prosperidade, não só no sentido material, mas também espiritual.

Olga

Origem e Significado: Do russo “Oleg”, que é uma variante do escandinavo Helga e significa santo, sublime, imortal. É aberta e de fácil convivência, procurando que as relações familiares estejam sempre bem. Tem a capacidade de dedicar a diversos interesses ao mesmo tempo, não se dispersando.

Olinda

Origem e Significado: De origem germânica, significa protectora da propriedade.

Olívia

Origem e Significado: De origem latina, deriva de oliveira, árvore sagrada no Olimpo, morada mitológica dos deuses, e significa pacífica. Simpática e afectuosa, adora conviver com os amigos e preza muito a proximidade com a família.

Orlanda

Origem e Significado: Feminino de Orlando. De origem germânica, significa espada do país. É eclética nos seus relacionamentos. Apesar de frequentes mudanças de humor, sabe conquistar a confiança dos outros através da sua sensibilidade e cortesia.

Otília

Origem e Significado: De origem germânica, significa servidora de Deus. Independente e decidida, não lhe falta segurança no dia-a-dia. Necessita de estabilidade para ser feliz.

Palmira

Origem e Significado: De origem latina, deriva de palma e tem vários significados, como palmeira, fruto doce. Alegre e amiga dos seus amigos, possui um carácter invejável. Gosta de ser o centro das atenções e sabe como consegui-lo.

Pamela

Origem e Significado: De origem grega, significa doce como mel. É uma pessoa muito sociável e nío lhe custa fazer amigos. De carácter forte. É muito humana e não aceita injustiças. Observadora e curiosa, adora aprender coisas novas.

Patrícia

Origem e Significado: Feminino de Patrício. Do latim, significa nobre. É capaz de estabelecer laços duradouros com os amigos e procura a admiração e o apoio da família. Possui grande capacidade intelectual, obtendo sucesso nos estudos e no trabalho.

Paula

Origem e Significado: Feminino de Paulo. Do latim, significa pequeno, humilde. É muito bem vista entre os seus já que está sempre disponível quando estes necessitam da sua ajuda. A sua vontade férrea e inteligência levam-na a obter tudo o que deseja.

Priscila

Origem e Significado: Do latim, significa antigo, venerável. É leal, perseverante e tem uma grande força de vontade, por isso, consegue sempre chegar onde quer. É discreta, sincera e simpática.

Rafaela

Origem e Significado: Feminino de Rafael. Do hebraico, significa Deus cura. É uma pessoa com uma grande sensibilidade, que se deixa influenciar pelas emoções alheias. Possui uma imaginação prodigiosa que a leva a orientar a sua conduta mais pela inspiração do que através da razão.

Raimunda

Origem e Significado: Feminino de Raimundo. De origem germânica, significa protecção. Aberta, comunicativa, honesta, está em aprendizagem constante, tornando-se muito culta devido à sua curiosidade insaciável.

Raquel

Origem e Significado: Do hebraico, significa ovelha. É muito trabalhadora e tem um forte sentido do dever. Previdente e precavida, não gosta de correr riscos.

Rebeca

Origem e Significado: Do hebraico, significa laço. Simpática, amável e muito protectora, está sempre disposta a ajudar os seus. É criativa e imaginação não lhe falta.

Regina

Origem e Significado: Do latim, significa rainha. Muito sociável, adora fazer novos amigos. Racional e observadora, está sempre atenta aos pormenores. Com o seu empenho e força de vontade será capaz de fazer tudo o que quiser.

Renata

Origem e Significado: Feminino de Renato. Do latim “renatus”, significa aquela que volta a nascer, que nasceu duas vezes, ou seja, sobrevivente.

Rita

Origem e Significado: Do latim, diminutivo de Margarita, significa pérola. Também pode derivar do sânscrito, com o significado de ramo de flores. É um dos nomes mais comuns em todas as culturas.

Roberta

Origem e Significado: Feminino de Roberto. De origem germânica, significa aquela que brilha pela sua fama. É uma pessoa que não se dá a conhecer, protegendo-se assim das desilusões. Tem um enorme potencial artístico.

Rosa

Origem e Significado: Do latim, significa bela como uma flor. A sua grande disponibilidade e a inteligência fazem-na sobressair, seja em casa, entre amigos ou no trabalho.

Rosália

Origem e Significado: Do latim, significa canteiro de rosas. Gosta de se evidenciar no que faz e a perseverança é uma das suas grandes qualidades.

Rosana

Origem e Significado: De origem latina, significa aquela que é como uma rosa. Sensível e amigável. É também muito humana e não hesita ajudar quem precise, tendo uma invulgar capacidade de escutar.

Rosário

Origem e Significado: De origem latina, significa coroa de rosas, roseiral. Não se detém perante nada nem ninguém para concretizar os seus sonhos. É observadora e possui uma grande inteligência.

Rute

Origem e Significado: Do hebraico, significa companheira fiel e amiga. É uma pessoa muito reflexiva e responsável. Sensí­vel e bondosa, é muito querida pela famí­lia e amigos a quem corresponde com uma profunda dedicação.

Ricardina

Origem e Significado: Variante de Ricarda, feminino de Ricardo. Do germânico, significa princesa audaz e poderosa. É um dos mais tradicionais nomes germânicos em uso.

Sabrina

Origem e Significado: De origem latina, significa fronteira. É simples e amável, muito dada à família e aos amigos. É curiosa por natureza, sentindo-se atraída pelo oculto. Gosta de surpreender e de viver aventuras emocionantes.

Salomé

Origem e Significado: Do hebraico, significa completa. Alegre e confiante, está sempre em busca da perfeição, sobretudo no trabalho, deixando-se dominar por sentimentos de frustração quando não consegue.

Samanta

Origem e Significado: De origem aramaica, significa aquela que escuta. Desperta confiança no seu círculo de amigos porque é normalmente atenta e considera todos os que a rodeiam. Tem algum medo de mudanças e prefere manter a rotina em todos os aspectos da sua vida.

Sandra

Origem e Significado: De origem grega, é um diminutivo de Alessandra, a forma italiana de Alexandra, e significa protectora. Tímida e reservada, não suporta a injustiça e luta para que o mundo seja melhor.

Sara

Origem e Significado: Do hebraico, significa rainha, princesa. É uma pessoa com um forte magnetismo pessoal, desfrutando por isso de grande popularidade em termos sociais. É prudente nas atitudes e tem um profundo respeito pela justiça e pela honra.

Silvana

Origem e Significado: Derivação de Sílvia. Intuitiva e sensata, mas um pouco orgulhosa. Tem facilidade em aprender coisas novas, interessando-se por tudo o que a rodeia.

Sílvia

Origem e Significado: Feminino de Sílvio. De origem latina, significa aquela que provém da selva ou do mato. Alegre, optimista, sincera e amável, tem todas as características para ser uma pessoa querida e desejada pelos outros. É muito prática e engenhosa.

Simone

Origem e Significado: De origem grega, significa aquela que tem o nariz chato. É altruísta e generosa e está sempre disponível para os outros.

Sofia

Origem e Significado: Do grego, significa sabedoria. Destaca-se pela capacidade de liderança e pela iniciativa dentro do seu grupo. Procura sempre a aprovação dos outros para as suas decisões. Não é muito adepta de mudanças e teme as transformações repentinas.

Solange

Origem e Significado: De origem francesa, significa aquela que é solenemente consagrada. Engenhosa, aberta e independente, sabe estar em grupo e sobretudo sabe escutar os outros.

Sónia

Origem e Significado: Variante russa de Sofia e significa mulher sábia, audaz e inteligente. Prudente e racional, não tem grandes dificuldades em resolver os problemas que possam surgir. Ama a liberdade, mas não rejeita os laços da amizade e do amor.

Soraia

Origem e Significado: De origem persa, significa excelente. É uma pessoa que possui uma vasta cultura, já que adora estudar e aprender, algo que não lhe é difícil uma vez que também é dona de uma inteligência invejável.

Susana

Origem e Significado: Do hebraico, significa graciosa como um lírio. Apresenta acentuadas alterações bruscas de humor que desconcertam os amigos. É prudente e algo previsível nas suas escolhas.

Susete

Origem e Significado: Diminutivo de Susana. A sua extrema emotividade desconcerta os amigos, mas é capaz de tudo por eles. É criativa e independente, e prefere uma vida simples e descomplicada.

Tâmara

Origem e Significado: Do hebraico “Thamar” e, significa palmeira. Não gosta de estar sozinha. É muito adaptável mas uma lutadora aguerrida quando se trata dos seus ideais.

Tânia

Origem e Significado: Do russo, diminutivo de Tatiana, significa pôr ordem na batalha. Nas suas relações com os outros assume-se como guia e orientadora devido aos seus sábios conselhos. Está sempre de bem com todos e é muito positiva.

Tatiana

Origem e Significado: Do russo, significa pôr ordem na batalha. Gosta de se rodear de gente. O seu meio ambiente preferido é a cidade, por isso não é de estranhar que torça o nariz ambientes mais naturais.

Telma

Origem e Significado: Feminino de Telmo. Do grego, significa amável. Fazendo jus ao seu nome, é uma pessoa amável, generosa e simpática no trato com os demais. Tem a mente desperta e é rápida no pensamento.

Teresa

Origem e Significado: Do grego, significa caçadora. Indica uma pessoa que baseia os seus relacionamentos na afinidade de gostos e paixões. Vulnerável e emotiva, ressente-se quando os outros não estão bem.

Valentina

Origem e Significado: Feminino de Valentino. De origem latina, significa valente. As suas capacidades comunicativas bastante apuradas permitem-lhe convencer e influenciar aqueles que a escutam. Atrevida, não se importa de correr riscos para atingir os seus propósitos.

Valéria

Origem e Significado: De origem latina, significa valorosa. Era um dos nomes importantes na Antiguidade romana. Lógica no raciocínio e franca nas relações, é uma amiga preciosa em qualquer momento.

Vanda

Origem e Significado: Do alemío “Wando” ou “Wendi”, significa aquela que é oriunda dos Vândalos, isto é, viajante, peregrina, já que esta tribo germânica de bárbaros nómadas mudava constantemente de lugar, atravessando assim a Europa.

Vanessa

Origem e Significado: Do inglês, foi um nome inventado pelo famoso escritor Jonathan Swift autor de “As viagens de Gulliver”. Refere-se a uma espécie de borboletas.

Vânia

Origem e Significado: Do russo, significa graça de Deus. Muito segura de si própria, sabe estar em qualquer circunstância com coragem e desenvoltura. Não é mesquinha e está sempre disponível para os outros.

Vera

Origem e Significado: Do latim, significa verdadeira, ou do eslavo fé, fidelidade. Dedica-se à família, pilar importante da sua estabilidade. É prestável, generosa e um pouco enigmática.

Verónica

Origem e Significado: De origem greco-latina, é uma variante de Berenice e significa aquela que é a imagem verdadeira. É extrovertida e alegre, não passando despercebida a ninguém devido ao seu refinado sentido de humor.

Vitória

Origem e Significado: Feminino de Vítor. Do latim, significa vencedor. Desperta sentimentos diversos no seu relacionamento com os outros. Admirada por uns, ignorada por outros, tem um carácter forte e é tão persuasiva que consegue tudo o que quer.

Virgínia

Origem e Significado: De origem latina, significa donzela, virgem. O seu sentido de humor, sorriso fácil e compreensão tornam-na necessária na vida daqueles que a conhecem. Tem grande capacidade criativa.

Viviana

Origem e Significado: De origem latina, significa vital. É uma pessoa activa, alegre, que vive a vida apaixonadamente, contagiando tudo e todos com o seu entusiasmo.

Zélia

Origem e Significado: Do grego, significa a rival, bela. Sincera e carinhosa, é ainda assim uma pessoa de sentimentos fortes e ama com paixão. As contrariedades não levam a melhor com ela.

Zita

Origem e Significado: De origem persa, é uma antiga forma de referir as jovens raparigas, virgens. Com o tempo passou a significar recém-casada. Afectuosa e perspicaz, gosta de sentir amada.

Zulmira

Origem e Significado: Do germânico colérica. É forte, muito curiosa e dona de um bom sentido de humor. Apesar do significado do seu nome, tem o dom de apaziguar os conflitos.