Queijo Italiano: Taleggio DOP

Tendências

Queijo Italiano: Taleggio DOP

O queijo italiano Taleggio DOP é cremoso, de sabor doce, frutado e é uma delícia para o paladar. Fique a conhecê-lo aqui!
Pode não ser o mais famoso dos queijos italianos, mas a verdade é que o Taleggio DOP não deixa os seus créditos por mãos alheias. Com uma história que tem início no século X, este queijo cremoso e de sabor doce e frutado é uma delícia para o paladar. Fique a conhecê-lo melhor.

Como surgiu este queijo

O Taleggio DOP, que herdou o nome do vale de onde é originário, localizado entre as cidades italianas de Bergamo e Lecco, na Lombardia, surgiu no século X para preservar o excesso de leite de vaca, usando-se para isso as cavernas naturais da região, que proporcionavam o ambiente perfeito para a sua maturação.
Com o seu crescente reconhecimento e popularidade, o Taleggio DOP agora é produzido com leite cru ou pasteurizado em queijarias e fábricas, tendo a receita sido adaptada à tecnologia moderna, mas mantendo-se fiel aos métodos tradicionais essenciais para manter o seu caráter único.
Até finais de 1800, era feito exclusivamente em Val Taleggio, mas hoje é produzido em áreas específicas de três regiões do norte da Itália: Lombardia (províncias de Bérgamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Milão e Pavia), Veneto (província de Treviso) e Piemonte (província de Novara).

Curiosidades 
  • Este queijo apresenta uma marcação na casca de quatro círculos e três “T”. O quarto ciclo está carimbado com o número de série do fabricante. Esta marca é característica do Consorzio Tutela Taleggio e certifica a autenticidade do produto.
  • O queijo tem uma casca fina de cor rosa a laranja e, à medida que envelhece, pode desenvolver bolor, que é comestível.
Harmonizações

Liga bem com um espumante. Devido à sua aptidão para a fusão, é usado nas mais variadas receitas, como risotos, massas, omeletas, gratinados, pizas, molhos... Mas também é excelente para abrilhantar uma tábua de queijos e para consumir em saladas e sanduíches.

Características

Aparência
Casca avermelhada e pasta amarelo-palha.
Textura
Pasta macia a cremosa
Leite
Leite de vaca
Sabor e Aroma
Sabor doce e frutado e aroma forte
Cura
Mínimo de 40 dias.

Para além de deliciosos, os queijos possuem imensos benefícios para a sua saúde.
Fique a conhecer tudo sobre queijo, aqui.