Queijo Terrincho

Queijos

Queijo Terrincho DOP

O queijo terrincho é feito a partir do leite das ovelhas da raça Churra da Terra Quente. Conheça mais sobre este queijo!
A partir do leite, com características únicas, das ovelhas da raça churra da Terra Quente, um território situado no nordeste trasmontano, nasce o Terrincho DOP, um queijo de sabor suave e aroma intenso que vale a pena descobrir.

Queijo terrincho: origem e produção


O terrincho é um queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido com leite de ovelhas da raça churra da Terra Quente, uma raça adaptada a esta região do nordeste transmontano, que localmente são conhecidas como "terrinchas" e que ainda hoje mantém o pastoreio pelos campos do território.

A área geográfica de produção do queijo terrincho DOP, abrange os concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa, Macedo de Cavaleiros, São João da Pesqueira, Valpaços, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo, nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda.

Tipos de queijo terrincho


Além do queijo terrincho DOP, existe também o queijo terrincho DOP velho. A salga de ambos os tipos de queijos é feita com leite da raça churra da Terra quente e como manda a tradição, sendo este espalhado manualmente sobre toda a superfície do queijo.

Queijo Terrincho DOP


O queijo terrincho DOP apresenta uma textura semidura, uma casca amarelo palha, um aroma intenso e sabor suave, marcado pelo leite de ovelha.
O tempo de cura do queijo terrincho DOP é de pelo menos 30 dias.

Queijo Terrincho DOP Velho


O queijo terrincho velho apresenta uma pasta dura e a casca avermelhada, uma vez que é untada com uma massa de pimentão e aguardente bagaceira ou uma mistura de pimentão com azeite virgem. O sabor marcado pelo leite de ovelha intensifica-se ainda mais neste tipo de queijo e a sua cura é de, no mínimo, 90 dias.

Harmonização do queijo terrincho

O terrincho é um queijo que tanto pode ser degustado com umas simples fatias de pão e um vinho tinto da região, como pode casar-se com fruta fresca, frutos secos, compotas e doces. Experimente-o também nas suas receitas preferidas.