Queijo Brie
Queijos

Queijo Brie: cremoso e frutado

O queijo brie é considerado o rei dos queijos franceses, uma presença destacada em qualquer tábua de queijo. Saiba mais sobre esta iguaria.
Os admiradores de queijo prezam a sua presença à mesa e combinam com diferentes pratos e até bebidas, levando um pouco da gastronomia francesa para dentro das suas casas. Descubra tudo sobre o queijo brie e renda-se a uma experiência única.

As características do Queijo Brie

O queijo brie é produzido a partir de leite de vaca, utilizando uma técnica secular de origem francesa. O resultado é um queijo com uma casca de surpreendente bolor branco e interior amarelo suave, oferecendo uma textura macia e cremosa.

O processo de cura deste queijo é de 6 a 8 semanas, resultando num sabor frutado, com um aroma de folhas húmidas e cogumelos.

A casca do queijo brie, composta pelo fungo Penicillium camemberti, é essencial para obter o interior cremoso e saboroso . Além disso, contribui para a mistura de texturas entre o cremoso e o aveludado, que produzem uma sensação única. Para garantir uma experiência completa, não a retire.

A breve história do Queijo Brie

Originário da região Île-de-France, a cerca de 50 quilómetros de Paris, o queijo brie é considerado o rei dos queijos franceses. A grande proximidade com os mercados da capital francesa e a bonita caixa de madeira onde é habitualmente vendido contribuíram para a sua fama.

Para conseguir um interior macio e cremoso, os produtores seguem um processo artesanal, em que o coalho frágil e gelatinoso é mexido à mão, usando uma colher perfurada conhecida por pelle à brie. Usada pela primeira vez no século XII, esta técnica influenciou o nome do queijo.

Atualmente, existem dois tipos de brie AOC – Appellation d’Origine Contrôlée -  que corresponde à Denominação de Origem Protegida em Portugal. São eles Brie de Meaux AOC e Brie de Melun AOC, sendo o primeiro o mais conhecido.
 

Como consumir Queijo Brie

O queijo brie harmoniza bem com vinhos brancos, vigorosos, encorpados e aromáticos, como um chardonnay amadeirado. É delicioso barrado em tostas, com o contraste doce de mel e estaladiço dos frutos secos. Os mais gulosos podem acompanhar com o crocante do chocolate negro.

As nozes e o mel com este queijo são um clássico e, a partir desta base, pode criar receitas cheias de sabor e texturas.

Queijo brielhante em qualquer mesa

Suave e aveludado, o famoso queijo brie é, para muitos, o mais saboroso dos queijos franceses e não pode falhar num convívio. Agora que o conhece como ninguém, delicie-se ainda mais, partilhando esses momentos com aqueles seus amigos e familiares que não resistem a um bom queijo.