Queijos

Queijo Manchego: de sabor único e intenso

O queijo Manchego é um dos queijos mais populares de Espanha. O queijo espanhol Manchego tem um sabor característico do leite de ovelha Manchega e pode ser consumido de inúmeras formas.
O queijo Manchego é feito exclusivamente a partir de leite de ovelha Manchega, da região de La Mancha, e é muito requisitado pelos apreciadores de queijos gourmet e de sabores intensos.

 
A origem e características do queijo Manchego

O queijo Manchego é um queijo espanhol, produzido originalmente nas planícies de La Mancha, situada no sul de Madrid.

É produzido exclusivamente com leite de ovelha Manchega, uma raça de ovelhas criada e domesticada durante séculos nas planícies áridas de La Mancha.

Graças ao clima extremamente seco, esta região dá lugar a uma vegetação única que serve de sustento para as ovelhas Manchegas e que, por sua vez, interfere na qualidade do queijo que produzem.

O queijo Manchego chega até si com um sabor único, intenso e com leve aroma a nozes, que resulta da combinação do leite de ovelha e de sal, coalho e outros fermentos láteos.

O uso tradicional de moldes de grama faz com que o queijo espanhol Manchego apresente um padrão em ziguezague ou entrançado. No entanto, a casca não é comestível.

O queijo perfeito para quem procura dar mais sabor e qualidade a qualquer prato

Tipos de queijo Manchego

Seguindo uma tradição única, o queijo Manchego amadurece entre 60 dias e 2 anos e pode ser comercializado de 3 formas distintas, que variam consoante o seu período de envelhecimento:

  • Queijo Manchego Semicurado – diz respeito ao queijo Manchego mais jovem. Apresenta 2 meses de cura, é flexível e húmido. O sabor destaca-se por ser frutado e ligeiramente picante.

  • Queijo Manchego Curado – o processo de cura de 4 meses torna este tipo de queijo Manchego mais ácido, com notas a caramelo e nozes.

  • Queijo Manchego Velho – é um queijo envelhecido durante 9 meses de cura, que se torna mais quebradiço na textura e com um tom caramelizado no interior. O sabor é acentuado, com notas doces e simultaneamente picantes.

Queijo Manchego Continente

À família de queijos Continente, junta-se o novo queijo Manchego DOP com 6 meses de cura. Encontra esta novidade no Continente Online ou numa loja física perto de si.


Queijo Manchego DOP

O queijo Manchego é o queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) espanhol mais conhecido no mundo, o preferido dos amantes de queijos gourmet e de paladares intensos.

O selo DOP garante que os produtos são fabricados num ambiente geográfico específico e que a sua qualidade e características se devem essencialmente ao meio onde é produzido, incluindo fatores naturais e humanos.

No caso do queijo Manchego, este é produzido de forma cuidadosa e artesanal, exclusivamente a partir de leite de ovelha das planícies de La Mancha.


Como conservar e consumir queijo Manchego

Conserve no frigorífico a 2º a 8º C. Deve manter este queijo afastado de carne, peixe, vegetais e frutas no frigorífico, a fim de evitar a contaminação cruzada.

É servido normalmente como tapas, numa tábua de queijos, cortado em triângulos ou ralado sobre os seus pratos preferidos. Pode ainda adicionar queijo Manchego aos pedaços a uma pizza de cogumelos para dar um twist à sua refeição.

O Manchego é um queijo muito versátil e que acompanha bem outros alimentos, desde frutos secos, fruta, marmelada ou doce de maçã, presunto, azeitonas e vinho tinto encorpado.

O queijo Manchego é perfeito para quem procura dar mais sabor e qualidade a qualquer prato.