Queijos

Queijo Fresco e Requeijão: versáteis e nutritivos

O queijo fresco e o requeijão são opções nutritivas, com inúmeras aplicações culinárias para diferentes ocasiões. Saiba tudo sobre as suas propriedades e vantagens.

Atualizado a 22/08/2022

Durante anos considerados os “parentes pobres” dos queijos, hoje o queijo fresco e o requeijão atingiram um estatuto que os coloca na lista dos principais componentes de uma alimentação saudável. Descubra tudo sobre estes queijos, versáteis e nutritivos.


Queijos frescos

O queijo fresco, como o próprio nome indica, não sofre maturação e resulta da coagulação do leite graças à adição de coalho. Estes são os principais benefícios e como deve ser consumido.

Benefícios

Os queijos frescos têm menor teor de gordura, principalmente se optar por versões magras, daí que sejam hoje uma opção cada vez mais habitual para quem não quer deixar incluir o queijo na alimentação diária, mas procura restringir os níveis de gordura que ingere.

Com um sabor suave, textura macia e aveludada, são versáteis e prestam-se a uma série de utilizações. São também uma saudável fonte de cálcio, indicado para todas as idades.

Como consumir

O queijo fresco é ideal para pequenos-almoços ou lanches, que se acompanha bem com qualquer tipo de pão, tostas ou bolachas salgadas. Com a chegada do tempo mais quente, torna-se num dos acompanhamentos de eleição para uma refeição mais leve e refrescante.

Pode ser cortado em pequenos cubos para acompanhar uma salada de rúcula, nozes e creme de vinagre balsâmico.

Requeijão

Ainda há quem confunda queijo fresco e requeijão, mas este último é um subproduto do fabrico do queijo. Obtém-se através do soro que sobra da coalhada e que é novamente submetido à ação do calor, levando a que as proteínas solúveis, principalmente a albumina, coagulem e solidifiquem.

Benefícios

Igualmente refrescante é o requeijão que, com o seu sabor suave e textura cremosa, pode ser utilizado na confeção de variadíssimas receitas, doces ou salgadas. Produzido a partir da pasteurização do soro da produção do queijo de vaca, de ovelha ou de cabra, o requeijão pode contribuir para uma alimentação equilibrada e rica em proteínas.

Como consumir

O requeijão, deve ser comido simples, sendo também ideal para barrar no pão ou tostas e acompanhar com um doce de abóbora ou nozes, ou simplesmente com canela.

Para além disso, pode também usar o requeijão na confeção de irresistíveis cheesecakes ou como creme para acompanhar deliciosos pratos de frango ou massa.

Queijo Fresco e requeijão, duas excelentes opções

O queijo fresco e o requeijão são nutricionalmente interessantes. Devem fazer parte, principalmente, da alimentação dos desportistas, uma vez são boas fontes de proteínas, que ajudam o corpo a recuperar do esforço físico. Encontre-os no Continente Online ou numa das nossas lojas.