Queijos

Queijo Fresco e Requeijão: versáteis e nutritivos

O queijo fresco e o requeijão são opções saudáveis e nutritivas, com inúmeras aplicações culinárias para diferentes ocasiões. Saiba tudo sobre as suas propriedades e vantagens.

Durante anos considerados os “parentes pobres” dos queijos, hoje o queijo fresco e o requeijão atingiram um estatuto que os coloca na lista dos principais componentes de uma alimentação saudável. Descubra tudo sobre estes queijos, versáteis e nutritivos.


Queijos frescos

O queijo fresco, como o próprio nome indica, não sofre maturação e resulta da coagulação do leite graças à adição de coalho. Estes são os principais benefícios e como deve ser consumido.

Benefícios

Os queijos frescos são mais magros, pouco calóricos e menos gordurosos, daí que sejam hoje uma opção cada vez mais habitual para quem não quer deixar incluir o queijo na alimentação diária, mas procura restringir os níveis de gordura que ingere.

Com um sabor suave, textura macia e aveludada, são versáteis e prestam-se a uma série de utilizações. São também uma saudável fonte de cálcio, indicado para todas as idades.

Como consumir

O queijo fresco é ideal para pequenos-almoços ou lanches, que se acompanha bem com qualquer tipo de pão, tostas ou bolachas salgadas. Com a chegada do tempo mais quente, torna-se num dos acompanhamentos de eleição para uma refeição mais leve e refrescante.

Pode ser cortado em pequenos cubos para acompanhar uma salada de rúcula, nozes e creme de vinagre balsâmico.

Requeijão

Ainda há quem confunda queijo fresco e requeijão, mas este último é um subproduto do fabrico do queijo. Obtém-se através do soro que sobra da coalhada e que é novamente submetido à ação do calor, levando a que as proteínas solúveis, principalmente a albumina, coagulem e solidifiquem.

Benefícios

Igualmente refrescante é o requeijão que, com o seu sabor suave e textura cremosa, pode ser utilizado na confeção de variadíssimas receitas, doces ou salgadas. Produzido a partir da pasteurização do soro da produção do queijo de vaca, de ovelha ou de cabra, o requeijão pode contribuir para uma alimentação saudável, equilibrada e rica em proteínas.

Como consumir

O requeijão, deve ser comido simples, sendo também ideal para barrar no pão ou tostas e acompanhar com um doce de abóbora ou nozes, ou simplesmente com canela.

Para além disso, pode também usar o requeijão na confeção de irresistíveis cheesecakes ou como creme para acompanhar deliciosos pratos de frango ou massa.

Queijo Fresco e requeijão, duas excelentes opções

O queijo fresco e o requeijão trazem várias vantagens para a nossa saúde, associadas ao seu consumo diário. Devem fazer parte, principalmente, da dieta dos desportistas, uma vez que tem proteínas de absorção lenta que ajudam o corpo a recuperar do esforço físico. Encontre-os no Continente Online ou numa das nossas lojas.