Queijo Serpa DOP
Queijos

Queijo de Serpa DOP: intenso e amanteigado

O Queijo de Serpa DOP apresenta um sabor intenso com leves notas picantes. Descubra porque é que este é o queijo preferido de tantos portugueses.
Inspirado no queijo da Serra da Estrela, as suas características conquistam até os apreciadores mais exigentes. Descubra tudo sobre o Queijo de Serpa DOP e as diferentes formas de o consumir.

As características do Queijo de Serpa

O Queijo de Serpa DOP (Denominação de Origem Protegida) tem inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto, apresenta um sabor mais intenso, com leves notas picantes.

Muito deste resultado é devido à qualidade excecional do leite de ovelha utilizado, ao processo de cura e à vegetação da região. A sua aparência é caraterizada por um tom amarelo a amarelo-palha, oferecendo uma textura semi-macia e amanteigada.

O processo de cura deste queijo é de 30 dias, resultando num sabor acentuado, ligeiramente salgado no palato e com um típico final ácido.

As características especificas deste queijo resultaram da vegetação dos campos onde pastam as ovelhas e do clima da região.

Breve história do Queijo de Serpa

Em tempos idos, no momento da filtragem do leite, o pano sobre o qual o leite passava tinha de ser dobrado exatamente 40 vezes: “nem uma a mais, nem uma a menos”. A quantidade de pano exigido para a filtragem fez com que as queijarias da região fossem conhecidas também como rouparias.

O sabor deste queijo deriva da qualidade excecional do leite de ovelha utilizado.



Outra curiosidade sobre a história do Queijo de Serpa é que, no processo de produção original, a massa era cortada sempre em quatro partes. Isto devia-se a um hábito religioso de se fazer o formato da cruz.

Hoje, o Queijo de Serpa DOP não é produzido apenas no concelho de Serpa. A região demarcada abrange todo o distrito de Beja e chega, inclusive a algumas freguesias do distrito de Setúbal.

Como consumir Queijo de Serpa

O queijo da Serpa DOP tem no vinho tinto o pairing mais recomendado, quando degustado como aperitivo. Uma boa forma de o consumir é retirar-lhe o interior com gressinos.

Aconselha-se colocar o Queijo de Serpa à temperatura ambiente por mais de 30 minutos antes de ser consumido.

O que é que o Queijo de Serpa tem?

O Queijo de Serpa tem um sabor acentuado e ligeiramente salgado, ideal para petiscos, mas também para complementar deliciosos pratos principais. É uma excelente ideia servi-lo como entrada no próximo jantar. Agora que conhece melhor este queijo de notas picantes, partilhe o conhecimento e uma degustação com os familiares e amigos.