No entanto, são cada vez mais os produtos sem lactose que surgem no mercado para colmatar esta intolerância alimentar e deixar os consumidores felizes e saudáveis, como é o caso da gama de queijos sem lactose do Continente.
Afinal, o que é a intolerância à lactose?
A lactose é o nome científico dado ao açúcar do leite. É considerado um hidrato de carbono que faz parte da composição natural do leite e que tem como principal objetivo fornecer energia ao nosso corpo.
A intolerância à lactose é uma incapacidade parcial ou total, dependendo do grau da intolerância, do nosso organismo para digerir a lactose. Esta reação dá-se devido à falta ou deficiência de lactase no organismo.
A lactase, por sua vez, é uma enzima que se encontra no nosso organismo, produzida pelas células do intestino delgado. Esta enzima é essencial ao processo de digestão (metabolização e absorção) da lactose e tem como objetivo dividir a lactose nos seus dois componentes base, glicose e galactose, para que possam ser absorvidos pelo organismo.
Sintomas da intolerância à lactose
São vários os casos de pessoas intolerantes à lactose que desconhecem que têm esta condição alimentar, uma vez que os seus sintomas não são tão incomuns e muitas vezes passam despercebidos ou são confundidos com outras condições de saúde.
Entre os principais sintomas da intolerância à lactose, destacamos:
- Dores abdominais e cólicas
- Inchaço abdominal
- Fezes líquidas, volumosas ou com um odor bastante desagradável
- Flatulência (gases) que ocorrem 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos com lactose
- Náuseas e vómitos
Cuidados a ter
A intolerância à lactose pode ocorrer por questões genéticas (intolerância à lactose congénita), pode ser parcial ou total e desenvolver-se em diferentes idades (intolerância à lactose primária) ou pode surgir no desenvolvimento de alguma patologia gastrointestinal que tenha danificado as células do intestino e, consequentemente, diminuiu a absorção de lactose (intolerância à lactose secundária).
Em qualquer um dos tipos de intolerância, deve ter alguns cuidados e tomar precauções para minimizar os sintomas desta condição alimentar, nomeadamente:
- Manter a ingestão de produtos lácteos, pois fornecem nutrientes-chave para o organismo, mas com moderação e em quantidades mais reduzidas (ex.: iogurte);
- Limitar o consumo de produtos processados com lactose;
- Considerar alimentos de origem vegetal (ex.: bebidas vegetais) e produtos sem lactose.
Os produtos sem lactose são produtos em que a lactose é desdobrada pelos açúcares simples. Por isso é que normalmente os produtos sem lactose apresentam um sabor mais adocicado e um teor de hidratos de carbono superior. No entanto, o teor de proteína e de cálcio não é alterado.
Atualmente existem inúmeras opções de alimentos sem lactose, desde leites, iogurtes e queijos.
O Continente tem um papel ativo na promoção do acesso à alimentação de qualidade, acessível e inclusiva.
Entre os produtos desta gama, destacamos:
- Queijo Fresco sem Lactose
- Queijo Creme para Barrar sem Lactose
- Queijo Marcarpone sem Lactose
- Queijo Flamengo sem Lactose
- Queijo Gouda sem Lactose Fatiado
- Queijo Edam sem Lactose Fatiado
- Queijo Curado Meio Gordo sem Lactose