como escolher vinho branco
Tipos de vinho

Vinho branco: como escolher?

Descubra como escolher vinho branco, os diferentes tipos que existem e o método de produção.
Sabia que o vinho branco tem potencial de envelhecimento? Descubra o seu processo de produção, as características e quais os pratos com que harmonizar este tipo de vinho.

Produção do vinho branco

Os vinhos brancos são, na sua maioria, produzidos a partir de uvas brancas. No entanto, podem também ser obtidos a partir de uvas tintas, desde que as películas não entrem em contato com o mosto.

No que respeita à sua cor, esta pode variar entre o amarelo-esverdeado e o amarelo-dourado. Quanto mais jovem for o vinho, mais clara é a sua cor, pelo que os tons amarelo-palha e amarelo-dourado se encontram em vinhos brancos já com uma certa idade. Se não for este o caso, pode ser indicativo de que o vinho está oxidado.

Contrariamente ao que normalmente se diz, que o vinho branco tem que se beber nesse ano, a longevidade destes vinhos também é possível. Aliás, há cada vez mais vinhos brancos a serem feitos com o objetivo de não terem que ser consumidos nesse mesmo ano – o que indica um potencial de envelhecimento que não se acreditava ser possível até há uns anos. Descubra como consumir diferentes tipos de vinho branco.

Como escolher vinho branco

No momento da escolha de um vinho branco para acompanhar uma refeição, tenha em conta o período de estágio, e se é um vinho jovem ou envelhecido.

Vinhos brancos jovens

Os vinhos brancos jovens têm características únicas: a sua cor pálida, um refrescante aroma a fruta (citrinos e outros frutos de árvore) e floral, o equilíbrio na boca, são algumas das mais destacadas. Devem ser consumidos a uma temperatura entre os 8º e os 10 ºC e são um bom acompanhamento para pratos de peixe, saladas, podendo ainda ser degustados como aperitivos.

Vinhos brancos envelhecidos

Já os vinhos brancos envelhecidos, de guarda, têm maior intensidade aromática e boa complexidade. São geralmente fermentados ou então passaram por um estágio em madeira, apresentando, nesses casos, uma cor dourada e aromas tostados e de fruta tropical.

No palato, estes vinhos são cheios e persistentes, acompanhando bem pratos de peixes gordos, como o salmão ou o bacalhau, frango ou coelho, acompanhados de molhos suaves. Devem ser servidos a uma temperatura que ronde os 12º a 14ºC e podem ser guardados durante alguns anos até serem consumidos. 

O que faz do vinho branco uma escolha tão versátil?

Ao contrário do que normalmente se afirmava, o vinho branco também pode envelhecer. O potencial da sua longevidade reflete-se nas características diferentes que assume face a um vinho branco jovem. No Continente, encontra uma vasta gama de vinhos brancos, tanto jovens como envelhecidos.