Vinho tinto combina com churrasco
O churrasco em casa ou nos locais devidamente autorizados, também oferece aromas e sabores familiares. De todas as regiões chegam boas propostas de vinhos tintos económicos, em harmonia com a frugalidade da comida.
Das regiões do Sul, desde o Tejo ao Algarve, passando pela fresca Península de Setúbal e o grande Alentejo, chegam vinhos tintos repletos de aromas, calor e gostos aveludados, com capacidade única para serem bebidos cedo. A sua parceria com comida diária ou barbecue de carnes brancas fazem destes vinhos do Sul uma opção muito tentadora.
A leveza e a frescura dos nossos tintos atlânticos desde a região dos Vinhos Verdes, até Lisboa, passando pela Bairrada, são muito gratas na companhia de salsichas ou sardinhas assadas.
Os nossos vinhos de Montanha, do Douro, do Dão e dos planaltos da Beira e de Trás-os-Montes, acompanham os grelhados de carnes vermelhas e os bons queijos curados. Para si, resta a escolha dos vinhos que mais lhe convier.
Top vinhos tintos para churrasco
Para acompanhar um bom churrasco, deixamos aqui a sugestão de vinhos tintos ideais que pode encontrar nas lojas do Continente:
1. Vale do Rocim Regional Alentejano Tinto
Produzido no Alentejo pela Herdade do Rocim. Apresenta uma cor rubi profunda, aroma exuberante a frutos vermelhos e bom volume de boca, além de uma excelente concentração.
Produzido no Dão pela Casa da Passarella. Apresenta cor púrpura, com aromas a frutos vermelhos com notas vegetais. Vinho com grande equilíbrio e elegância.
Produzido na Península de Setúbal pela Casa Ermelinda Freitas. Vinho de cor rubi, com notas de frutos vermelhos maduros, algumas notas de especiaria. Vinho suave e elegante.
Produzido no Douro pela Symington. De cor rubi profunda, possui um aroma de frutas vermelhas frescas, ameixas e amoras, complementadas por fragrâncias florais e especiarias picantes. No palato, fresco, com bom equilíbrio com um final de boca longo e persistente.
Produzido pela Casa Santos Lima. Possui cor rubi definido, com aromas intensos de frutos silvestres. Na boca apresenta bom corpo, estrutura e muita fruta, com destaque para notas de frutos vermelhos tais como framboesas. O final de boca é persistente com taninos suaves.
Produzido pela Adega de Pegões. De cor rubi/granada e aroma intenso a frutos vermelhos maduros e doces lembrando compota e algumas especiarias. Macio com estrutura e taninos de boa qualidade, fim de boca agradável.
Produzido pela Adega de Pegões na Península de Setúbal. De cor rubi e aroma a frutos vermelhos maduros e toque de especiarias. Bom volume de boca, com taninos macios e final longo.
Se gostou de saber quais os melhores vinhos tintos para acompanhar um churrasco, partilhe este artigo com seus amigos e familiares.