Vinhos Do Algarve
Rotas do Vinho

Vinhos do Algarve: um terroir único

Os vinhos do Algarve são o resultado de um longo passado e condições únicas de clima e de solo. Descubra tudo sobre estes vinhos.
O Algarve é um território com fortes tradições vitivinícolas e, nos últimos anos, os vinhos têm conquistado novos admiradores, prémios e distinções. Provar os vinhos do Algarve é uma das melhores formas de descobrir a diversidade da região. Descubra tudo sobre estes vinhos.

Porquê escolher vinhos do Algarve

O Algarve oferece elementos singulares para a produção vinícola, tornando este terroir único. Desde as mais de 3.000 horas de sol anuais, à baixa amplitude térmica causada pelo tempero de ar marítimo e atlântico, as condições de sol e solo exclusivas da região algarvia contribuem para um vinho impossível de replicar.

A diversidade de solos na mesma vinha, e até na mesma fiada de videiras, faz com que uma casta tenha comportamentos diferentes. Estes são apenas alguns dos fatores que enriquecem estas vinhas a Sul.

O resultado são vinhos macios, pouco acídulos e ligeiramente alcoólicos, sendo os tintos de cor definida ou granada e os brancos de cor palha. Produz-se também nesta região um vinho licoroso, de grande tradição, com a indicação geográfica Algarve.

Mas não se pode falar de vinho sem falar de pessoas e, neste caso, dos produtores. Ao longo de décadas, o vinho marcou a vida das suas populações, seja nas vinhas, na produção ou no consumo.

O Algarve apresenta 3 zonas de produção de vinho bem definidas:
  • Litoral: No passado, era aqui que se situavam grande parte das vinhas, apresenta terrenos arenosos e argilo arenosos.
  • Barrocal: Entre o litoral e a serra, é no barrocal que atualmente se situam grande parte dos vinhedos algarvios, com forte presença de solos argilo arenosos, argilo calcários, xistosos e de aluvião, este último pela proximidade às diversas ribeiras que correm no barrocal.
  • Serra. A serra, uma zona orograficamente bem mais acidentada, praticamente não tem vinha.
Toda esta diversidade e riqueza deu origem ao que hoje são nada menos do que quatro Denominações de Origem (D.O.) diferentes: Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira

Tipos de vinhos do Algarve

Independentemente da D.O. onde o vinho é produzido, podemos caracterizar a tipicidade dos vinhos algarvios, ditos tranquilos, da seguinte forma:

Vinhos brancos

A cor varia entre o citrino e o palha. São por norma vinhos delicados e suaves, com acidez pouco intensa. Os brancos da D.O. Lagoa apresentam mais corpo e capacidade de evolução. As castas Arinto, Malvasia Fina e Síria são rainhas.

Vinhos tintos

São aveludados, pouco encorpados, com aroma frutado, pouco acídulos e quentes. São abertos de cor, apresentando um tom rubi que, com o envelhecimento, evolui para topázio. As principais castas são Castelão, Negra Mole e Trincadeira.

IG Algarve

Grande parte dos vinhos hoje produzidos no Algarve, ostentam a certificação da IG Algarve, sendo classificados como Vinho Regional Algarve. Esta certificação permite manter a qualidade indiscutível do produto, deixando liberdade ao produtor para trabalhar vinhos versáteis, sem que esteja obrigado a atender a técnicas enológicas, castas ou tempos de estágio definidos para uma determinada D.O.

Os tipos de vinho que podem ostentar a certificação "Regional Algarve" são vinhos tranquilos brancos, rosados e tintos e os licorosos brancos, rosados e tintos. A diversidade de vinhos tem vindo a aumentar na região e atualmente encontra-se no mercado vinhos espumantes e colheitas tardias.

Como harmonizar

Os vinhos tintos, brancos e rosé são o companheiro ideal para as especialidades da cozinha algarvia - das tradicionais ameijoas à bulhão pato, a um arroz de marisco repleto de sabores, ou um delicioso peixe grelhado, até aos pratos de carne e de caça. Há sempre um Vinho do Algarve, mais ou menos frutado, de baixo ou elevado grau alcoólico, robusto ou leve que encaixe na perfeição para os mais variados pratos.

Os Vinhos do Algarve são a prova que este é um destino multifacetado, que vai muito para além do tradicional “Sol & Mar”. A cultura enológica algarvia é esplêndida, afirmando-se como uma das melhores formas de descobrir a diversidade da região, a sua história e a sua cultura. Venha descobri-los e saboreá-los. 

O que esperar dos vinhos do algarve?

As castas que nascem nos solos algarvios tomam cores e aromas ricos, tanto nos vinhos brancos, nos tintos ou rosés de frescura acentuada. Os vinhos algarvios são provenientes de um terroir tipicamente quente e que tornam este tipo de vinho único. Descubra a nossa gama de vinhos do Algarve numa loja perto de si ou no Continente Online.