System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
almoço de páscoa

Alimentos

Os sabores que não podem faltar no seu almoço de Páscoa

Do tradicional folar ao cabrito assado, veja os pratos que devem fazer parte do menu do seu almoço de Páscoa. Saiba mais!
O almoço de Páscoa é a oportunidade perfeita para reunir a família e os amigos à mesa, pôr a conversa em dia e saborear os pratos típicos desta época festiva.

Do tradicional folar ao lombo ou cabrito assado no forno, veja algumas das receitas de Páscoa que pode preparar neste dia.

Entradas para almoço de Páscoa


A mesa de entradas para o almoço de Páscoa deve conter os sabores mais tradicionais da cozinha portuguesa. No que toca às entradas, os salgados são um dos grandes habituais: aposte nuns rissóis de leitão, nuns croquetes de alheira ou nuns pastéis de Chaves.

O camarão também é sempre uma entrada muito apetecível, seja frito com pão ralado ou com massa filo. Não se esqueça ainda do pão e do queijo à mesa. O Serra da Estrela DOP, ou o Camembert de búfala são excelentes opções. Disponha alguns patés – sugerimos um de morcela da Beira com maçã, ou com azeitona verde e coentros – um foie gras e alguns enchidos.

Acrescente umas batatas fritas com sabor a trufa para uma mesa de entradas completa. No Continente tudo o que precisa para compor a mesa do seu almoço de Páscoa.

Receitas para o menu de Páscoa


O almoço de Páscoa une sabor e tradição à mesa. Neste dia, os pratos mais comuns do menu de Páscoa são essencialmente assados – cabrito, lombo, borrego e, em alguns casos, bacalhau. À festa junta-se ainda o tradicional folar da Páscoa.
Borrego

O borrego deve fazer parte de qualquer ementa, especialmente do almoço de Páscoa, por ser uma autêntica festa para o paladar. Esta carne alia o sabor a uma versatilidade gastronómica apelativa e a uma grande riqueza nutritiva.

As receitas de Páscoa com borrego diferem de região para região no país, mas as mais comuns são sobretudo as versões assadas no forno assado com batatas. Mas pode explorar outras receitas como borrego estufado com ervilhas, ensopado de borrego, jardineira de borrego ou costeletas de borrego grelhadas.
 

Cabrito

Embora consumido ao longo de todo o ano, o cabrito ganha destaque na Páscoa, torna-se no prato de eleição de milhões de portugueses.

Por ter um sabor suave, uma textura macia e ser uma carne muito saborosa e tenra, o cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação. Os pratos mais comuns de cabrito são os assados, os ensopados e os grelhados.
Bacalhau

Para quem prefere comer peixe no almoço de Páscoa, o bacalhau é o eleito. Cozido, no pão, gratinado ou assado no forno, são apenas alguns exemplos de receitas com bacalhau que podem fazer parte do cardápio de Páscoa.


Lombo de porco

É muito comum no almoço de Páscoa confecionar-se lombo de porco, especialmente assado no forno, acompanhado com castanhas ou batatas assadas e arroz.

Pode também preparar um lombo de porco recheado com avelãs, ameixas ou com morcela.

Escolha um bom vinho para acompanhar cada um destes pratos típicos de Páscoa.


Doces de Páscoa

Na mesa de doces, o folar não pode faltar, nem as amêndoas ou os doces feitos com fios de ovos. Aqui ficam algumas sugestões.

Folar da Páscoa


O folar da Páscoa tornou-se um símbolo desta data em Portugal. Nos dias de hoje, são várias as famílias que ainda vão mantendo viva a tradição de oferecer o folar aos afilhados e, claro, garantir um lugar à mesa para esta iguaria.

Com o passar do tempo e dependendo da região onde é confecionado, a receita original do folar de Páscoa foi sendo adaptada e chega hoje às lojas com recheios, sabores e formas diferentes.

Pode optar pelo tradicional com ou sem ovo, pelo folar de canela e açúcar, pelo folar de ameixa e nozes, pelo folar de maçã ou pelo folar de chocolate e aveia. Se preferir salgados, pode optar pelo folar mediterrâneo ou pelo folar "coroa de enchidos".
A Páscoa também é sinónimo de doçaria, por isso, deve garantir que no final do almoço de Páscoa há espaço para algumas sobremesas.

Conheça aqui as receitas dos doces de Páscoa que não podem faltar na mesa, desde o famoso ninho de Páscoa aos ovos.

Cozinha Continente


Para os clientes que não possam ou não queiram despender tempo a cozinhar na Páscoa, a Cozinha Continente leva tudo o que precisa até si! Desde as entradas, pratos de carne e peixe, até aos acompanhamentos e doces típicos desta época festiva.

Disponha tudo na mesa e celebre em grande com quem mais gosta neste almoço de Páscoa.