Alimentos

5 tapas portuguesas de deixar água na boca

Descubra como fazer tapas portuguesas para um jantar com amigos. Saiba quais os ingredientes e como preparar sem esforço!
Tapas Portuguesas

Publicado a 17/09/2024

As tapas conquistam fãs por todo o mundo e são um petisco muito apreciado em terras lusitanas. São a solução perfeita para uma refeição simples e saborosa com amigos, combinam bem com dias de calor e preparam-se num instante com poucos ingredientes. Descubra o que são tapas, qual a sua história e conheça algumas receitas de tapas portuguesas.

O que são tapas?


As tapas são mais do que petiscos rápidos e deliciosos – são a base de um momento de convívio e confraternização com os amigos. Têm origem em Espanha onde são de tal forma importantes que até foi criado um verbo para expressar o ato de comer tapas e deliciar-se com as suas iguarias: tapear.

Por norma, as receitas de tapas e petiscos são compostas por ingredientes como enchidos, queijos ou azeitonas, mas há também outras variedades como a tortilha de batata, os ovos rotos, ou as gambas al ajillo.

Mas não são precisas receitas complexas para preparar tapas. Uma simples porção de presuntos selecionados e de queijo já constitui uma tapa. Esta é, afinal, uma das grandes vantagens deste prato: a confeção pode ser algo tão simples ou complexo como a ocasião, o tempo disponível e, claro, o gosto de cada um. Espreite os melhores vinhos para acompanhar os petiscos.

Receitas de tapas portuguesas


Sendo os portugueses também verdadeiros apreciadores de petiscos, há várias receitas de tapas portuguesas que vale a pena conhecer.

1. Salada de polvo

Uma salada de polvo é uma verdadeira delícia, com um sabor intenso e fresco, e muito fácil de preparar. É uma opção leve, perfeita para um almoço ou jantar em dias mais quentes. A combinação da intensidade do polvo com a frescura dos pimentos e da cebola torna-a ideal para quem procura algo prático e muito apetitoso. Em apenas 40 minutos, está pronta a servir. Assim, tem uma tapa portuguesa bem fresca e repleta de sabor. Para acompanhar escolha um vinho branco, como o Vale D. Maria Signature (Douro).

2. Pastéis de bacalhau


Os pastéis de bacalhau são outra tapa portuguesa simplesmente deliciosa. Crocantes por fora e cremosos por dentro, equilibram o salgado do bacalhau com a leveza e frescura das ervas aromáticas. Experimente esta receita de pastéis de bacalhau com queijo da Serra para levar até à mesa um petisco clássico, com um toque extra de irreverência.

Para acompanhar os pastéis de bacalhau, sirva um vinho branco, como o Campus Viognier Premium Regional Alentejano A ligeira estrutura ácida traz uma maior frescura à refeição. Descubra ainda os melhores vinhos para acompanhar bacalhau.

3. Pica-Pau


Este prato é perfeito para petiscar descontraidamente entre amigos. O pica-pau é um petisco típico da gastronomia portuguesa, tradicionalmente feito com carne de vaca ou de porco, cortada em tiras pequenas. A carne é frita e misturada com um molho rico e saboroso.

Também ser reinventado com variações como o pica-pau de camarões, chouriço e pimentos. Para quem prefere uma opção sem carne, existe ainda uma versão vegan feita com seitan. Servido com picles para dar um toque ácido, é uma escolha fácil de fazer e cheia de sabor. Para acompanhar, escolha um vinho tinto como o Comporta Premium Península de Setúbal ou o Terras da Alorna Signature Regional Tejo.

4. Chouriço assado


Uma das tapas mais icónicas e fáceis de preparar. O chouriço é tradicionalmente assado em aguardente numa pequena grelha de barro, o que lhe confere um sabor fumado e suculento.

Se quiser ir mais longe, prepare uns croquetes de carne e chouriço. Neste caso, sirva com um molho de mostarda, maionese e mel. Para uma opção ainda mais indulgente, um molho de queijo cremoso, feito com parmesão ou cheddar, natas ou leite, dá um toque mais rico ao prato.

O sabor rico e intenso do chouriço combina especialmente bem com vinho tinto encorpado e complexo. O Vimioso Signature Regional Tejo harmoniza bem com a textura crocante e o sabor profundo dos croquetes.

Em alternativa aos croquetes, pode preparar umas deliciosas bolinhas de alheira. No Continente, encontra Bolinhas de Alheira de Aves e de Caça que podem ser preparadas no forno, na airfryer ou mesmo fritas.

5. Mista de enchidos grelhados


Uma verdadeira tentação, a mista de enchidos grelhados reúne os melhores sabores tradicionais de enchidos portugueses, como chouriço e alheira. Grelhados até à perfeição e servidos com pão de milho pincelado com azeite e coentros, são a combinação perfeita de crocância e sabor.

Experimente o Misto de Enchidos de Porco Preto, perfeito para servir com um copo vinho tinto como o Campus Petit Verdot Premium Alentejo ou o Vimioso Signature Regional Tejo.

Harmonizações de vinho com mistos de enchidos


Na Feira de Queijos, Enchidos e Vinhos do Continente encontra opções para todos os paladares. Para um jantar de tapas portuguesas, experimente estas harmonizações:

  • O sabor intenso do Misto de Enchidos para Arroz Serrano vai bem com o Terras da Alorna Signature Regional Tejo, que equilibra a intensidade do prato com as notas de frutas vermelhas maduras.
  • Para os amantes de pratos mais tradicionais, o Misto de Enchidos para Feijoada Serrana é uma adição reconfortante, que casa muito bem com o Parcela Velha Alicante Bouschet Premium Regional Alentejano, um vinho encorpado e complexo.
  • Por fim, o Misto de Enchidos para Rancho, com seu sabor rústico, combina perfeitamente com o Campus Petit Verdot Premium Regional Alentejano, cujas notas de frutos pretos do bosque e taninos equilibrados complementam a riqueza deste prato tradicional.

Tapas de queijo


As tábuas de queijo são uma ótima solução de entrada para receber os amigos num jantar divertido que se prolonga pela noite dentro. Na escolha dos queijos, opte por uma seleção variada e de qualidade, como o Queijo Burrata de Búfala, Queijo Camembert de Búfala, o Merendeira de Ovelha Seia Amanteigado, o Queijo da Beira Baixa DOP Picante e o Queijo de Azeitão DOP.


Para além dos queijos, inclua enchidos, como paio vermelho de porco preto e salsichão de porco preto. Acrescente ainda salgados, tostas, fruta, e até legumes. Para facilitar, espreite esta tábua de paio, salsichão e paleta de porco já pronta e que harmoniza na perfeição com o vinho tinto Parcela Velha Alicante Bouschet Premium Regional Alentejano. Descubra aqui como preparar uma tábua de queijos que vai surpreender todos os seus convidados e os melhores vinhos para acompanhar este aperitivo.

Harmonizações entre vinhos e sobremesas


Se lhe apetecer um doce após as tapas, as sobremesas à base de chocolate ou café casam bem com um vinho do Porto do estilo Ruby, como o Ruby Reserva, o LBV ou o Vintage.

Já os doces à base de ovos, mel ou caramelo beneficiam de um vinho Moscatel, como o Venâncio Costa Lima Moscatel de Setúbal Reserva da Família 5 anos. Para uma sobremesa com frutas, como este mousse de melão, harmonize com vinhos leves e refrescantes, como um bom espumante meio seco ou meio doce.

Continente, onde encontra tudo para preparar tapas portuguesas irresistíveis


Conte com o Continente para um jantar de tapas inesquecível. Encontre os melhores ingredientes, aos preços mais baixos, no Continente Online ou numa loja perto de si.