Chocos grelhados
Alimentos

Choco: rico em proteínas, inesquecível no sabor

As vitaminas e sais minerais presentes no choco desempenham diversos papéis importantes e contribuem para uma melhor condição física. Descubra todas as vantagens de o introduzir na alimentação.
As proteínas de elevado valor biológico presentes no choco fazem deste alimento um forte aliado de todos os que se preocupam com a linha. Para não falar do sabor único e tenro. Afinal, o que é que o choco tem?

Os benefícios do choco

Os cefalópodes, grupo onde se inserem os chocos, têm um baixo valor energético, são pobres em lípidos e ricos em proteínas. São uma excelente fonte de vitaminas e minerais, destacando-se o cálcio, magnésio, fósforo, ferro e o zinco, bem como vitaminas A, B6 e B12.

Estas são as principais vantagens deste cocktail de saúde:

Sistema nervoso

A vitamina B12, além de essencial ao sistema nervoso, auxilia o processo de metabolismo de aminoácidos.

Ossos e dentes

O fósforo tem um papel importante na formação dos ossos e dos dentes e intervém, também, em reações químicas importantes para o organismo.

Ação antioxidante

Os minerais zinco, selénio e cobre presentes em quantidades apreciáveis no choco, têm um elevado poder antioxidante, uma vez que previnem as oxidações celulares indesejáveis.

Beleza

Alguns nutrientes encontrados no choco ajudam no fortalecimento das unhas, pele e cabelo.

Combater o sedentarismo

Para os praticantes de atividade física, ou para quem quer deixar para trás a vida sedentária, os chocos são um alimento importante. Os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) presentes nos chocos participam em processos celulares relacionados com o metabolismo energético, atuam na contração, reparação e desenvolvimento da massa muscular.

Como consumir choco

Quando pensamos em choco, imaginamos uma apetitosa feijoada, um grelhado com um fio de azeite ou mesmo o inesquecível choco frito com umas batatas fritas e maionese.

Esta última iguaria, tão especial e típica, move pessoas à cidade de Setúbal só para comer o melhor prato de choco frito. No entanto, se o quiser confecionar em casa, assegure-se que escolhe o que apresenta um odor agradável e fresco a mar e que esteja brilhante.

Para o cozinhar em casa, deixamos-lhe alguns truques que vão fazer milagres ao seu prato:
  • Compre fresco: é melhor ser comprado fresco, pois fica mais pequeno depois de congelado.
  • Congelado: antes de o cozinhar, deve congelá-lo, pelo menos durante 24 horas para que as fibras quebrem fazendo com que o choco fique mais macio.
  • Marinado com leite: na véspera de o cozinhar, coloque-o a marinar em leite porque vai fazer com que fique mais tenro. Depois basta apenas passá-lo por água.
  • Tempere-o na véspera: aconselhamos a que o tempere na véspera, depois de o arranjar, com leite, sumo de limão, alho em pó, pimenta preta, flor de sal e duas folhas de louro.
Caso compre choquinhos, não existe a necessidade de os congelar ou marinar. Como são mais pequenos, vão manter-se sempre tenros.

Porquê escolher choco?

O choco, sendo uma excelente fonte de todos estes nutrientes, deve ser incluído com alguma regularidade nas nossas dietas. É um anti-inflamatório e reparador muscular, fortalece os ossos e o sistema imunitário, melhora a saúde cardíaca e previne problemas oculares. Venha a uma loja Continente procurar este alimento e bom apetite.