A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Como organizar um brunch em casa: da comida à decoração

Saiba o que deve ter em conta para organizar e aproveitar um brunch caseiro: comida, decoração e planeamento, temos de tudo neste artigo.
Como Organizar Brunch Em Casa

Atualizado a 04/12/2025

Há algo de especial no brunch. Talvez seja a liberdade De começar o dia com calma, a flexibilidade de horário, a combinação deliciosa entre o pequeno-almoço e o almoço, ou simplesmente o prazer de reunir familiares ou amigos numa manhã descontraída.

Se está a pensar organizar um brunch em casa, mas receia perder o convívio com as preparações, este guia é para si.

O que é um brunch?


Um brunch combina o pequeno-almoço (breakfast) e o almoço (lunch) numa única refeição, normalmente realizada entre as 10 e as 15 horas. O menu pode misturar sabores doces e salgados, pratos quentes e frios, mais ou menos elaborados.

Esta refeição oferece flexibilidade de horários, tempo para saborear a refeição com calma, prazer e consciência e uma versatilidade de sabores. Motivos pelos quais o brunch é a escolha de várias famílias e grupos de amigos para celebrar um momento especial como um aniversário, um chá de bebé, uma despedida de solteiro ou para organizar um simples convívio entre família e amigos. Esta refeição pode também ser um momento a solo de autocuidado, para desacelerar, um momento de pausa, reflexão e descanso.

E em ter tempo para o saborear, valorizando o convívio e o ambiente.

Nem todos acordam à mesma hora e para os que acordam mais cedo, pode sim ser importante comer antes do brunch para que não cheguem cheios de fome. E porquê? Demasiada fome pode levar a escolhas menos conscientes, comer demais e demasiado rápido, o que compromete a experiência, o equilíbrio e o prazer da refeição.

O que servir num brunch em casa


Tal como já referimos, um brunch pode envolver pratos quentes e frios, doces e salgados, mais e menos elaborados. Com todas estas opções temos a variedade, falta garantir que é equilibrado, completo e saboroso! E como é que o podemos fazer? Incluir alimentos de diferentes grupos e pensar mais em incluir do que em excluir.

Grupo Energético: grupo que nos fornece maioritariamente fontes de hidratos de carbono, como o pão, a aveia, os famosos croissants, waffles e panquecas.

Algumas sugestões de pão: Pão Triespelta, Pão de Abóbora e Nozes, Pão de Queijo ou Pão de Azeitonas e Orégãos. Já conhece o O Nosso Croissant? E que tal uma Granola com Mel caseira?

Grupo Construtor: um grupo que nos fornece maioritariamente alimentos que são fonte de proteína, animal e/ou vegetal como o leite ou bebida vegetal, iogurte, queijo, salmão fumado e o ovo, tão típico de um brunch, seja escalfado, mexido ou benedict.

Grupo Lipídico: neste grupo encontramos alimentos fonte de gordura, como o famoso abacate, as manteigas de frutos oleaginosos, que vemos com frequência nas panquecas, e frutos e sementes oleaginosas.

Grupo Regulador: este grupo é a principal fonte de fibra, vitaminas e minerais. Inclui a fruta variada e os mais comuns de um brunch: os espinafres, os espargos e o tomate cherry. Sem esquecer os sumos naturais!

De seguida deixamos algumas sugestões de pratos salgados e doces, bem como de bebidas para um brunch caseiro.

Salgados


Doces


Bebidas


Água continua a ser bebida de eleição, não se esqueça de a ter na mesa do brunch. Mas há outras opções:


E para os que não são tão fãs de água ao natural, que tal dar a conhecer as águas vitaminadas do Continente Equilíbrio?
Para os que preferem bebidas mais quentes também temos várias opções:

Quantidades


Nem todos temos as mesmas necessidades, nem todos temos a mesma fome e saciedade. Porém, para que não haja desperdício nem falte comida, pode orientar-se pelas seguintes quantidades médias por pessoa:
 
 
Grupo energético
 
Pão
1 pão ou 2 fatias
Flocos de Aveia ou Granola
4 colheres de sopa
Cereais tipo corn flakes
8 colheres de sopa
Croissant ou Scones
1 unidade
 
 
Grupo construtor
 
Iogurte
1 unidade sólido ou líquido
Leite ou bebida vegetal
1 copo (~200ml)
Ovo
1-2 unidades
Queijo fresco
1 unidade pequena
Queijo fatiado
2 fatias
 
 
Grupo lipídico
 
Frutos oleaginosos
1 punhado
Manteiga de frutos oleaginosos
1 colher de sobremesa
Manteiga
1 colher de sobremesa
Abacate
½ unidade
 
 
Grupo regulador
 
Fruta
1 porção de fruta ou 1 taça de fruta
Hortícolas
1 tigela (200g)
 
 

Planear: o segredo para um brunch sem stress


Planear com tempo é o segredo para poder aproveitar o brunch com os seus convidados quando eles chegarem. Siga as nossas dicas.

3 dias antes


  • Confirme o número de convidados;
  • Verifique se há intolerâncias ou restrições alimentares;
  • Pode questionar as preferências alimentares dos seus convidados. Com estes pontos chave defina um menu variado, equilibrado, completo e saboroso. Não se esqueça dos diferentes grupos, procure incluir pratos quentes e frios, doces e salgados, para todos os gostos;
  • Elabore a lista de compras, para que não falte nada;
  • Verifique se tem tudo o que precisa para a preparação, empratamento e decoração (toalha, pratos, talheres, copos, guardanapos, etc.).

O que pode fazer na véspera


  • Faça as compras;
  • Pode aproveitar para preparar de véspera alguns dos pratos do seu menu como granola, bolo e scones;
  • Prepare a massa das panquecas ou waffles, para que no dia seguinte seja mais prático e mais rápido;
  • Pode aproveitar para pôr a mesa e tratar da decoração, ou pelo menos idealizar o que quer fazer.

2 horas antes do brunch


  • Prepare as bebidas frias como sumos e águas aromatizadas. Aproveite para colocar algumas em jarros para ser mais prático de servir;
  • Lave e corte a fruta fresca, deixando-a pronta para servir;
  • Prepare as saladas, deixando os temperos apenas para o momento do brunch;
  • Aproveite para criar ambiente, seja com música, flores, velas… Aproveite para dar o seu toque mais acolhedor para receber os convidados.

15-20 minutos antes do brunch


  • Retire os alimentos frios do frigorífico como iogurtes, queijo, leite ou bebidas vegetais;
  • Prepare os ovos (mexidos, estrelados ou escalfados), se decidir ter esta opção;
  • Prepare as bebidas quentes como chá e café. Quando os convidados chegarem pode sugerir opções de bebidas mais personalizadas (como o cappuccino, o matcha e o latte);
  • Finalize a mesa! Verifique os últimos detalhes de empratamento e decoração;
  • Receba os seus convidados e aproveite o momento de partilha e convívio à volta da mesa.

Decoração e disposição da mesa: simples e funcional


Para quem procura um brunch mais descontraído e casual, pode optar por um serviço de loiça mais simples, uma toalha de cor neutra e umas flores frescas ou secas, para dar um toque extra à mesa.

Se preferir um brunch caseiro mais elegante e requintado, para celebrar um momento mais especial, pode investir mais na decoração, com um serviço de loiça mais trabalhado com detalhes a dourado, por exemplo, uma toalha de linho, e decorar com velas e flores secas ou frescas.

Seja qual for a ocasião, deixamos algumas sugestões para incluir na sua decoração de brunch caseiro:

  • Toalha clara;
  • Louça, talheres e copos;
  • Guardanapos de tecido ou de papel de qualidade;
  • Flores frescas;
  • Se fizer sentido, coloque também umas velas;
  • Utilize tábuas de madeira para servir alguns alimentos;
  • Use frascos de vidro para iogurtes e smoothies. Pode reaproveitar frascos que tenha em casa de outros alimentos. Depois de bem higienizados é uma forma de lhes dar uma nova vida.
Quanto à disposição da mesa sugerimos que opte por fazer como num buffet. Disponha os pratos no centro da mesa, organizados por grupos. Pode criar níveis diferentes para mais dinamismo e aproveitar espaço, usando pratos altos com pé ou improvisando com caixas cobertas ou suportes.

As bebidas pode aproveitar para colocar numa mesa separada, onde pode ainda manter talheres, guardanapos e copos extra para facilitar o serviço.

Alguns cuidados essenciais que não deve esquecer


  • Tempere as saladas apenas no momento de servir;
  • Mantenha os queijos no frio até ao momento de servir, principalmente se forem frescos;
  • Corte a fruta só no último momento. Pode até adicionar algumas gotas de limão, para evitar oxidação;
  • Evite deixar alimentos perecíveis (queijo, iogurtes, leite, bebida vegetal, fruta e saladas preparadas) fora do frio mais de 2 horas;
  • Evite contaminação cruzada: não utilize os mesmos utensílios para alimentos crus e cozinhados;
  • Refrigere as sobras para garantir segurança alimentar. Pode aproveitar para as partilhar com os seus convidados.
Depois destas estratégias, dicas e recomendações só falta combinar um brunch caseiro e aproveitar o momento de convívio e partilha com os seus convidados.