Alimentos

O que levar para um piquenique

Descubra o que deve levar para um piquenique no parque ou na praia e conheça receitas fáceis!
O que levar para um piquenique

Atualizado a 20/05/2024

Os piqueniques unem o melhor de dois mundos: comida e natureza. A isto junta-se ainda a diversão, a família e a amizade. A chegada do verão convida a sair de casa e uma refeição ao ar livre é sempre uma ótima ideia para criar memórias.

Saiba como organizar e o que levar para um piquenique entre amigos ou com a família e garanta boa disposição e sabor!

Como organizar um piquenique


Ao organizar uma refeição ao ar livre deve ter em conta 4 aspetos importantes: os convidados, o local, os acessórios e o menu. Responda a estas perguntas para que nada falte:

Piquenique infantil, em família ou entre amigos?


Não basta apenas saber o número de pessoas, o tipo de convidados em si vai ditar a escolha do local, dos acessórios e principalmente do menu.

Um piquenique infantil, por exemplo, exige cuidados redobrados, e refeições mais simples para que os mais novos possam comer de forma autónoma. Leve brinquedos para que se possam divertir, e escolha uma decoração mais infantil. O próprio local deve ter atrações para que as crianças possam brincar livremente.

Piquenique no parque ou na praia?


O espaço escolhido é muito importante para conseguir não só preparar as refeições e levar os acessórios de piquenique mais adequadas ao local, mas também para perceber as instalações e condições disponíveis para todos, nomeadamente:

WCs


Especialmente quando há crianças ou idosos, é importante garantir que existem casas de banho por perto.

Mesas


Ao escolher um parque para o piquenique, verifique se existem mesas no local ou se é necessário levar toalhas ou mesas portáteis. A marca BERG tem várias opções para estar confortável ao ar livre, como mesas dobráveis, bancos, cadeiras e até colchões de ar.

Locais com sombra


Para se protegerem das horas de maior calor e deixarem a comida resguardada do sol numa mala térmica, por exemplo.

Distância da água


Se organizar um piquenique na praia, o ideal é estar relativamente perto da água para que possa vigiar as crianças enquanto dão mergulhos e também para que, quando decidam mergulhar em conjunto, consiga observar os seus pertences.

No entanto, quando se trata de um piquenique no parque, deve ficar mais afastado da água, uma vez que as águas paradas tendem a atrair mosquitos.


Atrações


Como referimos, é sempre mais divertido para uma criança fazer um piquenique num local com escorregas e baloiços do que num parque em que não existam espaços próprios para brincarem.

Acessórios de piquenique


Alguns acessórios, independentemente do local escolhido e dos convidados, são essenciais:

Receitas para piquenique


E chegamos à melhor parte: a comida. Pode optar por grelhados, se for possível fazer um churrasco, salgadinhos, como rissóis e croquetes, sandes, fruta e algumas sobremesas.

Para que não lhe falte inspiração, deixamos algumas sugestões de receitas para piquenique, para agradar miúdos e graúdos:


Não se esqueça de adicionar ainda as bebidas à sua cesta. Aponte garrafa de água, sumos de fruta, cerveja ou vinho para os mais velhos!

Um dispensador de bebidas é uma ótima solução para ter sempre hidratação para todos. Para as crianças, opte por canecas com tampa e palhinha, e copos de plástico duro para os adultos.

 

Agora que já sabe o que levar para um piquenique, aproveite o bom tempo ao ar livre e partilhe momentos divertidos com amigos e família.