Curgete

Alimentos

Curgete: benefícios e receitas

A curgete é um vegetal constituído essencialmente por água, contém muita fibra e vitaminas. Mas é o seu sabor único que faz as delícias de quem o prova. Saiba tudo sobre este alimento, indicado para a sua saúde.
Sabia que a curgete faz parte da família das cucurbitáceas, a mesma do melão e da melancia? Este legume de fácil digestão, com poucas calorias e muito hidratante, é composto em mais de 90% por água. 

Descubra mais sobre a curgete e os benefícios associados ao seu consumo.


Origem e curiosidades da curgete

A curgete (os brasileiros chamam-lhe abobrinha, os franceses e ingleses courgette, os americanos zucchini e os italianos zucchina), que colocamos na categoria dos legumes, é, na verdade, um fruto, botanicamente falando, porque possui sementes.

Os antepassados da curgete são originários do México e de algumas zonas do norte da América do Sul, contando com uma história de mais de sete mil anos. Na época dos Descobrimentos, foram trazidos para a Europa, onde começou o seu cultivo. Mas a curgete tal como a conhecemos hoje só viria a ser desenvolvida em Itália, no século XIX, perto de Milão.

O seu nome tem origem na palavra italiana para abóbora, zucca. Da Europa, por onde se espalhou, a curgete viajou até aos EUA no início do século XX, mais precisamente na década de 1920, provavelmente levada pelos imigrantes italianos.


Benefícios da curgete

O que torna o consumo da curgete benéfico à dieta alimentar de qualquer pessoa são as propriedades hidratantes. Contudo, para além da sua riqueza em água, a curgete é rica em fibra e fonte de vitamina C, B6 e ácido fólico.

Estes são os principais benefícios para a saúde.

Cicatrizações

Pelo teor em vitamina C, a curgete pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização e regeneração celular.

Saúde do coração e do cérebro

A curgete é fonte de ácido fólico, uma vitamina que contribui para o normal metabolismo da homocisteína, prevenindo o seu aumento no organismo, que pode originar doenças cardiovasculares e deficiências neurais.

Sistema imunitário

A vitamina C contribui para manter o normal funcionamento do sistema imunitário.

Equilíbrio e bem-estar


Devido às vitaminas que fornece, a curgete contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e função psicológica.

O valor nutricional da curgete é de 17kcal, por 100 gramas.

Tipos de curgete

Assim como acontece com muitos outros vegetais, também existem diversas variedades de curgete. Fique a conhecer algumas delas:

Curgete verde

Possui formato cilíndrico alongado e a casca é verde escura e brilhante. É a mais comum entre nós.

Curgete amarela

Possui casca amarela brilhante e o seu sabor é mais delicado do que o da curgete verde.

Curgete branca

Possui um sabor semelhante ao da variedade verde, mas sua casca verde-clara é mais fina e delicada.

Curgete Redonda

Uma variedade de porte médio, possui casca de cor verde claro brilhante e sabor suave.


Como escolher, conservar e consumir curgete

Escolher as melhores curgetes

Na altura de escolher a curgete, este legume deve apresentar a pele sem danos e sem sinais de desidratação. Escolha curgetes de tamanho médio e, de preferência, pesadas.

Como conservar

Pode-se depois conservar a curgete na gaveta inferior do frigorífico, por um período de 7 dias a uma temperatura de 6ºC.


Receitas com curgete

Este legume pode ser consumido cru, grelhado, cozido ao vapor, refogado, em sopas e ainda é um extraordinário acompanhamento para pratos de carne e peixe.

As flores das curgetes são muito utilizadas na cozinha mediterrânica, sobretudo em Itália e na Grécia. Podem ser recheadas, estufadas e fritas (tempura) ou usadas como ingrediente de omeletas e saladas.

Em França, a curgete é um ingrediente-chave no famoso ratatouille, um prato de legumes variados assados no forno.


O que é que a curgete tem?

Para uma dieta equilibrada, inclua a curgete como um legume de referência nos seus pratos. O seu elevado teor de água, fibra e vitaminas torna-a um alimento benéfico para o nosso organismo, para o sistema imunitário, músculos, ossos e pele.