Couve Portuguesa
Alimentos

Couve Portuguesa: rica em fibras e vitaminas

A couve portuguesa é uma variedade de couve bastante cultivada. Conheça algumas receitas com couve portuguesa!
A couve portuguesa (ou couve penca) distingue-se pelos talos tenros e folhas largas e verdes claras.

O consumo regular de couve portuguesa oferece-nos um bom aporte de nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Esta hortícola é também rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em calorias. Entre tantos e importantes nutrientes, são de salientar as vitaminas A, C, B e K, o cálcio, magnésio, potássio e fósforo.


Benefícios da couve portuguesa

Estes são os principais benefícios de consumir couve portuguesa.

Perda de peso

Por ser tão nutritiva e pouco calórica, a couve portuguesa é frequentemente utilizada em dietas para perda de peso corporal. A par disso, por ser rica em fibras, tem a capacidade de prolongar a sensação de saciedade. A inclusão desta verdura na dieta pode ajudar a controlar o apetite, tendo como resultado uma menor ingestão calórica diária. 

Ação antioxidante

Esta hortícola apresenta um bom teor em vitamina C, o que contribui para prevenir as oxidações celulares indesejáveis.

Saúde da pele e visão

A couve portuguesa é fonte de vitamina A, cuja ação contribui para a manutenção de uma pele e visão saudáveis. Além disso, é um excelente anti-inflamatório muscular natural.

Ação reguladora

Estes nutrientes, entre outras funções que detêm, ajudam a regular a pressão arterial, regulam o trânsito intestinal, combatem radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce e ainda contribuem na melhoria da densidade óssea.

Ideal para futuras mamãs


O folato presente na couve penca, também conhecido como ácido fólico, é uma vitamina essencial na gravidez. Contribui para o crescimento normal dos tecidos e formação do sangue.
Tipos de couve

A Couve, de nome científico Brassica Oleracea, é uma hortícola de talos carnudos, com uma boa espessura e uma nervura principal suculenta.

Trata-se de uma hortícola que pode ter cerca de 35-90cm de altura e que é resistente a alterações climatéricas, adaptando-se e desenvolvendo-se tanto em regiões quentes como frias.

Entre as variedades mais cultivadas dentro deste grupo de couve, destacam-se a “Penca de Chaves”, a “Portuguesa”, a “Penca da Povoa”, a “Murciana”, a “Couve Penca Glória de Portugal”, a “Penca da Povoa Verde” e a “Tronchuda”.
Origem da couve portuguesa

A couve é uma hortícola consumida já desde os tempos pré-históricos e pouco se sabe sobre a sua origem.

Até ao final da Idade Média, as couves de folhas, incluindo a Couve Portuguesa, eram as mais cultivadas e consumidas na Europa. Além de alimentarem inúmeras famílias, eram também utilizadas em contexto medicinal, para facilitar a digestão e eliminar a embriaguez.

Além de alimentar inúmeras famílias, a couve portuguesa era utilizada em contexto medicinal


A Couve Portuguesa aparenta ser o resultado da hibridação de uma couve repolho e de uma couve de folhas “Galega”, tendo sido selecionada na Península Ibérica.

Atualmente, cada português consome aproximadamente 15-20 Kg de couves por ano e cerca de metade é Couve Portuguesa.
Como consumir Couve Portuguesa

A Couve Portuguesa é uma verdura muito usada na cozinha tradicional portuguesa por ser muito versátil.

Pode ser consumida ao natural, gratinada ou salteada. É normalmente introduzida em sopas, como o Caldo Verde, em cozidos, como o Cozido à Portuguesa, em feijoada e até mesmo em batidos ou sumos.

Esta hortícola é também muito consumida na época natalícia, para acompanhar o bacalhau e as batatas.

Apesar de a Couve ser fundamental nas rotinas alimentares, deve haver um algum cuidado com as quantidades ingeridas para impedir algum desconforto gastrointestinal ou flatulência.

Ao escolher couve portuguesa , dê preferência às que apresentam folhas inteiras, de cor viva e sem sinais de desidratação. Conserve-as na gaveta inferior do frigorífico, a 6ºC, durante 3 dias.
O que é que a Couve Portuguesa tem?

O consumo regular de Couve Portuguesa proporciona inúmeros nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e sistema imunitário. Ajuda a regular a pressão arterial e o trânsito intestinal, combate o envelhecimento precoce, diminui o risco de doenças e contribui para a melhoria da densidade óssea, da pele e dos músculos.

Descubra as nossas receitas com couve portuguesa e escolha a que preferir para começar a introduzir a Couve Portuguesa na sua alimentação. A sua saúde agradece!