Nutrição

Conheça as propriedades e características do Alho Negro

Experimente o alho negro, um vegetal que, para além de lhe permitir obter várias soluções para os seus pratos, tem excelentes propriedades nutricionais.
Atualizado a 21/07/2021
Se tem por hábito utilizar alho nos seus cozinhados, saiba que também existe o alho negro. Descubra este vegetal de aspeto negro, que pode ser consumido inteiro, como aperitivo e até acompanhar queijos, por exemplo.

O que é o alho negro?

Este alho é feito a partir de alhos selecionados da variedade morado. Os alhos negros são maturados em estufas, numa temperatura e humidade controlada durante aproximadamente 30 dias. O aspeto negro provém desta maturação que “queima” a pele do alho dando-lhe um aspeto tostado.

As suas características

No processo de maturação, o dente de alho adquire uma cor negra, uma textura mole e para além disso perde a intensidade do cheiro característico a alho, ganhando um aroma e sabor adocicado. Para além de delicioso, não é indigesto como o alho tradicional pode ser. O sabor é profundo, mas suave, com notas levemente frutadas, criando uma maravilhosa mistura de subtons doce, azedo e salgado.

Propriedades nutricionais

O alho negro é rico em potássio, um mineral que contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e para a manutenção de uma pressão arterial normal. Tem também um papel importante no funcionamento muscular.

O alho negro é uma fonte de fibra e possui um alto teor de fósforo, um mineral que contribui para a manutenção de ossos e de dentes normais. O fósforo ajuda também no normal metabolismo produtor de energia e funcionamento das membranas celulares.

É também fonte de zinco, um mineral que contribui para a manutenção de ossos, pele, cabelo e unhas normais. Tem também um papel importante no funcionamento do sistema imunitário e contribui para a manutenção de uma boa visão e função cognitiva normal. Além disso, o zinco também contribui para o metabolismo dos macronutrientes, como dos hidratos de carbono e ácidos gordos. Tem ainda um papel importante na fertilidade e reprodução e contribui para a manutenção dos níveis normais de testosterona no sangue.

Dicas de consumo

Pode consumir os dentes de alho negro inteiros, como aperitivo, por exemplo, pois são bastante macios. Devido a esta característica, podem também ser espalhados juntamente com os ingredientes que mais gostamos. Os dentes de alho negro são ideais para acompanhar queijos, vegetais, carnes ou peixe. Pode utilizá-los para fazer deliciosas maioneses e outros molhos. As aplicações culinárias são infindáveis!

Experimente o alho negro, um vegetal que, para além de lhe permitir obter várias soluções para os seus pratos, tem excelentes propriedades nutricionais.

Partilhe esta descoberta pelos seus familiares e amigos.