Pescada
Alimentos

Pescada: pouca espinha e muita saúde

O consumo de Pescada tem vários benefícios. Descubra quais são e como preparar este peixe.
A pescada, peixe de sabor leve, cor branca e que a muitos agrada em lombos ou filete, por já vir sem qualquer espinha, é um dos peixes mais consumidos no nosso país. E há bons motivos para isso.

Os benefícios da pescada

Com menos de 2% de gordura, este peixe concentra a sua riqueza nas proteínas de grande valor biológico, vitaminas e minerais essenciais. A sua composição de aminoácidos é completa (contém os 9 aminoácidos essenciais) e equilibrada. No seu cardápio de vitaminas e minerais constam principalmente as vitaminas do complexo B, e minerais como o ferro, magnésio, fósforo, potássio, iodo, selénio e cálcio. 

Estes são os principais benefícios da pescada para a saúde:
  • Reduz a pressão arterial;
  • Auxilia nas funções cerebrais;
  • Regula o funcionamento da glândula tiroide;
  • Reforça a saúde dos ossos e dentes;
  • Ajuda na recuperação e reforço muscular;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Promove a produção de energia, evitando a sensação de fadiga;
Para além destes benefícios, por ser um peixe magro, a pescada também é de fácil digestão. Apresenta-se assim como um excelente alimento para quem prefere um prato mais leve, mas nutritivo.

Como consumir pescada

A pescada é um peixe versátil na cozinha portuguesa e pode ser preparada de muitas formas diferentes. Cozida, frita ou no forno, é como costuma ser mais apreciada.

À semelhante de outros peixes, o tempero da pescada é simples: sumo de limão a gosto, sal, pimenta e alho picado. Basta deixar marinar por 30 a 60 minutos para preparar um prato saboroso e saudável.

Como escolher e conservar

Ao escolher uma pescada fresca na sua peixaria do Continente, os olhos devem ser brilhantes e convexos e apresentar um odor agradável a maresia.

A cor da pescada deve ser brilhante e a sua escama aderente. Uma vez em casa, deve guardar a pescada num recipiente fechado até ao máximo de 2 dias no compartimento adequado do frigorífico.

Se optar por comprar a pescada ultracongelada, sejam lombos, filetes ou outra forma disponível, deve mantê-la no congelador e descongelar seguindo as instruções da embalagem.

O que torna a pescada especial?

A Pescada é um peixe “branco” de água salgada com características nutricionais importantes e benéficas para o nosso organismo.

Pela consistência que a sua carne branca apresenta, pelo sabor ligeiramente adocicado e por conter pouca quantidade de espinhas, a pescada é considerada um dos melhores peixes da sua família (Merlucciidae) para consumo. Descubra a nossa oferta de pescada numa peixaria Continente perto de si.