Abacate: benefícios nuricionais principais
Estas são as principais vantagens do consumo regular de abacate.
Colesterol
O abacate, também conhecido como pera abacate, destaca-se da maioria dos frutos por ter um conteúdo em gordura mais elevado, pois é rico em gorduras monoinsaturadas, benéficas para a saúde cardiovascular. Além disso, a presença de ácido oleico (gordura insaturada) e o conteúdo em esteróis vegetais contribuem para reduzir os níveis de colesterol LDL sanguíneo (mau colesterol).
Pressão arterial
Por ser fonte de potássio, também contribui para a regulação da pressão arterial. Estas características nutricionais ajudam na prevenção de certas doenças cardiovasculares.
Ação antioxidante
À semelhança do que acontece com o azeite, este fruto é uma boa fonte de vitamina E, uma vitamina com ação antioxidante e benéfica para o sistema imunitário e funcionamento dor organismo.
Controlo de peso
Com uma textura macia e um sabor suave, o abacate destaca-se por ter um conteúdo em gordura mais elevado do que muitos outros frutos. Com o amadurecimento, o seu teor em ácido oleico, o mesmo tipo de gordura presente no azeite, aumenta. No entanto, por também ser rico em fibra, esta ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, além disso, tem baixo teor em açúcares.
Recuperação muscular
É fonte de vitamina B6 e esta participa numa série de funções do organismo, desde o sistema hormonal, imunitário e nervoso, até à redução do cansaço e fadiga e à produção de proteínas e glicogénio, razão pela qual está também associada ao equilíbrio do organismo para quem pratica desporto.
Conheça a origem do abacate
A longa história do abacate faz-nos recuar milhares de anos e alimentar várias teorias. Mas existem 4 factos essenciais que poucos disputam:
- Desenhos e artefactos encontrados em escavações indicam a existência do abacate há cerca de dez mil anos;
- Estima-se que os astecas usassem o abacate para tratar da pele e do cabelo. A sua polpa, considerada sagrada, era amassada e usada para tratar cólicas e outras doenças gastrointestinais;
- Terá sido por volta de 1519 que os exploradores espanhóis descobriram o abacate no México, mas este fruto há muito que era amplamente cultivado, tanto na América Central como na do Sul;
- Só no século XIX é que o abacate mereceu a atenção dos agricultores europeus;
- Hoje, são conhecidas mais de 500 variedades de abacateiros, de origem mexicana, guatemalteca e antilhana, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor.
A moda dos restaurantes mexicanos e uma das suas receitas mais famosas, o guacamole, foram alguns dos grandes impulsionadores para colocar o abacate na rota do paladar dos portugueses. Depois surgiram os super alimentos e este fruto lá estava, bem posicionado no top dos melhores pelas suas qualidades nutritivas, despertando a atenção de quem não dispensa opções saudáveis.
O guacamole colocou o abacate na rota do paladar dos portugueses.

O abacate é um fruto excelente para consumir ao pequeno-almoço, às refeições principais, como sobremesa e até como snack.
Pode experimentar uma das receitas mais famosas com este fruto, o guacamole, usando o interior do abacate em pasta, junto com tomate, cebola, alho, malagueta, sumo de lima e coentros.
Mas existem mil e uma formas de comer abacate e tudo depende do seu gosto e imaginação:
- Se optar pela forma mais simples, ao natural, pode temperá-lo com um pouco de sal, limão, azeite e ervas;
- Fica ótimo a acompanhar ovos mexidos, omeletes ou para incorporar numa salada com queijo feta, tomate e pepino;
- Também há quem o coma simplesmente adoçado com mel ou açúcar, mas se é fã de smoothies, pode juntá-los com umas folhas de espinafres, ananás e sumo de laranja;
- Triturado com pinhões, azeite, sumo de limão, sal e pimento dá um excelente pesto;
- E se a vontade de comer for num dia quente, porque não transformá-lo num gelado? Basta batê-lo no liquidificador com sumo de limão, açúcar ou banana e leite e levá-lo ao congelador em formas próprias.
Na hora de comprar um abacate da variedade Hass, procure escolher aqueles que cedem ligeiramente ao toque. Se o abacate Hass estiver nesse ponto, mas não for para consumo imediato, pode ser conservado no frigorífico. Não sendo este o caso, mantenha-o na fruteira até ficar no ponto ideal de consumo.
Receitas com abacate
O sabor característico do abacate vai bem em saladas, purés, molhos, batidos, smoothies, sobremesas, barrado no pão, para acompanhar pratos de carne e peixe, com massas ou simplesmente ao natural.
Se quer testar a versatilidade deste fruto, aqui ficam algumas sugestões de receitas com abacate:
- Salada de cuscuz, com clementinas, frango e abacate – o abacate é ótimo com saladas frias em dias quentes. Experimente esta versão saudável de salada de cuscuz com clementinas, frango e abacate;
- Salada de polvo com abacate e manga – numa versão mais exótica, delicie-se com esta colorida e saborosa salada de polvo com abacate e manga;
- Panquecas de curgete e abacate – para uma opção de pequeno-almoço ou snack mais leve, experimente estas panquecas de curgete e abacate com um toque de queijo feta;
- Tapioca de abacate – o snack saudável que faltava, esta tapioca de abacate e ovo cozido vai fazer as maravilhas dos seus pequenos-almoços ou lanches;
- Tarte de abacate e lima – esta tarte de abacate e lima entra no leque de sobremesas saudáveis e que pode saborear sem culpa.
Abacate: ouro verde dos fãs da alimentação saudável
O abacate está no topo dos frutos mais saciantes e equilibrados, reconhecido pelas suas propriedades nutritivas, uma exigência na dieta alimentar de quem gosta de comer saudável. A verdade é que nunca se ouviu falar tanto de abacate, impulsionado por artistas famosas como Cara Delevingne, Miranda Kerr, ou Taylor Swift.
O abacate é um excelente fruto a ser consumido com moderação, principalmente por quem procura fazer uma mudança de hábitos alimentares e até para quem luta contra a balança.