Breve história
Nativa da América Central e do Sul, a batata-doce é um dos tubérculos mais antigos conhecidos pelo homem, consumida desde os tempos pré-históricos, facto evidenciado por achados descobertos em cavernas no Peru.
Cristóvão Colombo trouxe este alimento para a Europa aquando da sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 1492. Mais tarde, este tubérculo foi levado para as Filipinas por exploradores espanhóis e para África, Índia, Indonésia e sul da Ásia pelos descobridores portugueses.
Cultivada em mais de cem países, atualmente a China é o maior produtor mundial de batatas-doces. Em Portugal, a produção tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido ao aumento do consumo.
A batata-doce nacional é maioritariamente cultivada em zonas onde o solo é arenoso e o clima ameno. Nestas zonas, as geadas são menos frequentes e têm condições mais adequadas para o seu cultivo.
Benefícios da batata-doce
Terão sido os adeptos de um estilo de vida saudável os responsáveis por dar maior visibilidade à batata-doce, ao incluírem-na de forma mais regular na sua alimentação.
Atualmente, esta fonte de hidratos de carbono faz parte de escolhas de chefs por todo o mundo e é cada vez mais escolhida pelos portugueses. Conheça os seus principais benefícios.
Ação antioxidante
A presença de vitamina C contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
Saúde do coração
A tiamina, juntamente com o potássio que ajuda a regular a pressão arterial, contribui para o normal funcionamento do coração.
Ação cicatrizante
A vitamina C existente neste alimento, pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização e regeneração celular.
Saúde da pele e visão
Este tubérculo é fonte de vitamina A, cuja ação contribui a manutenção de uma pele e visão saudáveis.
Manutenção do sistema nervoso
O potássio, encontrado em quantidades significativas neste alimento, é essencial para o normal funcionamento do sistema nervoso.
Todas estas vantagens podem ser encontradas em diferentes variedades de batata-doce.
Informação nutricional de batata-doce
Por cada 100 gramas de batata-doce crua, estão presentes os seguintes valores nutricionais:
- Lípidos: 0 g
- Hidratos de carbono: 28,3 g – dos quais açúcares 7,9 g
- Fibra: 2,7 g
- Proteínas: 1 g
- Sal: 0,1 g
- Vitamina A: 650 µg
- Vitamina C: 25 mg
- Magnésio: 14 mg
- Ferro: 0,7 mg
Quantas calorias tem?
O modo como a batata-doce é preparada influencia o seu valor calórico. Se for cozida será menos calórica do que se for frita.
Tipos de batata-doce
Existem duas variedades principais: Ipomea batatas L e Solanum tuberosum.
As diferenças são visíveis ao nível da cor, da forma e da casca. A cor da pele e da polpa pode variar entre o branco, o amarelo, o laranja, o rosa e o roxo. A sua forma pode ser curta e arredondada, mas também é comum adquirir um formato mais alongado e cónico, e a casca é mais rija que a da batata normal.
No Continente, pode encontrar as variedades de batata-doce de polpa amarela/ branca e de polpa laranja e optar entre adquirir a granel ou já embalada, para facilitar o processo de compra.
Como consumir batata-doce
Os chefs adoram incluí-la nos seus menus das mais variadas formas. Cozinhada em água, apresenta um índice glicémico mais baixo do que a batata dita normal.
Mas é o seu sabor único, as cores apelativas e a versatilidade a nível culinário que fizeram da batata-doce um ingrediente estrela. Das sopas aos purés, das chips aos bolos, dos gnocchi às azevias, os usos culinários deste tubérculo são intermináveis. Combina também muito bem com canela, mel, coco e noz-moscada.
Para confecionar os melhores pratos, escolha as batatas-doces mais firmes e que se apresentem inteiras, sem manchas ou sinais de podridão. Guarde-as num local fresco e seco, escuro e bem ventilado.
Como cozinhar batata-doce
Conheça vários métodos para cozinhar este alimento de forma a conseguir diferentes texturas e sabores.
Como cozinhar batata-doce na panela
Esta é uma das formas mais rápidas e práticas de preparar este alimento. Siga estes passos:
1. Comece por lavar bem as batatas-doces — pode deixá-las com a casca;
2. Coloque-as numa panela com água e uma pitada de sal;
3. Cozinhe por cerca de 20 a 30 minutos, ou até que estejam macias ao espetar um garfo;
4. Retire as batatas-doces, deixe arrefecer um pouco e, se desejar, retire a casca;
5. Agora pode usá-las em purés, sopas ou até mesmo como acompanhamento simples.
Como cozinhar batata-doce no forno
Cozinhar batatas-doces no forno é muito simples:
1. Comece por pré-aquecer o forno a 200°C;
2. Lave as batatas-doces e deixe a casca (opcional);
3. Fure-as com um garfo para permitir que o vapor se liberte durante a cozedura;
4. Coloque-as num tabuleiro próprio e asse por cerca de 45 a 60 minutos, ou até que estejam macias ao espetar um garfo.
Para uma versão deliciosa e mais crocante, experimente batata-doce assada no forno em palitos ou, se preferir uma opção mais rápida, veja como preparar este alimento na airfryer.
Como fazer batata-doce no micro-ondas
Esta é uma das formas mais rápidas e saborosas de apreciar este alimento. O processo é muito simples:
1. Lave bem as batatas-doces e, se preferir, deixe a casca;
2. Fure-as com um garfo;
3. Coloque-as num prato adequado para o micro-ondas e cubra com uma tampa própria;
4. Cozinhe por 5 a 8 minutos em potência alta, virando-a a meio deste período;
5. Após o tempo de cozedura, deixe as batatas-doces descansar por alguns minutos.
Esta forma rápida de confecionar mantém o sabor adocicado e a textura macia da batata-doce. É ideal para quem tem pouco tempo.
Receitas com batata-doce
Além do sabor, a versatilidade deste tubérculo é um dos seus pontos fortes. Fica igualmente bem em pratos salgados. Aqui ficam algumas receitas:
- Sopa de batata-doce: perfeita para uma refeição leve e ideal para aquecer nos dias mais frios.
- Batata-doce recheada com chili: um prato saboroso, nutritivo e fácil de preparar, e uma explosão de sabores irresistíveis.
- Empadão de batata-doce e carne: um prato reconfortante e irresistível. Experimente e delicie-se com uma forma diferente de fazer empadão.
- Estufado de batata-doce, lentilhas e couve portuguesa: uma receita deliciosa e nutritiva repleta de cor e sabor.
- Rosti de batata-doce: uma receita tradicional da cozinha suíça, simples e muito saborosa.
- Tarte de batata-doce: uma sobremesa leve, nutritiva e deliciosa.
Batata-doce na gravidez
A batata-doce é um ótimo alimento para consumir durante a gravidez — é rica em nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebé. Com alto teor em vitamina C e A e fonte de fibra, potássio e tiamina, este tubérculo contribui para o desenvolvimento saudável do feto.
Além disso, a vitamina A desempenha um papel fundamental na formação dos pulmões, do fígado e dos rins, enquanto o cálcio e o magnésio contribuem para o desenvolvimento ósseo.
Outro benefício importante é o seu efeito no combate à obstipação, um problema comum durante a gravidez, devido à elevada quantidade de fibra.
A batata-doce cozida tem um baixo índice glicémico que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir complicações como a diabetes gestacional.
O torna a batata-doce tão especial?
Há muito apreciada pelos atletas, a batata-doce tornou-se, nos últimos tempos, uma estrela do reino da gastronomia e da alimentação saudável.
No Continente encontra as melhores batatas-doces para confecionar os seus pratos favoritos.
✅ Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.