System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Certificação Resíduo Zero

Sustentabilidade

Certificação Resíduo Zero

Alimentos livres de resíduos produzidos de forma mais sustentável é o que garante a Certificação Resíduo Zero. Saiba mais!
Alimentos livres de resíduos e pesticidas e produzidos de forma mais sustentável é o que garante a Certificação Resíduo Zero, em que já estão envolvidos 44 produtores do Clube de Produtores Continente.

As crescentes preocupações dos consumidores relativamente à segurança alimentar e à sustentabilidade ambiental têm despertado nos produtores agrícolas a necessidade de apresentar uma solução para ir ao encontro das exigências do mercado. Nesse sentido, surgiu a Certificação Resíduo Zero.

O que é a Certificação Resíduo Zero?

“O Resíduo Zero (Rzero) é um sistema de produção agrícola que privilegia o uso de produtos de origem biológica, com o objetivo de obter um produto livre de resíduos e pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano. Este é um sistema de produção mais sustentável e que promove a biodiversidade”, explica Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

Mais detalhadamente, o Resíduo Zero (Rzero) é um sistema de produção agrícola certificável que combina o uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica (incluindo fauna auxiliar e controlo biotecnológico) com o objetivo final de obter um produto livre de resíduos de pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano.

A produção com zero resíduos utiliza pesticidas em alguma fase do processo produtivo, mas garante que os produtos chegam à loja abaixo dos limites legais de resíduos. Para isso é fundamental ter em conta dois aspetos:

 

  • A gestão técnica da cultura, já que este tipo de produção requere um nível alto de qualificação do técnico da exploração.

  • Uso racional de produtos fitofármacos, para se conseguir um produto livre de danos de pragas e doenças e, por sua vez, sem resíduos de pesticidas.

 

Um produto Rzero é um produto que depois de ser submetido a uma análise apresenta todos os parâmetros abaixo do limiar de deteção, ou seja, zero resíduos.

Consequentemente, uma exploração com produção Rzero é mais sustentável, pois consomem-se menos recursos, gera-se menos pegada carbónica e promove-se a biodiversidade.

Objetivos Sustentáveis da Certificação Resíduos Zero

A Certificação Resíduo Zero tem como objetivos:

 

  • Aumentar a confiança na origem
  • Produzir alimentos seguros
  • Garantir um alto nível de qualidade dos produtos
  • Respeitar o meio ambiente
  • Ser reconhecida pelo consumidor
  • Cuidar da saúde do consumidor e do trabalhador
Clube de Produtores Continente

“O Projeto Resíduo Zero resulta da parceria entre o Clube de Produtores Continente e a Zerya e visa o desenvolvimento de sistemas produção agrícola personalizados, com enfoque em boas práticas agrícolas e produtos livres de resíduos”, diz Ondina Afonso.

“Neste sistema de produção é garantida a obtenção de produtos hortofrutícolas livres de resíduos e em que são salvaguardados princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos”.

Atualmente, 44 associados do Clube de Produtores Continente aderiram ao Projeto Resíduo Zero, que visa o desenvolvimento de sistemas produção agrícola personalizados, com enfoque em boas práticas agrícolas e produtos livres de resíduos e pesticidas.

Neste projeto estão envolvidos 44 produtores do Clube de Produtores Continente que se estendem em mais de 1050 hectares.

O Clube de Produtores do Continente assume assim um compromisso com a produção vegetal sem resíduos, garantindo boas práticas na origem, e frutas e legumes Continente mais saudáveis.