As crescentes preocupações dos consumidores relativamente à segurança alimentar e à sustentabilidade ambiental têm despertado nos produtores agrícolas a necessidade de apresentar uma solução para ir ao encontro das exigências do mercado. Nesse sentido, surgiu a Certificação Resíduo Zero.
O que é a Certificação Resíduo Zero?
“O Resíduo Zero (Rzero) é um sistema de produção agrícola que privilegia o uso de produtos de origem biológica, com o objetivo de obter um produto livre de resíduos de pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano. Este é um sistema de produção mais sustentável e que promove a biodiversidade”, explica Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
Mais detalhadamente, o Resíduo Zero (Rzero) é um sistema de produção agrícola certificável que combina o uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica (incluindo fauna auxiliar e controlo biotecnológico) com o objetivo final de obter um produto livre de resíduos de pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano.
Para chegarmos a esta certificação é fundamental ter em conta dois aspetos:
- A gestão técnica da cultura, já que este tipo de produção requere um nível alto de qualificação do técnico da exploração.
- Uso racional de produtos fitofármacos, para se conseguir um produto livre de danos de pragas e doenças e, por sua vez, sem resíduos de pesticidas.

Uma exploração com produção Rzero é mais sustentável, pois utiliza com mais eficiência os recursos e, por conseguinte, uma menor pegada de carbono e, simultaneamente, promove a biodiversidade.

Objetivos da Certificação Resíduos Zero
A Certificação Resíduo Zero tem como objetivos:
- Garantir um alto nível de qualidade dos produtos;
- Respeitar o meio ambiente, aumentar a biodiversidade e a proteção dos solos;
- Ser reconhecida pelo consumidor;
“O Projeto Resíduo Zero resulta da parceria entre o Clube de Produtores Continente e a Zerya e visa o desenvolvimento de sistemas produção agrícola personalizados, com enfoque em boas práticas agrícolas e produtos livres de resíduos”, diz Ondina Afonso.
“Neste sistema de produção é garantida a obtenção de produtos hortofrutícolas livres de resíduos e em que são salvaguardados princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos”.
Atualmente, 44 associados do Clube de Produtores Continente aderiram ao Projeto Resíduo Zero, que visa o desenvolvimento de sistemas produção agrícola personalizados, com enfoque em boas práticas agrícolas e produtos livres de resíduos e pesticidas.
O Clube de Produtores do Continente assume assim um compromisso com a produção vegetal sem resíduos, garantindo boas práticas na origem, e frutas e legumes Continente saudáveis.