O compromisso com a eficiência energética está patente em vários níveis. Desde a substituição de iluminação convencional por sistemas LED até à criação de edifícios eco-friendly, cada ação reflete a preocupação em promover soluções mais sustentáveis e duradouras. Para saber mais sobre estas iniciativas e como estão a transformar o retalho, continue a ler.
Inícios sustentáveis: da conceção à implementação
No videocast da MC sobre a eficiência energética nas lojas Continente, Valter Freitas, da Direção de Conceção de loja da MC e Carlos Sampaio da Elergone Energia (marca Sonae) falaram sobre algumas das estratégias que estão a ser implementadas.

As remodelações têm efeitos imediatos e os novos edifícios seguem princípios estruturantes que minimizam o impacto ambiental desde o início. A utilização de materiais sustentáveis, como pavimentos técnicos mais duráveis, é um exemplo de como é priorizada a eficiência a longo prazo.
Modelos estandardizados que permitem criar modelos estanques, possibilitam também simplificar os processos ao longo do desenvolvimento e construção da obra. Desenhar, projetar a implementação e a construção, resulta num ciclo de vida mais longo e mais eficiente energeticamente.
É de salientar o desenvolvimento de lojas “Bom Dia” com conceitos eco-friendly. Estes edifícios são projetados para se integrarem no terreno com o menor impacto possível, utilizando design inteligente para maximizar o aproveitamento da luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica.
Tecnologia e inovação: medidas concretas de eficiência energética
Com o foco em resultados práticos, as iniciativas de eficiência energética implementadas são exemplos claros de como a tecnologia pode ser usada para promover a sustentabilidade.