A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Comprar loja online

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Sustentabilidade Continente

MC é dos mais sustentáveis e com inovação ambiental

Conheça algumas das iniciativas que visam a neutralidade carbónica e o combate ao desperdício alimentar

Em 2024, o grupo empresarial a que pertence a MC foi distinguido como um dos mais sustentáveis do mundo, pela revista TIME e pela Statista, além de ter sido distinguida pela sua liderança no combate às alterações climáticas pelo CDP (Carbon Disclosure Project). A organização ambientalista global sem fins lucrativos integrou a empresa na sua “A List”, que reúne as empresas com melhor desempenho e transparência a nível mundial.

A MC foi a primeira retalhista portuguesa a assumir um compromisso global de sustentabilidade, numa jornada que iniciou há muito e que visa atingir a neutralidade carbónica das suas operações em 2040. Os exigentes objetivos que pretende alcançar até 2032 − reduzir em 51% as emissões das suas operações e em 31% as da sua cadeia de abastecimento, face a 2022 − foram validados pela Science Based Targets Initiative (SBTi).

O compromisso e desempenho da MC para utilização responsável dos plásticos foi destacado, no âmbito do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, com uma performance que a coloca entre os melhores retalhistas a nível global.

Para a MC o futuro sustentável já começou há muito


Apesar do reconhecimento nacional e internacional, a MC reconhece que há ainda um longo caminho pela frente e aproveita cada nova oportunidade para transformar o seu propósito e ambição em ações concretas e em impacto positivo.

A sua Agenda de Sustentabilidade abrange quatro grandes eixos de atuação:
  • Planeta (ação climática / circularidade);
  • Produtos (produção sustentável / oferta responsável);
  • Pessoas;
  • Comunidades.
Conheça algumas das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos anos e os seus impactos concretos.
Parque Solar Fotovoltaico Embalagens Sustentaveis Combate Desperdicio Alimentar Cadernao Continente Refill Continente Sacos Reutilizaveis Continente Sustentabilidade Confirming Esg

1. Clube de Produtores Continente

A MC, ciente de que o trabalho com os fornecedores é também essencial para reduzir a pegada ambiental da cadeia de abastecimento, lançou o Clube de Produtores Continente, que conta com 344 membros.

Tem a missão de promover práticas de sustentabilidade e boas condições de produção.

2. Expansão Plug & Charge

Desde o início do projeto, em 2020, até 2024, o Plug & Charge, serviço de carregamento de viaturas elétricas da MC, atingiu os 294 pontos de carregamento, em 76 lojas Continente e mais de 450 mil utilizações.

Com uma média diária de 85 000 km carregados, esta rede já permitiu evitar a libertação de 4 000 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

3. Instalação de parque fotovoltaico

No final de 2023, a MC possuía já 264 centrais instaladas e em funcionamento, e um parque fotovoltaico com uma potência instalada de cerca de 52 MWp, o que representou um crescimento de 40,5% face a 2022.

4. Desenvolvimento do Manual de Packaging Sustentável

Tendo em vista a alteração das embalagens dos produtos de marca própria, a MC lançou o seu Manual de Packaging Sustentável, que reúne as diretrizes de ecodesign e design4recycling.

Simultaneamente, foram implementadas ações de formação, destinadas aos seus colaboradores e fornecedores, com o objetivo de assegurar e acelerar a sua adoção.

5. Combate ao desperdício alimentar

Tendo em consideração que cerca de 40% da produção de frutas e legumes no campo é, geralmente, desperdiçada, o Continente lançou a gama Zero Desperdício, para dar uma nova oportunidade a frutas e legumes, com pequenas imperfeições, que em nada afetam a sua qualidade ou sabor, e que, de outra forma, seriam desperdiçados.

Adicionalmente, passou a disponibilizar as Caixas Zer0% Desperdício, com cinco quilos com frutas e legumes prestes a ultrapassar o ponto ótimo de consumo. Estima-se que, com esta iniciativa, seja possível evitar o desperdício de cerca de 25 toneladas de frutas e legumes, anualmente.

6. Gestão de resíduos

Em 2023, a MC implementou um sistema de recolha de cápsulas de café nas lojas. A campanha Cadernão foi responsável pela recolha de 155 toneladas de papel, que foram encaminhadas para reciclagem, dando lugar à plantação de 3 100 árvores em 2024.

7. Produtos mais amigos do ambiente

Desenvolvida com o objetivo de oferecer produtos fabricados com matérias-primas sustentáveis, a marca Continente ECO permite reduzir a pegada ecológica e promover o desperdício zero e a economia circular.

8. Refill de produtos

O refill de produtos possibilita que o cliente leve a sua própria embalagem quando se desloca às lojas Continente onde esta opção está disponível, comprando a granel e pagando apenas a quantidade de produto que pretende.

Paralelamente, a MC tem vindo a desenvolver soluções de Refill At home, disponibilizando, por exemplo, cápsulas de Lava Tudo Continente Eco, que depois o cliente pode diluir em casa, em vez de comprar já o produto final.

9. Programa de agricultura regenerativa

Em 2023, a MC integrou sete produtores no programa de agricultura regenerativa, que pretende desenvolver um protocolo de cultivo.

Abarca um conjunto de ferramentas de diagnóstico e suporte à tomada de decisões por parte dos produtores, para garantir melhores condições do solo, salvaguardar a nutrição das plantas e gerir a água disponível, otimizando a produtividade e minimizando o impacto ambiental da atividade.

10. Programa de agroecologia

Este programa foi concebido com o objetivo de apoiar os 23 produtores aderentes a estabelecer um plano de atuação para as suas explorações, com base em três fatores-chave: água, biodiversidade e carbono (ABC).

11. Poupe o Planeta

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), em 2023, a MC lançou o jogo Poupe o Planeta, disponível na App Cartão Continente, que permitia aos clientes acumularem pontos em troca de iniciativas amigas do ambiente.

Por cada dez pontos, o Cartão Continente compromete-se a plantar uma árvore. Foram plantadas 15 mil árvores nas florestas nacionais.

12. Dia Nacional da Sustentabilidade

Para assinalar o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro de 2023) o Continente lançou um conjunto de ações de sensibilização que decorreram ao longo do mês:

  • A campanha “Ajude o planeta com o seu prato”, que deu a conhecer a Dieta do Planeta;
  • A ação “Traga Vazio Leve Cheio”, que promoveu a utilização de embalagens e sacos reutilizáveis;
  • A campanha “Dê uma nova vida aos seus resíduos”, que chamou a atenção dos clientes para os Ecospots existentes nas lojas Continente e que permitem dar uma nova vida a um conjunto diversificado de produtos em fim de ciclo.

13. Programa Confirming ESG

O programa Confirming ESG, lançado em maio de 2022, pretende promover a sustentabilidade na cadeia de valor, e permite antecipar pagamentos a fornecedores com base em critérios de sustentabilidade.

Esta iniciativa valeu à empresa a distinção nos Environmental Finance Sustainable Company Awards 2023.

14. Sonae já recicla 91% das embalagens próprias

Grupo definiu, há seis anos, meta para ter todas as embalagens de plástico das suas marcas próprias recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até ao final de 2025. Limitações tecnológicas e da cadeia de valor entre os fatores que impedem o alcance do objetivo este ano.

Iniciativa "Falhar foi só o início” reporta o progresso da Sonae, de 72% em 2019 para 91% no primeiro semestre de 2025, e alerta para a necessidade de continuar a mobilizar a indústria e a sociedade em prol deste compromisso.

Taxa de reciclabilidade das embalagens das suas marcas próprias já era referência mundial no setor, mesmo antes de atingir os 91% este ano.

A MC tem vindo a reafirmar o seu compromisso com um futuro sustentável através de ações concretas e inovadoras que impactam positivamente o ambiente e as comunidades. Desde a redução das emissões de carbono até à implementação de programas que promovem a economia circular, a empresa consolida cada vez mais a sua posição na sustentabilidade.

Com metas ambiciosas e um foco constante na inovação, a MC continua a inspirar diariamente mudanças, nos colaboradores, nos fornecedores e nos consumidores.