Sustentabilidade Continente

MC é dos mais sustentáveis e com inovação ambiental

Conheça algumas das iniciativas que visam a neutralidade carbónica e o combate ao desperdício alimentar

Em 2024, o grupo empresarial a que pertence a MC foi distinguido como um dos mais sustentáveis do mundo, pela revista TIME e pela Statista, além de ter sido distinguida pela sua liderança no combate às alterações climáticas pelo CDP (Carbon Disclosure Project). A organização ambientalista global sem fins lucrativos integrou a empresa na sua “A List”, que reúne as empresas com melhor desempenho e transparência a nível mundial.

A MC foi a primeira retalhista portuguesa a assumir um compromisso global de sustentabilidade, numa jornada que iniciou há muito e que visa atingir a neutralidade carbónica das suas operações em 2040. Os exigentes objetivos que pretende alcançar até 2032 − reduzir em 51% as emissões das suas operações e em 31% as da sua cadeia de abastecimento, face a 2022 − foram validados pela Science Based Targets Initiative (SBTi).

O compromisso e desempenho da MC para utilização responsável dos plásticos foi destacado, no âmbito do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, com uma performance que a coloca entre os melhores retalhistas a nível global.

Para a MC o futuro sustentável já começou há muito


Apesar do reconhecimento nacional e internacional, a MC reconhece que há ainda um longo caminho pela frente e aproveita cada nova oportunidade para transformar o seu propósito e ambição em ações concretas e em impacto positivo.

A sua Agenda de Sustentabilidade abrange quatro grandes eixos de atuação:
  • Planeta (ação climática / circularidade);
  • Produtos (produção sustentável / oferta responsável);
  • Pessoas;
  • Comunidades.
Conheça algumas das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos anos e os seus impactos concretos.
Parque Solar Fotovoltaico Embalagens Sustentaveis Combate Desperdicio Alimentar Cadernao Continente Refill Continente Sacos Reutilizaveis Continente Sustentabilidade Confirming Esg

1. Clube de Produtores Continente

A MC, ciente de que o trabalho com os fornecedores é também essencial para reduzir a pegada ambiental da cadeia de abastecimento, lançou o Clube de Produtores Continente, que conta com 344 membros.

Tem a missão de promover práticas de sustentabilidade e boas condições de produção.

2. Expansão Plug & Charge

Desde o início do projeto, em 2020, até 2024, o Plug & Charge, serviço de carregamento de viaturas elétricas da MC, atingiu os 294 pontos de carregamento, em 76 lojas Continente e mais de 450 mil utilizações.

Com uma média diária de 85 000 km carregados, esta rede já permitiu evitar a libertação de 4 000 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

3. Instalação de parque fotovoltaico

No final de 2023, a MC possuía já 264 centrais instaladas e em funcionamento, e um parque fotovoltaico com uma potência instalada de cerca de 52 MWp, o que representou um crescimento de 40,5% face a 2022.

4. Desenvolvimento do Manual de Packaging Sustentável

Tendo em vista a alteração das embalagens dos produtos de marca própria, a MC lançou o seu Manual de Packaging Sustentável, que reúne as diretrizes de ecodesign e design4recycling.

Simultaneamente, foram implementadas ações de formação, destinadas aos seus colaboradores e fornecedores, com o objetivo de assegurar e acelerar a sua adoção.

5. Combate ao desperdício alimentar

Tendo em consideração que cerca de 40% da produção de frutas e legumes no campo é, geralmente, desperdiçada, o Continente lançou a gama Zero Desperdício, para dar uma nova oportunidade a frutas e legumes, com pequenas imperfeições, que em nada afetam a sua qualidade ou sabor, e que, de outra forma, seriam desperdiçados.

Adicionalmente, passou a disponibilizar as Caixas Zer0% Desperdício, com cinco quilos com frutas e legumes prestes a ultrapassar o ponto ótimo de consumo. Estima-se que, com esta iniciativa, seja possível evitar o desperdício de cerca de 25 toneladas de frutas e legumes, anualmente.

6. Gestão de resíduos

Em 2023, a MC implementou um sistema de recolha de cápsulas de café nas lojas. A campanha Cadernão foi responsável pela recolha de 155 toneladas de papel, que foram encaminhadas para reciclagem, dando lugar à plantação de 3 100 árvores em 2024.

7. Produtos mais amigos do ambiente

Desenvolvida com o objetivo de oferecer produtos fabricados com matérias-primas sustentáveis, a marca Continente ECO permite reduzir a pegada ecológica e promover o desperdício zero e a economia circular.

8. Refill de produtos

O refill de produtos possibilita que o cliente leve a sua própria embalagem quando se desloca às lojas Continente onde esta opção está disponível, comprando a granel e pagando apenas a quantidade de produto que pretende.

Paralelamente, a MC tem vindo a desenvolver soluções de Refill At home, disponibilizando, por exemplo, cápsulas de Lava Tudo Continente Eco, que depois o cliente pode diluir em casa, em vez de comprar já o produto final.

9. Programa de agricultura regenerativa

Em 2023, a MC integrou sete produtores no programa de agricultura regenerativa, que pretende desenvolver um protocolo de cultivo.

Abarca um conjunto de ferramentas de diagnóstico e suporte à tomada de decisões por parte dos produtores, para garantir melhores condições do solo, salvaguardar a nutrição das plantas e gerir a água disponível, otimizando a produtividade e minimizando o impacto ambiental da atividade.

10. Programa de agroecologia

Este programa foi concebido com o objetivo de apoiar os 23 produtores aderentes a estabelecer um plano de atuação para as suas explorações, com base em três fatores-chave: água, biodiversidade e carbono (ABC).

11. Poupe o Planeta

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), em 2023, a MC lançou o jogo Poupe o Planeta, disponível na App Cartão Continente, que permitia aos clientes acumularem pontos em troca de iniciativas amigas do ambiente.

Por cada dez pontos, o Cartão Continente compromete-se a plantar uma árvore. Foram plantadas 15 mil árvores nas florestas nacionais.

12. Dia Nacional da Sustentabilidade

Para assinalar o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro de 2023) o Continente lançou um conjunto de ações de sensibilização que decorreram ao longo do mês:

  • A campanha “Ajude o planeta com o seu prato”, que deu a conhecer a Dieta do Planeta;
  • A ação “Traga Vazio Leve Cheio”, que promoveu a utilização de embalagens e sacos reutilizáveis;
  • A campanha “Dê uma nova vida aos seus resíduos”, que chamou a atenção dos clientes para os Ecospots existentes nas lojas Continente e que permitem dar uma nova vida a um conjunto diversificado de produtos em fim de ciclo.

13. Programa Confirming ESG

O programa Confirming ESG, lançado em maio de 2022, pretende promover a sustentabilidade na cadeia de valor, e permite antecipar pagamentos a fornecedores com base em critérios de sustentabilidade.

Esta iniciativa valeu à empresa a distinção nos Environmental Finance Sustainable Company Awards 2023.

A MC tem vindo a reafirmar o seu compromisso com um futuro sustentável através de ações concretas e inovadoras que impactam positivamente o ambiente e as comunidades. Desde a redução das emissões de carbono até à implementação de programas que promovem a economia circular, a empresa consolida cada vez mais a sua posição na sustentabilidade.

Com metas ambiciosas e um foco constante na inovação, a MC continua a inspirar diariamente mudanças, nos colaboradores, nos fornecedores e nos consumidores.