Cadernao Reciclagem De Cadernos

Cadernão: reciclagem de cadernos e plantação de árvores

Pode apoiar a iniciativa Cadernão ao doar os seus cadernos usados

A reciclagem de cadernos, através da iniciativa “Cadernão”, é fruto de uma parceria entre o Continente e a marca de cadernos Oxford.

O objetivo? Sensibilizar e incentivar a reciclagem, ao mesmo tempo que contribui para uma economia mais circular. O projeto “Cadernão” também promove a reflorestação, o que são boas notícias para o planeta.

Só em dois anos os portugueses já entregaram 167 toneladas de cadernos no âmbito desta iniciativa.

Como funciona a reciclagem de cadernos?


É simples. A cada ano, durante a campanha de Regresso às Aulas, os portugueses têm à sua disposição depósitos do “Cadernão” nas lojas Continente.

Podem depositar cadernos escolares e papel usado, de qualquer marca, com capas de papel, plástico, argolas e agrafos de metal ou folhas soltas.

Os cadernos seguem depois para reciclagem e o Continente planta 20 árvores por cada tonelada recolhida.

Cadernão: edições de 2022 e 2023

Cadernao Continente

Cadernão: edições de 2022 e 2023

Na primeira edição do “Cadernão” em 2022, a campanha recolheu 12 toneladas de papel. Assim, em janeiro de 2023, foram plantadas 240 árvores na Floresta Sonae, o equivalente às árvores necessárias para produzir todo o papel recolhido e reciclado.

Em 2023, numa clara prova de sucesso da reciclagem de cadernos, os valores multiplicaram-se. Durante a campanha de Regresso às Aulas, foram recolhidas 155 toneladas de papel. Como resultado, foram plantadas 3 100 árvores.

No início do projeto, a recolha foi implementada em 44 lojas. Devido à grande adesão dos portugueses, a partir de 2023 a recolha foi alargada para cerca de 250 lojas.

A quantidade de papel recolhido aumentou e foram plantadas mais árvores graças à sua ajuda.

Continente apoia Green Cork

Rolhas Continente

Continente apoia Green Cork

Além da iniciativa de reciclagem de cadernos, o projeto de reciclagem de rolhas de cortiça - Green Cork - também é apoiado pelo Continente.

Com um total de 117 573 275 rolhas recolhidas, 1 550 103 árvores foram plantadas. Quer apoiar esta causa?

Em todos os hipermercados Continente e lojas Continente Bom Dia de todo o território nacional, inclusive Açores e Madeira, pode colocar as suas rolhas de cortiça no rolhinhas ou entregá-las no balcão de Apoio ao Cliente.

Consulte aqui o mapa de lojas.

3 dicas para apoiar a reciclagem de cadernos


Reciclar cadernos é uma atitude simples, mas que tem um grande impacto ambiental. Siga estas dicas para reduzir o desperdício e para que os seus cadernos usados tenham uma nova vida.

1. Selecione os cadernos


A reciclagem de cadernos pode ser um momento de aprendizagem em família. Pode explicar aos seus filhos para que serve a reciclagem e qual o fim que os cadernos vão ter. Neste caso, plantar árvores.

Adicionalmente, fica com mais espaço disponível em casa depois de depositar os seus cadernos usados.

2. Reaproveite o que for possível


Nem sempre todos os cadernos usados estão completamente preenchidos.
Caso precise e se sobrarem folhas em branco, use-os para anotações ou rascunhos.

3. Leve os materiais para um ponto de recolha


Durante a campanha de Regresso às Aulas, já sabe que pode contar com o Continente para a reciclagem de cadernos.

Tome nota

Tome nota

Segundo a Global Forest Watch, em 2010 Portugal tinha 1,61 milhares de hectares de floresta natural, estendendo-se por 24% da sua área terrestre. Em 2023, perdeu 22,8 mil hectares de floresta natural.

Os números dão que pensar. Junte-se a nós para que, passo a passo, seja possível plantar cada vez mais árvores todos os anos.