Dia Internacional Residuo Zero

Dia Internacional do Resíduo Zero: acabar com o ciclo de desperdício

Saiba como apoiar esta causa

O Dia Internacional do Resíduo Zero celebra-se a 30 de março e foi instituído pelas Nações Unidas em 2022.

Com a divulgação de iniciativas nacionais, subnacionais, regionais e locais de Resíduo Zero e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, o Dia Internacional do Resíduo Zero foi comemorado, pela primeira vez, em 2023.

De acordo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, “o consumo excessivo está a matar-nos. A humanidade precisa de uma intervenção. Neste Dia do Resíduo Zero, vamos comprometer-nos a acabar com o ciclo destrutivo do desperdício, de uma vez por todas.”

A importância de acabar com o ciclo de desperdício


Sabia que todos os anos a humanidade gera cerca de 2,1 mil milhões de resíduos sólidos municipais?

Ainda segundo dados das Nações Unidas, cerca de 2,7 mil milhões de pessoas não têm acesso à recolha de lixo, das quais 2 mil milhões vivem em áreas rurais.

Desde 1970, a utilização de recursos naturais cresceu de 30 para 106 mil milhões de toneladas, com um impacto ambiental dramático.

Sem uma ação urgente, isto significa que a produção anual de resíduos sólidos atingirá 3,8 mil milhões de toneladas até 2050. Esta estimativa representa um aumento de 56% entre 2023 e 2050.

Os números podem ser dramáticos, mas há ações que todos podemos fazer para combater o desperdício.

Afinal, o que é o Resíduo Zero?

Aterro Residuo Zero

Afinal, o que é o Resíduo Zero?

O Dia Internacional do Resíduo Zero convida-nos a refletir sobre os hábitos de consumo e, de igual forma, a produção.

O conceito de Resíduo Zero é uma abordagem que pretende manter o lixo fora de aterros e dos oceanos e, ao mesmo tempo, mantê-lo na economia.

Para quê? O objetivo passa por diminuir a quantidade de novos resíduos produzidos, promovendo um padrão responsável de consumo e produção.

Pronto para se juntar ao movimento?

Há coisas simples que pode fazer e que vão ter um grande impacto a nível coletivo.

card image

1. Reduzir o plástico

Evitar objetos de uso único, reutilizar o plástico e preferir outros materiais, como os sacos reutilizáveis, são ações importantes para reduzir os danos da poluição de plástico ao nosso planeta.

card image

2. Reciclar eletrónicos

Sempre que seja possível reparar ou reciclar os seus equipamentos eletrónicos, está a ajudar o planeta e a contribuir para a economia circular.

card image

3. Menos roupa

Antes de comprar uma nova peça de roupa, por que não fazer upcycling para dar uma nova vida às roupas que já tem? E porque não verificar se os tecidos são sustentáveis ou usam fibras recicladas?

card image

5. Cultura Resíduo Zero

Se quiser ir jantar fora, saiba que em Portugal já há vários restaurantes que promovem a cultura de Resíduo Zero. Escolha opções sustentáveis e leve as suas embalagens para o take away.

Um futuro mais limpo para as próximas gerações

 Futuro Residuo Zero

Um futuro mais limpo para as próximas gerações

O Dia internacional do Resíduo Zero é uma oportunidade para refletirmos sobre os nossos hábitos de consumo.

É possível adotar práticas mais conscientes para que o futuro seja mais limpo e sustentável para as próximas gerações.

Fale com os seus filhos, amigos e familiares sobre este assunto. Só temos um planeta e, se todos apoiarmos esta causa com pequenos gestos, o conceito de Resíduo Zero permite-nos deixar o lixo longe dos nossos oceanos e aterros sanitários. E ainda apoiar a economia de forma sustentável.