Sustentabilidade

De que forma os nossos hábitos alimentares têm impacto no ambiente?

Fique a par das nossas dicas sobre como pode ter uma alimentação mais saudável e sustentável. Descubra aqui!
hábitos alimentares

Atualizado a 30/08/2022

A nossa alimentação diária tem um impacto direto e significativo no ambiente, desde os recursos naturais utilizados para determinados alimentos serem processados e/ou transportados, os alimentos escolhidos nos supermercados, a forma como cozinhamos estes alimentos e até o desperdício alimentar que possa existir na cozinha lá de casa.

Quando a alimentação é ajustada e otimizada através de hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes, é possível reduzir os seus impactos no ambiente.

Aqui ficam algumas dicas para uma alimentação mais saudável e sustentável.

Como ter uma alimentação mais saudável e sustentável?


No mundo como o encontramos atualmente, existem mais de 150 espécies de plantas cultivadas para alimentação humana. No entanto, apenas 3 plantas valem mais de metade da comida consumida mundial: o milho, o trigo e o arroz.

E qual é o problema aqui? É que estes alimentos são cultivados sempre da mesma forma e praticamente nos mesmos locais, levando a um desgaste significativo dos solos. Se adicionarmos este fator à densidade populacional elevada (com tendência para aumentar) e aos padrões de consumo atuais, vemos que a dispensa do planeta está a ficar cada vez mais vazia, ou seja, o acesso à alimentação está a ficar condicionado.

A questão que se coloca agora é: como se pode reverter este problema? Existem várias formas, mas a principal é a diversidade e moderação no consumo de alimentos.

Alimentos sustentáveis


A falta de criatividade e de vontade de diversificar a alimentação diária leva os consumidores e escolher os mesmos alimentos dia após dia, o que contribui para a criação de mais monoculturas, para o desgaste dos solos e para a perda de biodiversidade.

Devemos pensar que existem outras alternativas, algumas mais sustentáveis e nutritivas. Aqui ficam alguns exemplos:

Dieta Mediterrânica


A Dieta Mediterrânica promove um estilo de vida saudável e uma alimentação completa, equilibrada e variada. É, no fundo, uma dieta reconhecida pela comunidade científica como sendo promotora de saúde e que exerce um fator protetor contra diversas doenças.

A moderação e cozinha simples, o maior consumo de alimentos de origem vegetal, a utilização do azeite como principal fonte de gordura, o consumo moderado de alimentos tais como lacticínios e carne, o consumo mais frequente de peixe, produtos locais, frescos e da época são alguns dos princípios da Dieta Mediterrânica que tanto beneficiam o planeta como a nossa saúde.

Fruta da época


O consumo de frutas da época, bem como de legumes, faz parte da dieta mediterrânica e tem várias vantagens em termos de sabor e saúde.

E sendo consumida na sua época de produção, a fruta não só será mais saborosa como terá uma maior riqueza nutricional. Acresce que, se for produzida localmente, contribui ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional.

Descubra as frutas mais adequadas para cada altura do ano e quais as vantagens para a saúde.

Produção local


Numa fase em que os recursos naturais da Terra se esgotam cada vez mais rápido, a produção local e o comércio sustentável fazem parte da solução para “salvar” o Planeta.

Além de aproximar os consumidores finais dos produtores, a produção local promove a alimentação de qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades e economias locais, o trabalho sobre um sistema de qualidade e segurança que respeita o ambiente, a valorização da autenticidade e frescura dos alimentos e, claro, o respeito pelo trabalho dos produtores locais.

Saiba mais sobre os benefícios da produção local para os planeta e para a nossa alimentação.

Comida não embalada


A maior parte da comida verdadeira não precisa de ser embalada. As laranjas e as curgetes têm casca… Há alimentos que não precisam de embalagem porque já vêm com a sua própria proteção!

Alimentos "feios"


Escolha o pepino de formato estranho, a banana desirmanada, o limão mais pequeno – esses têm maior probabilidade de irem parar ao aterro, devido às respetivas “imperfeições”. Se escolher os mais feiosos, eles não serão deitados ao lixo!

Produtos biológicos


Os produtos biológicos são apontados como uma das respostas para uma alimentação mais natural, consciente e sustentável.

Optar pela agricultura biológica e por produtos sustentáveis significa cuidar da sua saúde, consumir produtos com menos compostos químicos e promover o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar animal.

A redução da exposição a pesticidas sintéticos, a ausência de OGM, o uso sustentável dos recursos naturais do planeta, o respeito pelos ciclos naturais de produção e a valorização dos produtores locais são alguns dos princípios da produção biológica que tanto beneficia o planeta e a nossa saúde.
Produtos biológicos que encontra no Continente

Para os clientes que procuram estar mais conscientes dos seus hábitos de consumo e que são adeptos de um estilo de vida saudável, o Continente apresenta uma vasta gama de produtos biológicos de referência em Portugal: a marca Continente BIO.
Esta gama diversificada de mais de 100 produtos sustentáveis, autênticos e de elevada qualidade, aos preços mais baixos.

A sua produção possui certificação biológica e respeita as melhores práticas ambientais e o equilíbrio dos ecossistemas. Confira alguns produtos biológicos exclusivo da marca Continente BIO.