System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
hábitos alimentares

Sustentabilidade

De que forma os nossos hábitos alimentares têm impacto no ambiente?

Fique a par das nossas dicas sobre como pode ter uma alimentação mais saudável e sustentável. Descubra aqui!
A nossa alimentação diária tem um impacto direto e significativo no ambiente, desde os recursos naturais utilizados para determinados alimentos serem processados e/ou transportados, os alimentos escolhidos nos supermercados, a forma como cozinhamos estes alimentos e até o desperdício alimentar que possa existir na cozinha lá de casa.

Quando a alimentação é ajustada e otimizada através de hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes, é possível reduzir os seus impactos no ambiente.

Aqui ficam algumas dicas para uma alimentação mais saudável e sustentável.
Como ter uma alimentação mais saudável e sustentável?

No mundo como o encontramos atualmente, existem mais de 150 espécies de plantas cultivadas para alimentação humana. No entanto, apenas 3 plantas valem mais de metade da comida consumida mundial: o milho, o trigo e o arroz.

E qual é o problema aqui? É que estes alimentos são cultivados sempre da mesma forma e praticamente nos mesmos locais, levando a um desgaste significativo dos solos. Se adicionarmos este fator à densidade populacional elevada (com tendência para aumentar) e aos padrões de consumo atuais, vemos que a dispensa do planeta está a ficar cada vez mais vazia, ou seja, o acesso à alimentação está a ficar condicionado.

A questão que se coloca agora é: como se pode reverter este problema? Existem várias formas, mas a principal é a diversidade e moderação no consumo de alimentos.

Alimentos sustentáveis

A falta de criatividade e de vontade de diversificar a alimentação diária leva os consumidores e escolher os mesmos alimentos dia após dia, o que contribui para a criação de mais monoculturas, para o desgaste dos solos e para a perda de biodiversidade.

Devemos pensar que existem outras alternativas, algumas mais sustentáveis e nutritivas. Aqui ficam alguns exemplos:

Dieta Mediterrânica

A Dieta Mediterrânica promove um estilo de vida saudável e uma alimentação completa, equilibrada e variada. É, no fundo, uma dieta reconhecida pela comunidade científica como sendo promotora de saúde e que exerce um fator protetor contra diversas doenças.

A moderação e cozinha simples, o maior consumo de alimentos de origem vegetal, a utilização do azeite como principal fonte de gordura, o consumo moderado de alimentos tais como lacticínios e carne, o consumo mais frequente de peixe, produtos locais, frescos e da época são alguns dos princípios da Dieta Mediterrânica que tanto beneficiam o planeta como a nossa saúde.

Fruta da época

O consumo de frutas da época, bem como de legumes, faz parte da dieta mediterrânica e tem várias vantagens em termos de sabor e saúde.

E sendo consumida na sua época de produção, a fruta não só será mais saborosa como terá uma maior riqueza nutricional. Acresce que, se for produzida localmente, contribui ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional.

Descubra as frutas mais adequadas para cada altura do ano e quais as vantagens para a saúde.

Produção local

Numa fase em que os recursos naturais da Terra se esgotam cada vez mais rápido, a produção local e o comércio sustentável fazem parte da solução para “salvar” o Planeta.

Além de aproximar os consumidores finais dos produtores, a produção local promove a alimentação de qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades e economias locais, o trabalho sobre um sistema de qualidade e segurança que respeita o ambiente, a valorização da autenticidade e frescura dos alimentos e, claro, o respeito pelo trabalho dos produtores locais.

Saiba mais sobre os benefícios da produção local para os planeta e para a nossa alimentação.

Produtos biológicos

Os produtos biológicos são apontados como uma das respostas para uma alimentação mais natural, consciente e sustentável.

Optar pela agricultura biológica e por produtos sustentáveis significa cuidar da sua saúde, consumir produtos com menos compostos químicos e promover o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar animal.

A redução da exposição a pesticidas sintéticos, a ausência de OGM, o uso sustentável dos recursos naturais do planeta, o respeito pelos ciclos naturais de produção e a valorização dos produtores locais são alguns dos princípios da produção biológica que tanto beneficia o planeta e a nossa saúde.
Produtos biológicos que encontra no Continente

Para os clientes que procuram estar mais conscientes dos seus hábitos de consumo e que são adeptos de um estilo de vida saudável, o Continente apresenta uma vasta gama de produtos biológicos de referência em Portugal: a marca Continente BIO.
Produtos Continente Bio
Esta gama diversificada de mais de 100 produtos sustentáveis, autênticos e de elevada qualidade, aos preços mais baixos.

A sua produção possui certificação biológica e respeita as melhores práticas ambientais e o equilíbrio dos ecossistemas. Confira alguns produtos biológicos exclusivo da marca Continente BIO.