Alimentos

Bebidas Vegetais: uma alternativa saudável ao leite?

Certamente já ouviu falar de bebidas vegetais. Mas será que conhece os seus benefícios e como incluí-las na sua alimentação? Faça escolhas equilibradas.

Atualizado a 18/04/2024

Já provou as bebidas bio do Continente? São um produto biológico certificado, não contêm açúcares adicionados, estão disponíveis em vários sabores (arroz, amêndoa, aveia e soja) — e fazem parte de uma tendência mais abrangente que tem ganho especial destaque nos últimos tempos: as bebidas vegetais.

Para além do sabor suave, autêntico e textura leve, estas bebidas são uma ótima escolha para uma alimentação mais natural e sustentável — e não só para pessoas com intolerâncias alimentares, como à lactose ou com alergia alimentar às proteínas do leite de vaca. Também são uma boa opção para desportistas, vegetarianos, veganos, e para todas as pessoas que procuram adotar hábitos alimentares mais saudáveis ou que procurem reduzir o consumo de produtos de origem animal.
A Bebida Vegetal de Aveia, de sabor suave, autêntico e textura leve, é perfeita para incluir numa alimentação mais natural e sustentável.

O que são as bebidas vegetais?


Como o nome indica, as bebidas vegetais são bebidas de base vegetal e que são produzidas através da adição de água a alimentos triturados, como a aveia, amêndoas, arroz e outros frutos secos.

São comumente apelidadas pelos consumidores como “leite”, mas a verdade é que apenas o seu aspeto pode ser semelhante. Nutricionalmente, as bebidas vegetais não são equivalentes ao leite de vaca, principalmente no seu teor de proteínas.

Benefícios das bebidas vegetais


Uma alternativa para intolerantes


Apesar de as bebidas vegetais não serem substitutos do leite nem terem o mesmo valor nutricional, são uma boa alternativa para quem é intolerante à lactose ou para quem tenha alergia às proteínas do leite de vaca.

Ótima opção para vegetarianos e veganos


Os regimes alimentares vegetariano puro e vegan excluem todos os produtos de origem animal, incluindo o leite de vaca. Então, as bebidas vegetais tornam-se também uma ótima opção para adeptos de um padrão alimentar vegetariano ou vegan.

Diversidade de sabores


Devido à crescente adesão, atualmente existe uma grande variedade de bebidas vegetais. Isto não só permite que os consumidores vão variando na sua ingestão e experimentando vários sabores, como permite uma enorme versatilidade na confeção de receitas.

Cuidados a ter com o consumo destas bebidas


Para uma alimentação mais saudável e variada, deve ter em atenção alguns critérios quando escolhe as bebidas vegetais que inclui no seu dia a dia.

Lista de ingredientes e declaração nutricional


Embora existam atualmente boas opções no mercado, pode encontrar algumas bebidas vegetais que têm açúcares e/ou gorduras adicionadas e essas devem ser evitadas.

É importante ler os rótulos e utilizar os semáforos nutricionais de modo a fazer escolhas mais conscientes e nutritivas. Os valores nutricionais variam muito consoante a sua composição e lista de ingredientes e ainda podem variar dentro da mesma marca.

Opções “clean label”


Deve sempre dar preferência a opções “clean label”, ou seja, bebidas vegetais com poucos ingredientes e equilibradas do ponto de vista nutricional, escolhendo bebidas com semáforos que contenham mais verdes e a bebidas vegetais que sejam fortificadas (com vitaminas e minerais adicionados), pois acabam por ser mais interessantes nutricionalmente.

Teor proteico


O teor proteico pode ser uma desvantagem das bebidas vegetais, mas ao ler o rótulo pode optar por escolher aquela que tiver maiores níveis de proteína.

As bebidas vegetais de soja, por exemplo, costumam ter um bom teor proteico, mas deve sempre ler o rótulo. Atualmente também já existem opções proteicas, com adição de proteína.

Níveis de gordura


O teor de lípidos (gordura) deste tipo de bebidas varia sobretudo devido ao ingrediente base e à sua concentração.

De uma forma geral, as bebidas de frutos oleaginosos apresentam um teor de lípidos superior. Já quando analisamos o teor de gordura saturada percebemos que, quando as bebidas vegetais têm na sua base coco, estas podem apresentar mais ácidos gordos saturados, devido à composição nutricional deste fruto.

No entanto, como referimos, é sempre importante fazer a leitura dos rótulos, porque pode variar.

Como em tudo, deve encontrar um equilíbrio e moderação no consumo destas bebidas. Procure sempre ter uma alimentação variada.

Tipos de bebidas vegetais


Como referimos, nos dias de hoje já consegue encontrar uma enorme variedade de sabores de bebidas vegetais. As mais comuns são as seguintes:

  • Bebidas vegetais feitas com leguminosas, como a soja;
  • Bebidas vegetais feitas com frutos oleaginosos, como a amêndoa, avelã, caju, noz…;
  • Bebidas vegetais feitas com cereais, como de aveia, trigo sarraceno, espelta, arroz, quinoa, etc.

Também encontra outras opções de coco, cacau, baunilha, café, entre outros.

Bebidas vegetais Continente Bio


No Continente encontra uma vasta gama de bebidas de origem vegetal das marcas Continente Bio e Continente Equilíbrio, nomeadamente:

  • Bebida Vegetal de Amêndoa: Boa fonte de proteínas vegetais, de minerais como zinco, magnésio e potássio e rica em vitaminas D, B2 e B12. Recomenda-se o consumo a todos que desejam uma bebida saborosa e saudável, com baixos valores de gordura saturada.
  • Bebida Vegetal de Arroz: Fonte de fibra e de vitamina D, a bebida de arroz tem um teor de gordura reduzido e sabor suave. Destina-se a todos que sofrem de intolerâncias alimentares ou que procuram uma alternativa saudável.
  • Bebida Vegetal de Arroz e Coco: Esta bebida combina os benefícios da bebida vegetal de arroz com as propriedades do coco. O resultado? Uma opção com um sabor exótico, rica em cálcio e vitamina B12 - um importante aliado para a redução do cansaço e fadiga.
  • Bebida Vegetal de Aveia: Rica em fibra e uma excelente fonte de vitaminas. Com um sabor suave e natural, é a eleição dos desportistas. Ideal para quem sofre de problemas intestinais, devido ao elevado teor de fibra.
  • Bebida Vegetal de Soja Natural: Fonte de cálcio, proteínas, vitaminas (B2, B12 e D) e com teor de gordura saturada reduzida. Ideal para todos os consumidores que procuram alternativas saudáveis sem lactose. Bebés e crianças só devem optar por este tipo de leite sob recomendação médica.
    Pode ainda experimentar a bebida à base de soja, com -30% de açúcar.

Como consumir bebidas vegetais


Pode consumir as suas bebidas vegetais preferidas ao natural ou combiná-las com outros ingredientes, dando lugar a receitas deliciosas e altamente nutritivas.

Receitas com bebidas vegetais




Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.