Sustentabilidade

Receitas Vegan e deliciosas para o dia-a-dia

Descubra algumas receitas vegan para saborear durante a semana, desde o pequeno-almoço até ao jantar.

Atualizado a 20/06/2022

O veganismo tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos um pouco por todo o mundo. Se até há bem pouco tempo estranhávamos quando alguém dizia que era vegan, hoje em dia, este regime alimentar é visto com muito mais normalidade.

A verdade é que uma alimentação plant based confere inúmeros benefícios para a saúde - mas não só. Também os animais e o planeta agradecem.

Saiba mais sobre este estilo de vida e ainda algumas receitas vegan para experimentar aí em casa.


Em que consiste o veganismo?

No que diz respeito à alimentação, o veganismo implica a exclusão de qualquer alimento de origem animal da sua alimentação, desde carne, peixe, ovos, lacticínios, entre outros.

No entanto, ser vegano não se rege apenas ao campo alimentar. O estilo de vida vegan consiste ainda em não utilizar qualquer tipo de produtos de origem, com a intervenção ou testados em animais, como roupa (pele, lã, seda…), acessórios (pérolas, penas…) ou produtos de cuidado e higiene pessoal (maquilhagem, cremes de rosto…), e condena qualquer atividade em que os animais sejam usados como instrumentos de entretenimento (touradas, circos, etc.).
Alimentação vegan e saúde

O estilo de vida e regime alimentar vegan atua em defesa dos animais e do planeta, mas também da sua saúde.

Prevenção de doenças

Os padrões alimentares plant based, onde se incluem o veganismo e o vegetarianismo, têm sido associados a benefícios para a saúde e à prevenção de algumas doenças.

Estes padrões pressupõem uma baixa ingestão de gorduras saturadas e uma elevada ingestão de vitaminas, minerais e fibras, que por sua vez contribuem para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como a diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Também parecem ter um efeito protetor contra alguns tipos de cancro.

Melhoria do trânsito intestinal

Por ser um padrão alimentar caracterizado pela elevada ingestão de fibra, contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal e melhoria da microbiota intestinal.

Cuidados a ter

A dieta vegana, se não for bem planeada, pode estar associada a um maior risco de défice nutricional, nomeadamente de proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais, como o ferro e o cálcio.

Quem segue um padrão alimentar deste tipo deve monitorizar os níveis de ferro e cálcio e optar por versões enriquecidas em vitaminas e minerais. Por vezes é necessário recorrer à suplementação.


Afinal, o que come um vegan?

O regime alimentar vegetariano, ao contrário do veganismo, pode ter diferentes vertentes e não implica a exclusão total dos alimentos de origem animal. Assim, a ingestão de laticínios, ovos, mel e outros produtos de origem animal podem fazer parte do menu.

Assim sendo, um vegan pode comer todo o tipo de produtos de origem vegetal, o que inclui:
  • Frutas: manga, pera, tangerina, banana, tomate…
  • Hortícolas: couve, brócolos, espinafres…
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, soja, ervilhas, amendoim…
  • Frutos oleaginosos: amêndoas, nozes, avelãs, pinhão…
  • Cereais, derivados e tubérculos: arroz, massa, batata, mandioca, milho, quinoa…
  • Sementes: linhaça, chia, sementes de abóbora…
  • Bebidas vegetais: de arroz, soja, amêndoa…
  • Fontes de gordura: azeite, óleo de coco, cremes vegetais para barrar…
Receitas vegan

Tendo este tipo de alimentos de base, as pessoas vegan têm à sua disposição inúmeras possibilidades para criarem refeições deliciosas. Aqui ficam alguns exemplos de receitas com produtos vegan.

Pequeno-almoço vegan

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e é aquela que lhe vai dar a energia que precisa para enfrentar novos desafios. Para começar o dia da melhor forma, sugerimos então estas opções de pequeno-almoço vegan:

Almoço e jantar vegan

Para as refeições principais do dia, deixamos-lhe mais algumas sugestões para um almoço ou jantar vegan. Confira:
Para tornar as suas refeições mais completas, acompanhe com hortícolas cruas ou cozinhadas. Experimente uma salada aromática, espinafres salteados, espargos ou uma salada algarvia.
Sobremesas vegan

A par das opções sugeridas para o pequeno-almoço, que também podem ser consumidas ao lanche ou como sobremesa, deixamos-lhe mais algumas receitas vegan que podem integrar um snack, lanche ou até sobremesa em dias especiais:

Bebidas vegan

A água deve ser a bebida de eleição, mas existem outras opções que pode incluir na sua alimentação para outros momentos do dia. Para acompanhar as refeições principais ou para adicionar a um pequeno-almoço vegan, estas bebidas vegan são ótimas escolhas:
  • Vinhos vegan: Os vinhos vegan evitam tudo o que seja de origem animal. Em todo o mundo, e em Portugal, contam com cada vez mais apreciadores. 
  • Kombucha: a Kombucha é uma bebida refrescante, saborosa e que, devido à presença de probióticos, apresenta alguns benefícios para a saúde. Saiba mais sobre a Kombucha e porque deve começar a incluí-la na sua alimentação.
  • Bebidas vegan: existem inúmeras bebidas vegetais que podem ser excelentes alternativas ao leite. No Continente encontra uma vasta seleção de bebidas vegetais para acompanhar o seu pequeno-almoço ou lanches. Idealmente deve optar por opções sem adição de açúcar.

Outras Dicas

Para aumentar o aporte nutricional, deve optar por versões enriquecidas de alguns alimentos (exemplo: bebidas e iogurtes vegetais, cereais, pão, etc.), optar por versões integrais, evitar beber café após a refeição, fazer combinações de alimentos complementares, como leguminosas e cereais, para garantir o aporte em proteína com a qualidade necessária (exemplo: arroz com feijão, massa com grão, etc.).
Onde encontrar produtos vegan?

De fruta a bebidas vegetais ou refeições vegan prontas a comer, no Continente encontra todos os produtos para uma alimentação vegan aos melhores preços. Explore a nossa oferta de produtos vegan no Continente Online ou numa loja perto de si.