Sustentabilidade

Reciclagem de Plástico

Reciclar, nomeadamente reciclar plástico, é um dos pilares da economia circular. Saiba como pode contribuir para esta economia tão redonda quanto o planeta.
reciclagem de plástico

Publicado a 02/06/2022

As razões pelas quais a reciclagem é tão importante para a subsistência do planeta são várias e os dados assustadoramente falam por si.

Nos últimos 10 anos, a produção de resíduos de plástico na União Europeia aumentou 24%. Só em Portugal, no ano de 2019, cada português produziu uma média de 40,5kg de resíduos de plástico. E apenas 36% das embalagens de plástico foram recicladas neste mesmo ano.

É cada vez mais urgente garantir que todos os resíduos de plástico descartável que produzimos voltam a ser recursos úteis e isso só é possível através da reciclagem.

Agora, mais do que nunca, o planeta precisa de si. Saiba como contribuir para a economia circular, uma economia tão redonda quanto o planeta.


Importância da reciclagem

A reciclagem consiste na valorização e transformação de resíduos existentes em novos produtos, materiais ou substâncias para o seu fim original ou para que possam ser usados para outros fins, dando-lhes uma nova vida.

Este processo oferece benefícios para o planeta e para a economia, nomeadamente:

Benefícios da reciclagem para o planeta

  • Otimização dos recursos naturais
    Ano após ano, esgotamos cada vez mais cedo e em maior quantidade os recursos naturais do planeta. A reciclagem vem contribuir para uma melhor gestão e consumo de recursos naturais, uma vez que valoriza os resíduos já existentes, dando-lhes uma segunda vida.

  • Poupança de água e energia
    A produção de plástico reciclado pode contribuir para uma poupança superior a 50% de água necessária para produzir a mesma quantidade de plástico virgem. Mas não é tudo. A reciclagem de plástico traduz-se também numa poupança de energia. Isto porque a produção de plástico reciclado necessita apenas de 1/3 da energia usada para produzir plástico virgem.

  • Redução das emissões de CO2 e da poluição
    A poluição por plásticos é um dos maiores desafios que o planeta enfrenta e, mais uma vez, a reciclagem tem um papel importante para reverter os seus efeitos. A grande maioria da produção de plástico reciclado emite apenas 1/4 das emissões quando comparado com a produção de plástico virgem. E 100% plástico significa 0% de poluição de plástico.

Benefícios da reciclagem para a economia
  • Geração de valor e de emprego
    Em 2019, o preço médio de cada tonelada de plástico reciclado na União Europeia foi de 290 euros. A par disso, a reciclagem de resíduos gerou 10 vezes mais emprego do que a sua deposição em aterros.

  • Contribuição para uma economia circular
    A separação e reciclagem de plástico, a par das exigências às empresas e Governos por mais e melhor reciclagem, podemos construir, em conjunto, uma economia circular para os plásticos. Mas o que significa isto? 

Economia Circular do Plástico

O plástico pode ter várias vidas e quando isso acontece estamos perante uma economia circular do plástico.

Numa economia circular do plástico, as embalagens, roupa e outros objetos de ou com componentes de plástico são valorizados, tratados e transformados em novos produtos, objetos, materiais ou substâncias.

Quando decide reciclar, não está apenas a deixar resíduos no ecoponto amarelo, está a contribuir para esta economia verdadeiramente circular enquanto fornecedor de matéria-prima.

Na prática, em vez de um modelo linear que consiste em usar recursos naturais, produzir, usar e descartar, está a contribuir para um modelo circular em que a matéria-prima é produzida, usada e reciclada para voltar a ser produzida, usada…e assim sucessivamente.


Pacto Português para os Plásticos

O Pacto Português para os Plásticos é um projeto que conta com a colaboração dos diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico (Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, ONG’s, etc.) para atingir as metas estabelecidas para 2025 e ajudar o planeta a ultrapassar este desafio.

A missão do Pacto Português para os Plásticos é comum e transversal a todos os seus membros: resolver, desde a origem, os problemas associados ao plástico e promover através do diálogo e colaboração o desenvolvimento de soluções que permitam acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos.
 

Campanha “Recicla o Plástico”
Enquanto membro ativo do Pacto Português para os Plásticos, o Continente uniu-se à campanha “Recicla o Plástico”.

O objetivo desta campanha consiste em dar a conhecer e promover o Pacto Português para os Plásticos, o seu trabalho e iniciativas junto do público jovem, dos 18 aos 30 anos.

Além disso, nesta plataforma são disponibilizadas várias informações, vídeos informativos, quizs e são esclarecidas as principais dúvidas relacionadas com a economia circular e a reciclagem de plástico, nomeadamente a sua importância, o que pode ser reciclado, o que acontece depois do ecoponto e melhores práticas.

Saiba mais sobre esta campanha e como pode contribuir para atingirmos 70% de reciclagem até 2025 em recicla.pactoplasticos.pt.