Sustentabilidade

Conheça o Clube de Produtores Continente

Comprar o que é nacional é contribuir para ajudar os produtores portugueses e a nossa economia. Fique a conhecer o Clube de Produtores Continente.
Quando vamos às compras, queremos trazer para casa produtos de grande qualidade e de produção nacional. Comprar o que é nacional é contribuir para ajudar os produtores portugueses e a nossa economia.


As origens e qualidade dos nossos produtos

A qualidade e autenticidade das nossas frutas, legumes, queijos e enchidos, pães e pastelaria tradicionais, carne e peixe é garantida pela equipa técnica do Clube de Produtores Continente, uma plataforma da SONAE MC e que tem como objetivo o apoio à produção nacional.

O Clube foi criado em 1998 e as suas ações passam por apoiar os produtos portugueses e garantir que, nas lojas Continente, encontra produtos de origem nacional, de qualidade, inovadores e cada dia mais sustentáveis.

O Clube de Produtores Continente tem vindo a trabalhar em prol do setor agropecuário nacional. Este trabalho consiste na partilha de conhecimento, fomentando o desenvolvimento regional, potenciando projetos inovadores e garantindo que, diariamente, os seus produtos são produzidos de acordo com as melhores práticas agrícolas e respeitando o bem-estar animal.


O Clube em números

Nos últimos meses, o número de produtores de vinhos portugueses que integram o Clube de Produtores Continente aumentou de 8 para 52. Um exemplo do constante crescimento da ligação do Continente à produção nacional.

Neste momento, o Clube apoia mais de 250 produtores portugueses, representando cerca de 200 mil hectares de produção e um efetivo de cerca de 15.000 animais.


A Academia do Clube de Produtores

Ao longo do ano, são organizadas várias iniciativas junto dos produtores membros do Clube. Uma delas é a Academia do Clube de Produtores que consiste num programa de capacitação destinado a membros do Clube. Esta tem como objetivo o reforço do conhecimento técnico e científico nas várias áreas da cadeia de abastecimento.

O Clube Produtores Continente tem tido um crescimento constante de ligação à produção nacional e de excelência. Como incentivo à inovação e à excelência dos produtos nacionais, o Clube atribui anualmente o Prémio Excelência e Prémio Inovação.


Prémio Excelência 2020

Este prémio resulta de um voto de reconhecimento por parte da SONAE MC, relativamente à relação de parceria estabelecida com determinado produtor. O vencedor no presente ano foi Eng. Carlos Grave, produtor de carne Angus Continente.


Prémios Inovação 2020

Estes prémios estão indexados à Academia do Clube. São assim distinguidos produtores que apresentam produtos com carácter inovador e diferenciador, sempre alinhados com as tendências da alimentação saudável e da sustentabilidade. Os últimos projetos vencedores são:

  • Empresa Alitec com o projeto Cookies de Maçã. O desafio é aproveitar o subproduto gerado pelo processo de prensa da maçã, o que originou uma farinha de maçã. As cookies de maçã são feitas à base dessa farinha. O resultado é uma bolacha saudável.
  • Empresa Panicruzeiro com o projeto Snack Zero Desperdício. O objetivo foi o desenvolvimento de um snack (broas) nutritivo, saudável e saboroso, tendo como base o lema “zero desperdício”. O processo é feito com a valorização de subprodutos da pastelaria gerado dentro da empresa, numa ótica de economia circular.

Comprar o que é nacional é contribuir para ajudar os produtores portugueses e a nossa economia.


Agora que sabe mais sobre esta iniciativa do Continente, porque não partilhar pelos seus conhecidos? Assim eles também ficarão a par sobre esta e outras iniciativas do Continente.