A origem e qualidade dos nossos produtos
A qualidade e autenticidade das nossas frutas, legumes, queijos e enchidos, pães e pastelaria tradicionais, carne e peixe, vinhos, azeite e mel é garantida pela equipa técnica do Clube de Produtores Continente, uma plataforma da SONAE MC e que tem como objetivo o apoio à produção nacional.
O Clube foi criado em 1998 e as suas ações passam por apoiar os produtos portugueses e garantir que, nas lojas Continente, encontra produtos de origem nacional, de qualidade, inovadores e cada dia mais sustentáveis, controlados desde a origem até à loja!
O Clube de Produtores Continente tem vindo a trabalhar em prol do setor agropecuário nacional.
Um trabalho de parceria que consiste na partilha de conhecimento, fomentando o desenvolvimento regional, potenciando projetos inovadores e garantindo que, diariamente, os produtos são produzidos de acordo com as melhores práticas agrícolas e respeitando o uso eficiente de recursos, o bem-estar animal e a biodiversidade.
O Clube em números
Neste momento, o Clube conta com 266 produtores portugueses, representando cerca de 11000 postos de trabalho indiretos e cerca de 200 mil hectares de produção.
Clube de Produtores Continente pioneiro numa parceria para salvar a Águia-caçadeira da extinção!
A Águia-caçadeira é uma das espécies mais ameaçadas da fauna terrestre e que se encontra, atualmente, em vias de extinção em Portugal.
Parte desta extinção deve-se ao facto de a Águia-caçadeira não construir os seus ninhos nas árvores, mas sim no solo (no meio das searas de trigo), ao contrário de muitas outras aves de rapina. Este fator torna-a ainda mais suscetível à atividade agrícola.
Este projeto contempla diversas ações que procuram:
- Apoiar e promover a conservação desta espécie em Portugal, invertendo a sua extinção;
- Identificar medidas de gestão para salvaguardar a águia-caçadeira;
- Trabalhar em conjunto com a produção nacional para promover um sistema alimentar amigo do ambiente.
Estas ações de salvamento e resgate estão integradas numa iniciativa alargada de âmbito nacional, envolvendo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e outras organizações ambientais como a Liga para a Proteção da Natureza e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Até à data, já aderiram a esta iniciativa mais de 210 agricultores, gestores e proprietários de terrenos agrícolas (Alentejo e Trás-os-Montes), cerca de 700 hectares de searas onde se têm implementado medidas de identificação de casais, proteção de ninhos e resgate de ovos. Desde maio de 2022, já foram avistados 65 casais, protegidos 50 ninhos, resgatados 86 ovos e salvas 47 crias.
Graças a esta parceria, as 7 toneladas de farinha de trigo utilizadas diariamente nas padarias das lojas Continente têm origem em searas das regiões do Alentejo e de Trás-os-Montes, que são monitorizadas de forma a proteger a biodiversidade e a conservação da águia-caçadeira.
Comprar o que é nacional é contribuir para ajudar os produtores portugueses e a nossa economia.
A Academia do Clube de Produtores
Ao longo do ano, são organizadas várias iniciativas junto dos produtores membros do Clube com o objetivo de apoiar, incentivar e certificar o melhor da produção nacional. Uma destas iniciativas é a Academia do Clube de Produtores que consiste num programa de capacitação destinado a membros do Clube. Esta tem como objetivo o reforço do conhecimento técnico e científico nas várias áreas da cadeia de abastecimento, tornando os produtores membros mais competitivos e conscientes da atualidade do Retalho, acelerar processos de inovação, competitividade e a sustentabilidade.Até à data, no âmbito da Academia do Clube de Produtores Continente já foram capacitados mais de 70 produtores nacionais, o que se materializa em mais de 70 produtos e conceitos alinhados às tendências de produção e consumo atuais e em 10 produtores distinguidos com o Prémio Inovação do CPC.
Clube de Produtores Continente premeia a produção nacional
O Clube Produtores Continente tem tido um crescimento constante de ligação à produção nacional. Como incentivo à inovação e à excelência dos produtos nacionais, o Clube atribui anualmente o Prémio Excelência, Prémio Inovação e, mais recentemente, o Prémio Sustentabilidade.
Com o objetivo de distinguir o que de melhor se faz no setor agroalimentar nacional este ano, o Clube de Produtores Continente premiou quatro empresas nacionais no setor nas vertes de excelência, sustentabilidade e inovação.
O momento aconteceu durante o Encontro Anual que juntou mais de 150 produtores portugueses.
Os prémios “Inovação” foram atribuídos à ANPOC – Associação Nacional das Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais e à Aki D’el Mar. O prémio “Sustentabilidade” foi atribuído à Jurofrutas de Évora e a Organização de Produtores do Oeste – NARC Frutas foi distinguida com o prémio “Excelência”.
“A inovação e a excelência continuam a ser premiadas pelo Clube de Produtores, sendo que este ano juntamos mais uma categoria – O Prémio de Sustentabilidade – onde quisemos reconhecer um dos produtores que está connosco desde o primeiro momento de lançamento da nossa Declaração para a Sustentabilidade”, explica em comunicado Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
Procure por este símbolo nos seus produtos Continente: