System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Práticas Sustentáveis na Praia

Sustentabilidade

Práticas Sustentáveis na Praia

Se as suas férias vão ser passadas na praia, leve consigo as boas práticas sustentáveis. Saiba mais sobre sustentabilidade!
Zonas litorais, como as praias, oceanos e toda a respetiva fauna e flora são frágeis e precisam de proteção. Com alguns gestos simples, estará a garantir que as gerações vindouras poderão também desfrutar em pleno de uns dias à beira-mar com águas puras e areais limpos.

Conheça a lista de boas práticas sustentáveis para estar na praia e tornar as suas férias ainda mais sustentáveis.


Práticas sustentáveis para as idas à praia

1. Reduzir pegada de carbono

Escolha um alojamento eco-friendly, de preferência perto da praia, para poder deslocar-se a pé ou de bicicleta.

Se estiver mais longe, opte pelos transportes públicos, evitando assim o aluguer de um carro. Uma boa forma de reduzir a sua pegada de carbono.

2. Desperdício Zero

Para evitar levar lixo para a praia, adote as mesmas práticas de desperdício zero que usa em casa.

Evite garrafas de plástico e leve consigo garrafas reutilizáveis. Da mesma forma, evite palhinhas de plástico, bem como pratos e talheres descartáveis, substituindo-os por versões ecológicas. 

Não se esqueça também de levar um saco do lixo, para guardar todos os resíduos e restos de comida que faça ao longo do dia. Não deixe nada para trás.

3. Escolher roupa sustentável

Seja sustentável nas escolhas da roupa que usa na praia, do fato de banho, aos calções, chinelos e toalhas. Existem cada vez mais marcas que vendem produtos ecológicos, recorrendo à reciclagem e a métodos responsáveis para criar novas coleções.

4. Desportos aquáticos eco-friendly

As férias na praia são um ótimo momento praticar desportos aquáticos. Mas o ideal é optar por modalidades amigas do ambiente, como paddle, surf, kitesurf, bodyboard ou caiaque.

Porquê? Porque, ao contrário dos desportos aquáticos motorizados, não provocam poluição sonora, nem pegada de carbono, nem perturbam a vida marinha.

5. Respeitar a biodiversidade

Lembre-se de ter uma atitude ética em relação à vida selvagem, seja em terra ou no mar.

Não levante pedras, para não perturbar as espécies que ali se instalaram. Não pegue em animais vivos como estrelas-do-mar ou caranguejos apenas por diversão.

Se mergulhar, não toque nos corais e não alimente os peixes. E se pesca, limite-se às espécies autorizadas e respeite os tamanhos regulamentados.

6. Usar protetor solar seguro para a vida marinha

Utilizar protetor é imperativo. No entanto, tenha atenção e opte por comprar um que não possua oxibenzona, já que é um composto que se liberta ao entrar em contacto com a água e provoca efeitos nocivos à vida marinha.

Sabia que alguns destinos, como o Havai, baniram este tipo de protetores das suas praias? Opte por protetores solares à base de minerais, sem nanopartículas.

7. Recolha de lixo na praia

Já ouviu o ditado “tire apenas fotos e deixe apenas pegadas”? Bem aplicado para umas férias na praia. Mas a verdade é que, neste caso, pode “tirar” algo em prol do bem-estar do planeta.

Imagine se todos os que passarem um dia à beira-mar removerem um saco de lixo enquanto estiverem lá?
Envolva familiares e amigos na apanha de plástico ou outro lixo que encontrarem durante um passeio pelo areal. Para umas férias mais “verdes”.

8. Poupar água dos chuveiros

Muitas praias oferecem chuveiros para os veraneantes se passarem por água doce depois de um mergulho no mar.

Seja consciente e evite usar o chuveiro após cada ida ao mar para poupar a água. Evite também usar sabonetes químicos e champôs, pois nos chuveiros de praia as águas residuais geralmente não são filtradas e vão diretamente para o oceano.