Sustentabilidade

Aprenda reduzir o seu consumo de plástico

A disseminação do plástico afeta o meio ambiente em geral e os oceanos em particular, ameaçando a vida marinha e a humana.
A poluição pelo plástico é um verdadeiro problema para o planeta, mas cada um de nós pode fazer muito para o combater.

Sabia que a cada ano são largados nos oceanos cerca de 12,7 toneladas de plástico e que mata mais de um milhão de aves marinhas e cerca de 100.000 mamíferos marinhos? Sabia que em 2050 estima-se que haverá, em peso, mais plástico do que peixe nos oceanos?

Esta é a realidade do planeta nos dias que correm. A disseminação do plástico afeta o meio ambiente em geral e os oceanos em particular, ameaçando a vida marinha e a humana.

Com conjunto de pequenos gestos é possível atenuar este flagelo que constitui a poluição por plástico. Cada um pode reduzir a utilização de produtos que integram plástico na sua composição. Cada pequeno gesto conta.

Assim um dos passos fundamentais é reduzir a dependência de garrafas de plástico, contribuindo, desta forma, para pôr fim à cultura do desperdício. Usar uma garrafa reutilizável pode ser um dos passos mais decisivos para se prescindir do plástico.

Mas há outros comportamentos que qualquer um pode adotar para reduzir a poluição por plástico. Algo, por exemplo, que muita gente desconhece é que as roupas que veste são uma das maiores fontes do plástico que polui o mar.

Há minúsculos fios de roupa, normalmente feitos de nylon ou de poliéster mais finos do que um fio de cabelo, que se desprendem da nossa roupa cada vez que a usamos, lavamos ou a deitamos fora.

Mas sendo a roupa um elemento essencial na vida humana, para atenuar os malefícios que ela provoca, retenha alguns conselhos:

Antes de comprar, leia a etiqueta, para ver que materiais compõem a roupa. Sempre que possível, opte por materiais mais naturais, como a lã, o algodão ou a seda, e, acima de tudo, evite comprar roupa felpuda e de tecido polar, pois são os materiais que mais microfibras libertam na máquina de lavar.

Essencial é tomar algumas precauções no processo de lavagem da roupa. Evite lavagem sistemáticas da roupa sintética, mas quando necessário, no sentido de reduzir a quantidade de microfibras libertadas na lavagem deste tipo de roupa.

Siga estes conselhos:

– Lave a roupa a frio, ou a temperaturas mais baixas;

– Lave apenas a roupa quando conseguir encher uma máquina de lavar;

– Escolha uma velocidade de rotação mais baixa e um ciclo mais curto;

– Use amaciador e detergente líquidos.

A mudança de comportamentos e cada pequeno gesto irá ajudar a inverter a tendência de utilização excessiva de plástico e assim diminuir a agressão ao planeta.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos e familiares para também eles serem sensibilizados para a diminuição de consumo de plástico.