Alimentos

Ameixa Preta: um fruto de verão

A ameixa preta, chegou para adocicar e refrescar a estação mais quente do ano.
A ameixa, e sobretudo a ameixa preta, chegou para adocicar e refrescar a estação mais quente do ano. Fruto da ameixeira, da família das rosáceas, a ameixa tem pelo menos três variedades. Podemos subdividir em japonesas, que podem ser as amarelas, as vermelhas ou as ameixas pretas, também as rainhas Cláudia e as Stanley ou abrunhos.

A ameixa preta que encontra nas lojas Continente é produzida em Portugal, nas regiões do Alentejo, Ribatejo e Cova da Beira.

 Os benefícios da ameixa preta

Da terra quente chega um fruto delicioso que, por ser composto em 88% de água, é doce e muito sumarento. Com baixo valor energético, a ameixa tem também um alto teor em fibra, resultando em vários benefícios, ajudando como por exemplo, na melhoria do trânsito intestinal.

A composição predominante da ameixa é água, por isso tem um papel importante na hidratação do nosso corpo. Este fruto apresente um conteúdo considerável em fitonutrientes como flavonoides e compostos fenólicos, que apresentam capacidades antioxidantes, à semelhança de outros com cor roxa/azul.

O ponto ótimo de consumo da ameixa preta nacional
Para chegar às lojas com estas características inalteradas, a ameixa preta deve ser colhida num ponto de maturação que respeite os parâmetros necessários. Desta forma chega às lojas com o sabor, adocicado que lhe é natural, e calibragem certa de forma que o sumo interior refresque os mais gulosos. Essa colheita é a especialidade dos produtores, que o fazem como ninguém, das conhecidas Ameixas D’Elvas no Alentejo (embora também o Ribatejo e a Cova da Beira também produzam ameixa preta).

Como escolher

Para que a qualidade das ameixas se mantenha, convém que o consumidor as escolhas ainda firmes, brilhantes e intactas. Como alguns dos outros frutos, as ameixas devem ser conservadas nas gavetas inferiores do frigorífico e, se estiverem menos firmes, refrigerar.

Como consumir

Mantendo as características, a ameixa preta pode ser consumida como se pretende, fica a cargo da sua imaginação. O principal, onde saberá melhor aos apreciadores é ao natural, e fresca, como sobremesa das refeições principais, nas refeições intercalares ou até amiúde, num dia quente. Pode ainda ser incluída nas saladas ou em sumos e batidos de fruta. E quem quiser experimentar ainda a poderá colocar em gelados e ou gin.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos e familiares.