alimentos-ameixa
Alimentos

Ameixa: rica em vitaminas e sais minerais

A ameixa é um fruto rico em açúcares, sais minerais e vitaminas. Conheça os benefícios deste fruto.

Nos dias quentes, apetecem alimentos práticos, leves e frescos. As ameixas são uma ótima e deliciosa opção. Macia, a ameixa tem uma polpa suculenta e um aroma característico.

Entre tantos benefícios da ameixa para a nossa saúde e bem-estar, destacam-se as qualidades terapêuticas, antioxidantes e nutricionais. Descubra todas as vantangens e propriedades.
Benefícios da ameixa

Esta fruta apresenta baixo valor energético, é rica em vitamina A, B, C e K, fibras alimentares, potássio, cobre, ferro, cálcio, magnésio e fito-nutrientes. Entre os principais benefícios do consumo de ameixa no dia-a-dia, destacam-se os seguintes.

Melhoria do trânsito intestinal


A ameixa fresca é rica em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Quando seca, a mesma porção apresenta um teor de fibra considerável, sendo benéficas para o trânsito intestinal.
 
Ação antioxidante

Graças ao conteúdo considerável de fito-nutrientes, como flavonoides e compostos fenólicos, a ameixa apresenta capacidades antioxidantes.
 
Proteção dos ossos e músculos

A ameixa funciona como um excelente recuperador muscular e possui ação antienvelhecimento. Esta fruta tem alguma concentração de vitamina K, vitamina muito importante na manutenção de ossos e combate à osteoporose.
Tipos de ameixa 

Uma das particularidades da ameixa é um maior número de variedades do que qualquer outra espécie de fruto com caroço – cerca de duas mil, no total.

De acordo com o local onde é cultivada, tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolve, a ameixa recebe denominações variadas. A sua cor varia entre o roxo e o verde, passando pelo vermelho e o amarelo.

As variedades de ameixa mais conhecidas em Portugal são as Rainha Cláudia Verde (conhecida por ameixa d'Elvas), as Stanley e as variedades japonesas, predominantes na região do Alentejo.

Existem ainda as ameixas Black, as Red Beauty e as Fortune, assim como as Songold, Golden Globe, Golden Japan de pele amarela, comuns no Ribatejo e Oeste.

É necessário que a colheita seja feita no ponto de maturação certo

Breve história da ameixa

A ameixa é o fruto comestível proveniente da ameixeira. Do género Prunus, pertence à família Rosaceae, a mesma de outros frutos de caroço duro, como a cereja, a amêndoa e o pêssego.

A ameixa teve origem há mais de dois mil anos na Ásia, junto ao rio Yangtze (atual China). Já a ameixa europeia, apesar de ter origens asiáticas, surgiu na Suíça.

Nos dias de hoje, a ameixa é uma fruta que faz parte da alimentação diária de milhões de pessoas em todo o mundo.
Como escolher e conservar

Para que a ameixa chegue até si doce e muito sumarenta, é necessário que a colheita seja feita no ponto de maturação certo e que respeite os parâmetros que influenciam o sabor. E os nossos produtores sabem fazê-lo melhor do que ninguém.

Ao escolher as ameixas para comprar, opte pelas que estão mais firmes, brilhantes e intactas. Ao chegar a casa, conserve-as em sacos plásticos na gaveta do frigorífico, sem as lavar, por um período de três a cinco dias. Lave as ameixas apenas na hora em que as for consumir.

Pode congelar e deliciar-se com este fruto durante todo o ano. Desta forma, as ameixas aguentam, em sacos ou recipientes para este fim, durante cerca de 10-12 meses.

Como consumir ameixa

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de, pelo menos, 5 porções ou 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), de forma a prevenir o desenvolvimento de certas doenças. Uma porção de ameixa corresponde em média a 100g (equivalente a duas ameixas).

Por ser uma fruta muito versátil, pode ser consumida ao natural, seca e em conserva. É também muito utilizada em alguns pratos de doçaria tradicional portuguesa ou em sumos, batidos e saladas de frutas. Pode preparar ainda deliciosas compotas, mousses e gelatinas.

São ótimas em qualquer refeição: ao pequeno-almoço, ao lanche, e como uma sobremesa saudável.
O que é que a ameixa tem?

De consistência carnuda e suculenta, a ameixa é um fruto saboroso, repleto de qualidades nutricionais e muito saudável.

Entre os principais benefícios para a saúde, a ameixa destaca-se por ajudar na prisão de ventre, a retardar o envelhecimento precoce, a evitar doenças e a ajudar os ossos e músculos a recuperarem.

Com todas as vantagens que a ameixa apresenta, este fruto é com certeza um forte aliado a incluir em qualquer dieta saudável e variada.