System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
cabrito

Alimentos

Cabrito: tenro e saudável

De sabor inigualável, tenro e saudável, o consumo de cabrito tem crescido nos últimos anos. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste alimento.

Presente sobretudo nas mesas de Natal e da Páscoa, o cabrito é uma das carnes mais saborosas que temos em Portugal e há muito que é apreciado
pelos amantes da boa cozinha. Nobre e saborosa, a carne de cabrito ajusta-se perfeitamente à tendência atual de uma alimentação mais consciente e equilibrada. Conheça os benefícios para a saúde e propriedades do cabrito.


Os benefícios do cabrito

Devido ao seu valor nutricional, o consumo de cabrito tem vários benefícios para a saúde, comparando com outras carnes. É fonte de potássio, fósforo riboflavina e vitamina B6 e é rico em zinco, niacina e vitamina B12.


Controlo de peso

A carne de cabrito é classificada como carne vermelha, à semelhança das carnes de porco e de vaca, no entanto, apresenta menor valor energético e um menor teor de lípidos (incluindo ácidos gordos saturados e colesterol) comparativamente com a carne de porco e de vaca, pelo que poderá ser uma boa opção para quem pretende levar uma alimentação equilibrada e manter o peso


Manutenção da massa muscular

É uma boa fonte de proteína de alto valor biológico, pois contém todos os aminoácidos essenciais. O seu elevado teor em proteína contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular.


Saúde do coração, dos ossos e dentes

Esta carne é fonte de potássio e fósforo e é rica em zinco, que por sua vez são importantes para a saúde cardiovascular, para o normal funcionamento do organismo e para a manutenção dos ossos e dentes.


Manutenção de Energia

Algumas vitaminas do complexo B, que encontramos na carne de cabrito, contribuem para a produção de energia no organismo. A vitamina B12, por exemplo, auxilia na redução do cansaço e fadiga.

Esta vitamina é ainda essencial no sistema nervoso, pois contribui para a manutenção da integridade das células nervosas e possui um papel essencial na formação das células sanguíneas, na síntese de ADN.

Versatilidade
De sabor suave, textura macia e muito saborosa e tenra, a carne de cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação. Dos assados aos ensopados, passando pelos fritos e grelhados (há quem diga que esta última é a melhor forma de apreciar todas as suas qualidades), é uma carne cada vez mais apreciada para a confeção de elaborados pratos gourmet.

Benefícios do Consumo
Nobre e saborosa, no que diz respeito aos benefícios para a saúde a carne de cabrito não deixa os seus créditos por mãos alheias (principalmente se comparada com outras carnes brancas e vermelhas) e ajusta-se perfeitamente à tendência atual de uma alimentação mais consciente e equilibrada.

Tipos de cabrito

O sabor único da carne de cabrito deve-se a uma alimentação à base de leite materno, o modo de produção (são criados ao ar livre) e a tenra idade em que são abatidos (com cerca de 3 meses). Existem cinco raças autóctones - algarvia, bravia, charnequeira, serpentina e serrana.

O consumo mundial de carne de cabrito tem crescido nos últimos anos devido ao seu valor nutricional e sabor inigualável

Valor nutricional do Cabrito

Os valores nutricionais por 100g de cabrito (peito cru) são os seguintes:
  • 146 kcal
  • 20,5g Proteína
  • 3,8g Gordura
  • 1,2 AG saturados
  • 1,7 G monoinsaturados
  • 57 mg colesterol
É utilizado na culinária de países como a Turquia, Grécia, Brasil, Argentina, Nova Zelândia e Austrália, sendo estes dois últimos os que possuem a sua maior produção e consumo. 


Breve história do cabrito

Há muito que o cabrito é apreciado pelos amantes da boa cozinha. A referência mais antiga ao consumo de cabrito no nosso país encontra-se no Livro de Cozinha da Infanta D. Maria.

Apício, gastrónomo romano do século I d.C. referia-se a esta carne em algumas receitas do seu célebre livro de cozinha intitulado De Re Coquinaria. No século XIII, o jurista, poeta e gastrónomo murciano Ibn Razin al-Tugibi, conhecido pela autoria de um receituário da cozinha andaluza, também guardou espaço na sua obra para receitas tendo o cabrito como principal ingrediente.

Entre nós, embora consumido ao longo de todo o ano em maior ou menor quantidade, é na Páscoa que se torna no prato de eleição de grande parte dos portugueses, sobretudo assado no forno. Na génese desta tradição estarão motivos religiosos: o cabrito representa sacrifício e é incorporado nesta data em comemoração da Última Ceia de Cristo durante a qual este alimento terá sido servido.


Como consumir cabrito

De sabor suave, textura macia e muito saborosa e tenra, a carne de cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação.

Dos assados aos ensopados, passando pelos fritos e grelhados (há quem diga que esta última é a melhor forma de aproveitar todas as suas qualidades), é uma carne cada vez mais apreciada para a confeção de elaborados pratos gourmet.

Em Portugal existe uma forma de cozinhar esta carne que se destaca de todas as outras pela originalidade: trata-se do cabrito estonado. Esta designação deve-se à forma diferente de o preparar para cozinhar, que torna a pele estaladiça, e a carne mais suculenta e saborosa.

O cabrito é uma excelente carne para assar, mas deve ter-se em atenção o tipo de gordura utilizada. Aconselhamos o azeite, em quantidades moderadas em vez de outras como os óleos e a banha. Também deve retirar sempre a gordura visível da carne antes da confeção e deixar a marinar de véspera para que a carne obtenha um sabor mais apurado utilizando vinho, cebola, alho, ervas aromáticas e especiarias a gosto.

Sabia que ao marinar com cerveja ou vinho poderá prevenir parcialmente a formação de Aminas Aromáticas Heterocíclicas (AAH)? Estas substâncias potencialmente carcinogéneas são formadas nos alimentos ricos em proteínas depois de submetidos a temperaturas elevadas (180ºC – 300ºC).”

O que torna o cabrito tão especial?


Esta carne que é tão especial na nossa tradição, devido à sua composição nutricional traz inúmeros benefícios, tais como o bom funcionamento das células, a normal produção de energia, o controlo do apetite devido ao seu teor proteico, a manutenção da saúde óssea e dentária, entre outros.

Encontre a melhor oferta de cabrito numa loja perto de si ou em Continente Online.
Take-Away Continente

Para os clientes que não possam ou não queiram despender tempo a cozinhar na Páscoa, o Take-Away do Continente leva tudo o que precisa até si! Desde as entradas, pratos de carne e peixe, até aos acompanhamentos e doces típicos desta época festiva.