Nobre e saborosa, a carne de cabrito ajusta-se perfeitamente à tendência atual de uma alimentação mais consciente e equilibrada. Conheça os benefícios para a saúde e propriedades do cabrito.
Os benefícios do cabrito
O consumo de cabrito tem vários benefícios para a saúde, principalmente se comparado com outras carnes brancas e vermelhas.
Controlo de peso
A carne de cabrito tem baixo teor calórico, e contém menos gordura do a que a carne de aves, borrego, carneiro e porco. Apesar disso, tem um índice proteico semelhante.
Sistema imunitário
Ótima fonte de proteínas de alta qualidade, esta carne é também rica em zinco e ferro, dois minerais essenciais para o bom funcionamento das células do corpo. Destaque ainda para o selénio, pelo seu papel na prevenção de problemas asmáticos.
Saúde do coração, dos ossos e dentes
O cabrito tem apresentado bons resultados na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares pelos seus teores de ácidos gordos ómega-3 e de gordura monoinsaturada.
O fósforo também presente no cabrito tem um papel importante na manutenção dos ossos e dos dentes, contribuindo para a saúde dos mesmos.
Reforço de Energia
Algumas vitaminas do complexo B, que encontramos na carne de cabrito, contribuem para a produção de energia no organismo. A vitamina B12, por exemplo, auxilia na redução do cansaço e fadiga.
Esta mesma vitamina é ainda essencial ao sistema nervoso, uma vez que ajuda no processo de metabolismo de aminoácidos.
O sabor único da carne de cabrito deve-se a uma alimentação à base de leite materno, o modo de produção (são criados ao ar livre) e a tenra idade em que são abatidos (com cerca de 3 meses). Existem cinco raças autóctones - algarvia, bravia, charnequeira, serpentina e serrana.
O consumo mundial de carne de cabrito tem crescido nos últimos anos devido ao seu valor nutricional e sabor inigualável.
Valor nutricional do Cabrito
Os valores nutricionais por 100g de cabrito (peito cru) são os seguintes:
- 146 kcal
- 20,5g Proteína
- 3,8g Gordura
- 1,2 AG saturados
- 1,7 G monoinsaturados
- 57 mg colesterol
Breve história do cabrito
Há muito que o cabrito é apreciado pelos amantes da boa cozinha. A referência mais antiga ao consumo de cabrito no nosso país encontra-se no Livro de Cozinha da Infanta D. Maria.
Apício, gastrónomo romano do século I d.C. referia-se a esta carne em algumas receitas do seu célebre livro de cozinha intitulado De Re Coquinaria. No século XIII, o jurista, poeta e gastrónomo murciano Ibn Razin al-Tugibi, conhecido pela autoria de um receituário da cozinha andaluza, também guardou espaço na sua obra para receitas tendo o cabrito como principal ingrediente.
Entre nós, embora consumido ao longo de todo o ano em maior ou menor quantidade, é na Páscoa que se torna no prato de eleição de grande parte dos portugueses, sobretudo assado no forno. Na génese desta tradição estarão motivos religiosos: o cabrito representa sacrifício e é incorporado nesta data em comemoração da Última Ceia de Cristo durante a qual este alimento terá sido servido.
Como consumir cabrito
De sabor suave, textura macia e muito saborosa e tenra, a carne de cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação.
Dos assados aos ensopados, passando pelos fritos e grelhados (há quem diga que esta última é a melhor forma de aproveitar todas as suas qualidades), é uma carne cada vez mais apreciada para a confeção de elaborados pratos gourmet.
Em Portugal existe uma forma de cozinhar esta carne que se destaca de todas as outras pela originalidade: trata-se do cabrito estonado. Esta designação deve-se à forma diferente de o preparar para cozinhar, que torna a pele estaladiça, e a carne mais suculenta e saborosa.
O que torna o cabrito tão especial?
Esta carne que é tão especial na nossa tradição, traz-nos alguns benefícios tais como o bom funcionamento das células do corpo, a prevenção de problemas asmáticos e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Encontre a melhor oferta de cabrito numa loja perto de si ou em Continente Online.
Para os clientes que não possam ou não queiram despender tempo a cozinhar na Páscoa, o Take-Away do Continente leva tudo o que precisa até si! Desde as entradas, pratos de carne e peixe, até aos acompanhamentos e doces típicos desta época festiva.