Linguado
Alimentos

Linguado: sem gordura e cheio de sabor

O consumo de linguado traz vários benefícios para a saúde. Descubra-os aqui, bem como a sua origem e como deve ser consumido.
Apenas 0,2% de gordura. Nenhum outro “peixe branco” pode reclamar para si uma taxa de gordura inferior à do linguado. Mas este é apenas um dos muitos argumentos que fazem deste peixe um aliado perfeito numa dieta saudável e saborosa. Descubra todos os benefícios do linguado e como o consumir.

Os benefícios do linguado

O linguado é um peixe rico em micro e macronutrientes com um nível de gordura praticamente nulo. Entre os seus principais benefícios, destacam-se os seguintes.

Sistema nervoso

As vitaminas B6 e B12 e o potássio, encontrados em grande quantidade no linguado, são essenciais ao normal funcionamento do sistema nervoso.

Produção de energia

As vitaminas do complexo B contribuem para a produção de energia no organismo, sendo a vitamina B6 responsável pelo metabolismo normal de glicogénio e redução do cansaço e fadiga.

Ossos e dentes

O fósforo tem um papel importante na manutenção dos ossos e dos dentes, contribuindo para a saúde dos mesmos. A vitamina D também presente contribui para a melhor absorção e utilização deste mineral.

Ação protetora

Pelos nutrientes que apresenta, o linguado contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

O linguado é também um peixe rico em proteína de alto valor biológico, indispensável para uma alimentação adequada de qualquer desportista. Mais ainda para aqueles que pretendem aumentar a massa muscular, onde as necessidades proteicas são superiores.

Como consumir linguado

Para um almoço ou jantar, uma das formas mais práticas e saudáveis de consumir linguado é grelhando-o, regando o peixe com azeite e limão. Vai bem acompanhado com batata doce e brócolos ao vapor.

Mas este é um peixe versátil na cozinha. Entre as muitas receitas de linguado que pode confecionar, talvez uma das que mais agrade ao palato seja o linguado no forno. Num modo mais gourmet, uma ceviche de linguado trará um ar especial e requintado à sua mesa.

Como escolher e conservar

Nas suas peixarias Continente encontra sempre belos exemplares deste peixe tão comum na costa portuguesa. Um linguado deve apresentar uma escama aderente e brilhante, olhos salientes e brilhantes e odor agradável a maresia. É comum que apresente uma viscosidade natural.

Uma vez em casa, conserve o linguado inteiro num recipiente fechado, idealmente apenas por um dia. Mas pode fazê-lo por dois. No frigorífico, deve ser colocado no compartimento adequado para o armazenamento de peixe.

Linguado, sem gordura e cheio de sabor

O linguado tem um teor em gordura praticamente nulo e apresenta uma grande diversidade de vitaminas e minerais na sua composição que auxiliam diretamente em muitas funções essenciais do corpo.

É um peixe abundante na nossa costa e disponível nas peixarias Continente o ano todo. Alie isso às mil e uma receitas de linguado que pode confecionar, e prepare-se para refeições saudáveis e deliciosas.