Guia Para Reciclar

Reciclar: guia completo, resíduo a resíduo

Descubra como reciclar corretamente e contribuir para um futuro sustentável

A reciclagem é mais do que uma prática ambiental; é um compromisso com o planeta e com as gerações futuras. Reciclar é uma oportunidade para transformar o que já não usamos em novos recursos.

Neste guia explicamos como separar e encaminhar corretamente os seus resíduos e quais as vantagens de dar uma nova vida ao que já não tem uso.

Onde devo colocar os resíduos?


Separar os resíduos pode parecer uma tarefa simples, mas muitos materiais exigem cuidados específicos para garantir uma reciclagem eficaz. Saiba onde e como depositar cada tipo de resíduo.

Papel e cartão

Sabia que uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores e economiza 71% de energia elétrica? Deposite o papel e o cartão, sem gordura ou comida, no ecoponto azul. Espalme as embalagens para ocuparem menos espaço.

No ecoponto azul pode depositar:
  • Papel de escrita e impressão;
  • Caixas de cartão;
  • Revistas e jornais;
  • Copos de papel para bebidas quentes.
Não deve depositar:
  • Sacos de plástico;
  • Fraldas;
  • Papel sujo ou com gordura;
  • Produtos tóxicos;
  • Autocolantes;
  • Papel de prata, papel vegetal, papel com plástico ou papel encerado.
Se tiver grandes quantidades de papel e cartão para reciclar, deve entregá-los no ecocentro mais próximo.

Plástico, metal e alumínio

Sabia que 80% do lixo marinho é composto por plástico? Deposite os resíduos de plástico, de metal e de alumínio no ecoponto amarelo.

Eis alguns exemplos: pacotes de natas, copos de iogurte, sacos de batatas fritas, garrafas de sumo, garrafas de detergente, latas de atum ou de feijão, bandejas de take away, esferovite.

Antes de as depositar no ecoponto, esvazie o conteúdo das embalagens no lixo indiferenciado. As embalagens não precisam de ser lavadas, espalme-as para reduzir o seu volume. Para evitar que as tampas se percam no processo de separação do lixo, coloque-as nas respetivas garrafas ou pacotes de bebidas. As embalagens com palhinha de plástico devem ser espalmadas com a palhinha no interior.

No ecoponto amarelo pode depositar, entre outras:
  • Embalagens de plástico;
  • Embalagens de metal e de alumínio;
  • Pacotes de bebidas;
  • Sacos de plástico.
Não deve depositar:
  • Papel e cartão;
  • Pilhas;
  • Eletrodomésticos;
  • Outros plásticos que não embalagens;
  • Escovas de dentes.
Os plásticos que não são embalagens, podem ser entregues para reciclagem nos ecocentros.

Os sacos do Continente


Sabia que o Continente Online garante a reciclagem dos sacos de plástico utilizados nas entregas, promovendo a circularidade?

Quando vai a uma loja Continente, sabe como utilizar os sacos reutilizáveis do Continente. Explicamos tudo

Vidro

Sabia que, em média, o vidro demora um milhão de anos a decompor-se na natureza? Esvazie as embalagens de vidro antes de as colocar no ecoponto verde.

No ecoponto verde pode depositar:
  • Garrafas de bebidas (sem as tampas metálicas);
  • Frascos;
  • Boiões;
  • Frascos de perfume, de creme ou de verniz.
Não deve depositar:
  • Loiças e cerâmicas;
  • Vidro plano e janelas;
  • Cristais e espelhos;
  • Lâmpadas;
  • Frascos de medicamentos.
Os cristais, loiça, copos, janelas ou espelhos devem ser colocados no lixo indiferenciado. Se tiverem grandes dimensões, deve pedir a sua recolha aos serviços municipais.

Lâmpadas


As lâmpadas não devem ser depositadas no lixo nem no ecoponto verde. Entregue-as:
  • Numa loja Continente;
  • No estabelecimento onde vai comprar lâmpadas novas;
  • Nos pontos de recolha adequados (como os ecocentros, por exemplo).

Pequenos e grandes eletrodomésticos

Sabia que se a humanidade continuar com os mesmos padrões de consumo e sem reciclar, em 2030 o planeta terá o equivalente ao peso de 7390 Torres Eiffel em resíduos de equipamentos elétricos?

Os pequenos eletrodomésticos, designados por Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), que já não funcionem podem ser entregues:
  • Numa loja Continente;
  • Num Electrão;
  • Numa loja que comercialize equipamentos elétricos e eletrónicos, quando comprar um novo.
Os eletrodomésticos de maior porte, como máquinas de lavar loiça e roupa, frigoríficos e ares-condicionados, devem ser entregues nos ecocentros ou em operadores que façam a gestão de resíduos. Pode, também, pedir a sua recolha aos serviços municipais competentes.

Consulte informação adicional sobre a rede depositrão, da European Recycling Platform.

Leia também:
Recolha de Eletrodomésticos: o que é e como funciona?

Pilhas, acumuladores e baterias portáteis


Sabia que uma pilha demora cerca de 100 anos a decompor-se no ambiente e que, durante esse processo, liberta todos os seus componentes tóxicos, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio e os minerais, que poluem o planeta e causam problemas nos rins, nos sistemas nervoso, neurológico e digestivo?

Entregue as suas pilhas usadas:

Medicamentos


Os medicamentos, estejam dentro da validade ou fora de prazo, bem como as embalagens vazias e respetivas bulas, devem ser entregues nas farmácias ou parafarmácias.

Roupa


Sabia que, a cada segundo, é depositado em aterros ou incinerado o equivalente a um camião de lixo cheio de têxteis? Menos de 1% do material usado para produzir vestuário é reciclado e transformado em roupas novas.

Deposite a roupa que já não pretende usar num dos contentores destinados a esse efeito, também disponíveis em algumas lojas Continente.

Óleos alimentares usados

Sabia que ao reciclar o óleo alimentar que utiliza em sua casa, em vez de o despejar na banca ou no lavatório, evita contaminar milhões de litros de água? Além disso, permite a sua reutilização para criar novos produtos, como detergentes ou biodiesel, um combustível que emite menos 80% de CO2 do que o gasóleo.

O óleo alimentar usado deve ser colocado numa garrafa de plástico e depositado nos contentores destinados a este efeito, existentes em algumas lojas Continente ou num oleão.

Óleo lubrificante


Sabia que um litro de óleo mal depositado contamina um milhão de litros de água? Os óleos lubrificantes usados devem ser colocados num recipiente e entregues nos pontos de recolha da Sogilub.

Pneus


Sabia que cerca de quatro milhões de árvores são poupadas por cada dez anos de reaproveitamento da borracha de pneus usados? Da borracha dos pneus reciclados podem nascer parques infantis e campos de futebol sintéticos. Os granulados dos pneus usados podem ser reutilizados em asfalto para construir ou reparar estradas.

Não encaminhe os pneus usados para aterros sanitários e não os queime. Entregue-os na oficina onde vai levar o seu veículo para colocar pneus novos.

Guarda-chuvas

Sabia que, anualmente, em todo o mundo, são deitados fora cerca de mil milhões de guarda-chuvas? Entregue o seu guarda-chuva inutilizado num dos pontos de recolha destinado a esse efeito.

Existem diversas lojas que dão uma vida nova aos guarda-chuvas. O projeto R-Coat, por exemplo, converte guarda-chuvas partidos e danificados em casacos e chapéus.

Rolhas de cortiça


Sabia que, anualmente, são produzidas em todo o mundo cerca de 13 mil milhões de rolhas de cortiça? Desde 2008, a parceria entre a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim dá uma segunda vida à cortiça.

Entregue as suas rolhas de cortiça numa loja Continente. A recolha de rolhas reverte a favor da plantação de árvores autóctones.

Cápsulas de café


Sabia que, em média, cada português consome cerca de 700 cápsulas de café por ano? Não coloque as cápsulas de café usadas no ecoponto amarelo. Desde março de 2024, todas as lojas Continente passaram a disponibilizar pontos de recolha de cápsulas de café.

Algumas das lojas que vendem as cápsulas de café também já aceitam as cápsulas usadas, encaminhando-as, depois, para a reciclagem.

Ecocentro: o que é e para que serve?

Ecocentro

Ecocentro: o que é e para que serve?

Um ecocentro é um parque de grandes dimensões, aberto ao público, onde existem diversos contentores para resíduos recicláveis que não podem ser depositados nos ecopontos.

Num ecocentro pode entregar, entre outros, os seguintes resíduos: monos; tábuas ou caixas de madeira; brinquedos; móveis; colchões; lâmpadas; baterias de automóveis; baldes, alguidares e bidões; resíduos resultantes de limpezas de jardim; panelas e tachos de metal; espelhos, louça e cerâmica; madeiras e paletes.

Saiba aqui qual o ecocentro mais próximo de si. Nem todos os ecocentros aceitam todo o tipo de resíduos. Antes de se deslocar a um, confirme se os resíduos que pretende descartar podem lá ser entregues.

Pode também deixar a bateria inutilizada do seu automóvel em qualquer loja Continente que venda baterias.

Recolha porta-a-porta

Recolha Lixo

Recolha porta-a-porta

Este serviço é assegurado, em determinadas zonas do país, pelas Câmaras Municipais ou pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos. Se viver numa das zonas abrangidas, os resíduos recicláveis que produz devem ser colocados nos contentores comuns de recolha seletiva do seu prédio, ou, no caso de zonas de moradias, devem ser acondicionados e colocados junto da moradia, de acordo com as instruções da Câmara Municipal da sua área de residência.

Saiba se a sua área de residência está abrangida pela recolha porta-a-porta e consulte os dias e horários de recolha.

Tem dúvidas?

  • Consulte a Waste App para saber mais informação sobre cada tipologia de resíduo e sobre os locais onde devem ser depositados;
  • Fale com o Gervásio através do WhatsApp;
  • Ligue para a linha Ponto Verde: 210 102 480;
  • Envie um email para info@pontoverde.pt.