Ecospot Continente

Ecospot Continente: traga os seus resíduos que não entram no ecoponto

Saiba mais sobre os Ecospots e outras iniciativas verdes!

Descubra de que forma o Continente está a liderar iniciativas na área da reciclagem de produtos diferenciados, com o Ecospot, e como pode contribuir para um planeta mais verde com ações simples e eficazes.

Ecospot Continente: o futuro da reciclagem


Os Ecospots Continente são uma iniciativa que reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade e o ambiente. Estes pontos de recolha foram desenvolvidos para facilitar o processo de reciclagem e promover práticas mais sustentáveis no dia a dia dos consumidores.

São locais estrategicamente localizados em lojas Continente onde os consumidores podem depositar diferentes tipos de materiais para reciclagem.

Projetos testados e validados


Para reforçar ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade, o Continente também lançou projetos piloto para a recolha de cápsulas de café (entretanto passou a estar em todas as lojas) e embalagens de iogurtes. Estes projetos procuram testar soluções inovadoras para a reciclagem de materiais de difícil tratamento, permitindo uma gestão mais eficaz e ambientalmente consciente destes resíduos.
Reciclagem Iogurtes

Lojas aderentes ao Ecospot

O projeto, financiado pela Sociedade Ponto Verde, contou com o apoio do PIEP (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho) e da Tomra, para além da Intraplás.

Fique a conhecer as lojas aderentes e respetivas escolas que participaram nesta campanha:
  • Lojas Continente: Maia (Agrupamento de Escolas de Águas Santas), Antas (Agrupamento de Escolas do Cerco) e Maia Jardim (Agrupamento de Escolas Levante Maia).
  • Lojas Modelo: Mira Maia (Agrupamento de Escolas Castêlo da Maia), Leça do Balio (Agrupamento de Escolas Irmãos Passos), Rio Tinto (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3) e Fânzeres (Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara).
  • Lojas Bom Dia: Amial (Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha), Matosinhos Sul (Agrupamento de Escolas Manoel Oliveira), Ramalde (Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo) e Lavra (Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos).


Reciclagem de cápsulas de café no Ecospot


As cápsulas de café são geralmente feitas de uma combinação de plástico, alumínio e borra de café, tornando-as difíceis de reciclar através dos sistemas tradicionais.

No entanto, quando corretamente separadas e encaminhadas, os materiais que as compõem podem ser reaproveitados. Eis algumas razões para reciclar:
  • Reduzir o desperdício: as cápsulas descartadas em aterros contribuem para a acumulação de resíduos não biodegradáveis.
  • Valorizar os recursos: o alumínio pode ser reutilizado indefinidamente, e a borra de café pode ser transformada em fertilizante.
  • Contribuir para a circularidade: a reciclagem permite reintegrar materiais na cadeia produtiva, diminuindo a dependência de novos recursos.
Capsulas Para Reciclar

O papel do Continente na reciclagem de cápsulas

Desde 2022, o Continente lidera iniciativas de recolha e reciclagem de cápsulas de café. O projeto-piloto, inicialmente implementado em seis lojas, tornou-se um programa abrangente disponível em todas as suas lojas a partir de março de 2024. Este exemplo demonstra como uma cadeia de retalho pode liderar a transição para práticas mais sustentáveis.

Os Ecospots, localizados na frente de loja, permitem que os clientes depositem cápsulas de qualquer marca. Posteriormente, os materiais são separados e reciclados, com a borra de café sendo reutilizada para criar subprodutos. Em 2023, estas iniciativas ajudaram a recolher mais de 1100 toneladas de resíduos, incluindo outros materiais recicláveis.

Outras iniciativas sustentáveis


O Continente tem-se destacado no compromisso de reduzir ou eliminar o plástico nas suas embalagens. Além disso, a MC introduziu, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, iconografia pioneira nas embalagens de marca própria. Estas orientações ajudam os consumidores a separar e reciclar corretamente, com dicas práticas. São mais de 4 mil produtos de marca própria, como Continente Equilíbrio, Continente ECO, Continente do Bebé, Continente Seleção e Continente Bio.

Depositar corretamente os resíduos diferenciados em ecopontos específicos é uma forma de garantir que vão ser devidamente encaminhados para reciclagem. É um papel individual importante que temos enquanto cidadãos, mas é igualmente relevante a disponibilização de ecopontos.

O Continente não se limita à reciclagem de cápsulas de café. As lojas também dispõem de Ecospots para outros resíduos diferenciados, como:
Guia Para Reciclar

Como melhorar a reciclagem das suas embalagens?

Fazer a correta separação dos resíduos de embalagens é um passo fundamental, que está nas mãos de todos. Para isso, devem ser seguidas algumas regras de separação:
  • Ecoponto Amarelo: embalagens de plástico (pacotes de massa, por exemplo) e de metal (como conservas);
  • Ecoponto Azul: caixas e pacotes de cartão (como caixa de cereais). Separe as componentes de plástico, que devem ser colocadas no Ecoponto Amarelo;
  • Ecoponto Verde: garrafas e frascos de vidro. Separe tampas e caricas, que devem ser colocadas no Ecoponto Amarelo.
Consulte o rótulo das embalagens. Alguns contêm sinalética sobre as regras de deposição. Utilize estas regras também para todas as embalagens de plástico ou de cartão que agrupam o produto. Para mais informações, consulte o site da Associação Portuguesa do Ambiente.