MC reduz emissões e atinge 92,9% de reciclabilidade

Conheça as nossas medidas

A MC assumiu um compromisso global de antecipar para 2025 o objetivo definido pela União Europeia para 2030, que prevê que todas as embalagens de plástico colocadas no mercado sejam reutilizáveis ou passíveis de reciclagem de forma economicamente eficiente.

Para cumprir essa meta, a MC definiu uma “Estratégia para o Plástico” e, ao longo dos últimos anos, tem implementado diversas ações, com o propósito de promover o uso responsável do plástico. Envolvem não apenas o desenvolvimento de embalagens de marca própria, mas também a participação de colaboradores e de fornecedores.

Fruto do sucesso desta estratégia, a MC atingiu, em 2023, uma taxa de reciclabilidade de 86%, tendo visto o seu desempenho reconhecido pelo The Global Commitment Report 2023, da Fundação Ellen MacArthur. Em 2024 taxa foi de 92,9%.

Conheça algumas das principais medidas já implementadas, ou ainda em curso, que visam, em toda a cadeia de valor, aumentar a taxa de reciclabilidade e a redução de emissões, e que têm contribuído para que a MC tenha vindo a alcançar metas importantes na área da sustentabilidade, continuando a reforçar o seu compromisso com o meio ambiente.

1. Subscrição do New Plastics Economy Global Commitment

Embalagens Sustentaveis

1. Subscrição do New Plastics Economy Global Commitment

Em 2019, a MC tornou-se o primeiro retalhista português a subscrever o New Plastics Economy Global Commitment, com a intenção de alterar 100% das mais de quatro mil embalagens da marca, para que passassem a ser reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, até 2025.

Adicionalmente, propôs implementar um projeto-piloto para oferecer alternativas aos sacos de plástico convencionais para as frutas e legumes.

2. Manual de packaging e iconografia

Continente Embalagem Arroz

2. Manual de packaging e iconografia

Para continuar a desenvolver embalagens de marca própria mais responsáveis, a MC lançou o seu Manual de Packaging Sustentável. Tem por base o conceito de Design4recycling e os princípios de economia circular e de ecodesign. 

Também foi introduzida iconografia em todos os produtos de marca própria, desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde, para facilitar a reciclagem e ajudar os consumidores a separarem os diferentes materiais.

3. Remoção de todos os plásticos desnecessários

Sacos Reutilizaveis Continente

3. Remoção de todos os plásticos desnecessários

O Continente eliminou separadores do queijo flamengo, poupando 10 toneladas de papel não reciclável por ano, e retirou 100 toneladas de plástico ao remover tampas de iogurtes líquidos.

Substituiu o PVC por filme reciclável em frutas, legumes, talho e charcutaria, reduzindo 82 toneladas de plástico anualmente. A loja Continente Bom Dia do Via Catarina foi pioneira em eliminar plásticos descartáveis na área de frutas e legumes.

4. Alimentos mais sustentáveis e plataforma Footprint

Pilar Alimentacao

4. Alimentos mais sustentáveis e plataforma Footprint

O Continente oferece alimentos mais sustentáveis, como Kombucha de framboesamaçã vermelha Zero Desperdício.

A MC criou a plataforma Footprint MC para calcular a pegada de carbono e hídrica dos fornecedores, visando reduzir 31% das emissões da cadeia de abastecimento entre 2022 e 2032, recolhendo dados, avaliando produtos e sugerindo melhorias aos produtores.

5. Reutilização de embalagens take away e sacos recicláveis

Caixas Hermeticas Take Away Continente

5. Reutilização de embalagens take away e sacos recicláveis

A MC incentiva os clientes a usarem embalagens próprias para take away e lançou um projeto pioneiro de reutilização de embalagens em cinco restaurantes em Lisboa.

No Continente online, as compras são entregues em sacos 100% recicláveis, que podem ser devolvidos para reciclagem, com o valor reembolsado no Cartão Continente. O plástico reciclado é reutilizado em novos produtos.

6. Novos produtos

Detergente Concentrado

6. Novos produtos

Em 2023, foram lançados os detergentes Power+, com uma fórmula ultra concentrada, que permite a redução do consumo de água, assim como do tamanho das embalagens. Uma embalagem de dois litros contém 40 doses, uma poupança de cerca de 20 toneladas de plástico, ou 129 mil embalagens poupadas anualmente.

7. Projeto Ecospot, Cadernão e recolha de rolhas

Ecospot Iogurte

7. Projeto Ecospot, Cadernão e recolha de rolhas

A MC disponibiliza Ecospots nas lojas para recolha de resíduos como cápsulas de café, pilhas e óleos alimentares usados. Durante o Cadernão a cada tonelada de papel recolhida, são plantadas 20 árvores (240 em 2022 e 3 100 em 2023).

A parceria entre a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim são reaproveitadas rolhas de cortiça, assegurando mais de 91% das recolhas, com os fundos destinados à plantação de árvores.

8. Disponibilização da rede Plug & Charge

8. Disponibilização da rede Plug & Charge

O Continente disponibiliza aos seus clientes mais de 250 pontos de carregamento para viaturas elétricas, distribuídos por 69 lojas. Através da Rede Plug & Charge. Só em 2023, os clientes Continente carregaram mais de 16 milhões de quilómetros e evitaram a emissão de mais de 1 700 toneladas de CO2.

Rumo a uma economia com zero emissões de carbono

Dia Internacional Residuo Zero

Rumo a uma economia com zero emissões de carbono

A MC alcançou, desde 2018, uma redução de 34% nas emissões, estabelecendo agora novas metas validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi): reduzir 51% das emissões das operações até 2032 (face a 2022) e 31% das emissões da cadeia de abastecimento.

No caminho para uma economia com zero emissões de carbono, a Sonae e a MC têm vindo a desenvolver, entre outras, as seguintes ações:
  • Medidas de eficiência energética, como reduzir a dependência de combustíveis fósseis, aumentar a produção própria de energia e a aquisição de energia a fornecedores com emissões mais baixas;
  • Descarbonização da sua frota;
  • Combate ao desperdício e aos materiais de uso único;
  • Promoção da reciclagem;
  • Poupança de água;
  • Regeneração de florestas;
  • Aposta em serviços circulares;
  • Redução do consumo de recursos naturais.
Estas iniciativas refletem as políticas ativas de sustentabilidade ambiental, posicionando a MC no patamar de excelência mundial em matéria de desempenho climático.