Papaia
Alimentos

Papaia: aliada exótica

Descubra alguns benefícios da papaia para a saúde, como escolher este fruto e como o conservar com todas as propriedades intactas.
A papaia é um alimento fantástico, indicado para todos aqueles que procuram o bem-estar físico. Apresenta propriedades antioxidantes, ação cicatrizante, efeito protetor sobre o sistema imunitário e regula a digestão e o trânsito intestinal. Tem uma riqueza nutricional diversa e é melhor consumida crua, ao natural, em saladas ou batidos. Saiba tudo sobre a papaia.

As vantagens da papaia 

As frutas fazem parte de uma dieta saudável e são um alimento indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. A papaia apresenta uma polpa com tonalidade avermelhada ou alaranjada, muito aromática, sumarenta, macia e doce. Para além do enorme prazer que o consumo deste fruto proporciona, oferece também inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Com propriedades impressionantes do ponto de vista nutricional, destacam-se estes benefícios para a saúde.

Poder antioxidante, anti-inflamatório, desintoxicante e depurativo


Isto deve-se ao facto de a papaia ser rica em fitonutrientes, vitamina A e C (tem mais vitamina C que, por exemplo, a laranja e o limão) e minerais como o ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e zinco.

Fortalece o sistema imunitário

A vitamina C contribui para um adequado funcionamento do sistema imunitário e ajuda na normal formação do colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização.

Regulação dos intestinos

Pela riqueza em fibras, a papaia contribui para o bom funcionamento dos intestinos, e para o melhor aproveitamento dos nutrientes. A papaína, presente neste fruto, ajuda ainda na digestão das proteínas, permitindo a sua melhor absorção intestinal.

Energia duradoura

A papaia apresenta um índice glicémico médio (velocidade com que o alimento eleva a glicose na corrente sanguínea) e carga glicémica baixa (quantidade de hidratos de carbono disponível na porção do alimento). Esta condição permite que o aumento da glicemia seja lento e estável, o que possibilita uma energia mais duradoura e um melhor controlo do apetite. Estas características, aliadas a um reduzido valor calórico, fazem da papaia um fruto muito útil em dietas para perda de peso corporal.

Como consumir papaia

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de papaia corresponde em média a 1/3 da dose diária recomendada.

A papaia, para além de ser saborosa e muito nutritiva, contém baixo valor calórico. Para se poder aproveitar todos os benefícios deste maravilhoso fruto, deve comer-se cru. Pode ser servida ao natural, em saladas ou em batidos.

Como escolher e conservar

Quando escolher as melhores papaias para sua casa, tenha em atenção o estado da fruta. Por exemplo, uma papaia mole e com um cheiro doce demasiado intenso provavelmente estará demasiado madura.

Em todo o caso, se escolher papaias muito maduras, poderá sempre transformá-las em puré de fruta para milkshakes, gelados ou bebidas refrescantes. O que não falta são opções saborosas.

Quanto à conservação ideal, deve colocar em fruteiras à temperatura ambiente. Se pretender conservar por mais tempo, guarde na gaveta inferior do frigorífico. Tenha em atenção que a papaia deve ser consumida até um prazo de 5 dias para manter a melhor consistência.

Inclua a papaia no dia-a-dia

A papaia é um fruto tropical delicioso e rico em nutrientes diversos, promovendo a saúde. No Continente, poderá encontrar papaias de excelente qualidade, prontas para serem consumidas ao natural, ou utilizadas em saladas ou batidos. Visite as nossas lojas ou online e conheça esta e outras frutas.