Nozes; benefícios, receitas e tipos

Alimentos

Nozes: benefícios, receitas e tipos

As nozes são um fruto oleaginoso com vários benefícios para a saúde. Descubra quantas calorias têm, receitas e os vários tipos de nozes!
Atualizado a 15/11/2023
Este fruto oleaginoso é um dos melhores aliados que podemos ter na nossa alimentação: é fácil de conservar e levar para todo o lado, extremamente nutritivo, saciante e, claro, saboroso. Descubra tudo sobre as nozes.

Nozes: benefícios

As nozes não se destacam apenas pelo seu sabor e textura mas também pelos seus nutrientes e respetivos efeitos benéficos na saúde, tais como:

Sistema Nervoso, Hormonal e Imunitário


As nozes são ricas em vitamina B6. A vitamina B6 participa numa série de funções do organismo, desde o sistema hormonal, imunitário e nervoso, até à redução do cansaço e fadiga e à produção de proteínas e glicogénio, razão pela qual está também associada ao equilíbrio do organismo para quem pratica desporto.

Gravidez e Sistema Sanguíneo


Esta oleaginosa é também rica em ácido fólico, uma vitamina muito importante na gravidez, pois contribui para o normal desenvolvimento do feto e previne malformações. Este micronutriente também é importante para a formação dos componentes sanguíneos. A noz também é  fonte de ferro, u mineral muito importante para a formação de componentes sanguíneos, associado à prevenção de anemia.

Controlo do apetite


As nozes são ricas em fibra, um nutriente muito associado ao controlo do apetite e ao bom funcionamento intestinal. O seu teor em gorduras insaturadas também contribui para uma maior saciedade.

Coração


As nozes ajudam a diminuir o colesterol e a prevenir problemas cardiovasculares. Apesar de serem em grande parte constituídas por gorduras, são gorduras maioritariamente insaturadas, benéficas para o coração, como os ácidos gordos ómega-3. Sabia que o consumo de 30 g por dia de nozes está associado a uma melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos?

Função cognitiva


A noz fornece ácidos gordos essenciais, que impactam positivamente a nossa função cognitiva.

Calorias das nozes

As nozes são um dos frutos oleaginosos com mais calorias. Cerca de 100 g de nozes convencionais têm 699 kcal, mas o aporte calórico varia de acordo com o tipo de nozes consumidas.

Origem das nozes

A nogueira terá tido a sua origem na Pérsia (atual Irão), na China ou no Japão. Dispersou-se depois até à Grécia e deste país para Itália e restante continente europeu.

As nozes são saudáveis, deliciosas e saciantes, ideais para um snack rápido

A nível mundial, os maiores produtores de noz são a China, a Índia, a Turquia, o Irão, os EUA, a Itália e a França. O cultivo deste fruto seco em Portugal encontra-se disperso um pouco por todo o país, mas é nas regiões de Trás-os-Montes e Alentejo que os pomares de nogueira assumem maior importância.

Existem diversas variedades cultivadas de nozes convencionais, que são escolhidas em função da região e para garantir um escalonamento da colheita como por exemplo, Chandler, Lara, Howard, Serr, Hartley e Franquete. Estas diferem ligeiramente no seu aspeto exterior, sabor, textura.


Após a colheita, as nozes são retiradas da casca verde por ação mecânica, sendo depois lavadas com água corrente. De seguida, são secas por meio de ar quente até atingirem o percentual de humidade ideal para o seu consumo e conservação. Depois de secas, as nozes são calibradas e selecionadas, terminando o processo com o embalamento final.

A campanha das nozes em Portugal arranca em final de setembro, terminando em meados de dezembro.

Receitas com nozes

Ao natural ou tostadas no forno como um snack, na salada ou ao pequeno-almoço. Estas são as formas mais saudáveis de consumir nozes no dia-a-dia. No entanto, pode encontrar a noz em muitos outros produtos alimentares: pães, bolos, bebidas, granola, muesli, bolachas e muito mais. O óleo das nozes também pode ser utilizado como uma opção alimentar mais saudável e com um sabor mais rico.

Experimente torrar as nozes e juntá-las à massa ou à base de uma tarte ou cheesecake. Em alternativa, pode usá-las como toppings de gelados, smoothies, papas, panquecas, iogurtes, saladas, massas, sopas, pão, etc.

Além dos doces e snacks, a noz também pode ser usada em refeições principais, ao almoço e ao jantar, para acompanhar outros ingredientes e enriquecer ainda mais os pratos. Filetes de peixe espada preto com crosta de noz e limão, salmão com crosta de noz e lima ou rolinhos de frango com miolo de noz são apenas alguns exemplos de receitas com nozes que vale a pena experimentar.

Pode também estar a “consumir” a noz ou algum elemento da nogueira num dos seus cosméticos ou produtos de higiene. O óleo das nozes entra na composição de muitos cremes e sabonetes, enquanto as folhas da nogueira são utilizadas na produção de champôs que ajudam a escurecer o cabelo e a prevenir a sua queda.

As melhores nozes estão no Continente 

Os benefícios do consumo de nozes para a saúde são inegáveis, para o cérebro, músculos e coração. A não ser que tenha alguma alergia ou contraindicação, deve introduzir a noz na sua alimentação.

No Continente encontra nozes com casca ou só miolo, em metades ou em pedaços. As nozes com casca são de produção nacional, ideais para snacks em família. Provenientes das regiões de Vinhais (Trás-os-Montes), Sousel, Borba e Estremoz (Alentejo), são selecionadas pelo seu sabor suave, textura estaladiça e casca uniforme. Além disso são tratadas de forma natural para que cheguem até si intactas e com todas as suas características sensoriais e nutricionais.

Encontre as melhores nozes no Continente, seja para levar consigo, para uma refeição, doce especial ou para um snack a meio da tarde.