Alimentos

Peru: delicioso e saudável

Fonte de proteína e pobre em gordura se removida a pele, a carne de peru ajuda a promover a saúde do organismo. Descubra tudo o que precisa de saber para o introduzir na dieta.

Pertencendo ao grupo das designadas carnes brancas, como o frango e o pato, por exemplo, o peru é versátil a nível culinário, fácil de cozinhar, tenro e delicioso. Tem ainda um outro atributo muito importante: é saudável. Descubra todas as vantagens e propriedades do peru.

Os benefícios do peru

Estes são os principais benefícios do consumo regular de peru.

Carne magra

A carne de peru tem baixo teor de gordura, principalmente se consumida sem pele. Por ser uma carne magra e rica em proteínas de alto valor biológico é um dos alimentos mais recomendados para praticantes de exercício físico.

Sistema nervoso

A carne de peru contribui para o normal metabolismo e para o correto funcionamento do sistema nervoso.

Fonte de energia

Destaca-se ainda que, por ser rica em vitaminas, a carne de peru ajuda na redução do cansaço e da fadiga.

Efeito regulador

Relativamente aos minerais, o fósforo que possui irá contribuir para a normal formação dos ossos e dentes, o zinco para as unhas e pele e o potássio para a manutenção de uma pressão arterial correta.

Esta carne, pelas suas características é, assim, versátil e adequa-se à alimentação de todos, desde crianças a idosos.

Origem do peru

Originário da América do Norte, o peru foi trazido para a Europa em 1511. O peru selvagem foi domesticado pela primeira vez no México há mais de mil anos, mas, no começo do século XX, havia desaparecido em grande parte dos Estados Unidos.

Nos últimos anos, esta ave começou a ser reintroduzida no seu local de origem com aparente sucesso.

Parente próximo do pavão, é muito conhecido na Europa e na América por ser um dos pratos principais da ceia natalícia, assim como nos Estados Unidos, no Dia de Ação de Graças. Porém, atualmente, não é apenas nessas datas específicas que a carne de peru é consumida, já que tem vindo a ser incluída aos poucos no cardápio do dia a dia pelas suas vantagens nutricionais.

Como consumir peru

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de peru corresponde a 25 g depois de cozinhado (30 g em cru).

Existem várias receitas tradicionais, como filetes de peru panados ou grelhados, perna assada e o peru assado inteiro.

Na preparação de filetes, deve usar pouca gordura para grelhar. Se for para assar inteiro, tempere de véspera e retire os excedentes de gordura visíveis, em especial junto à cauda. O segredo para assar bem esta ave de modo que fique suculenta é usar um forno médio durante algumas horas.

Como escolher

Ao comprar um peru deve ter em conta alguns aspetos como:
  • A pele deve ser firme e sem penas visíveis, de cor branca, textura não colante e limpa.
  • Qualquer gordura que apresente deve ser branca e sem viscosidade.
  • A cavidade abdominal deve encontrar-se limpa sem odores anormais.
A carne de peru é muito perecível e deve ser mantida a uma temperatura constante de cerca de 2ºC. Aconselha-se o transporte da carne em saco isotérmico e deverá armazená-la no frigorífico o mais rapidamente possível.

Se adquirir o peru inteiro e se pretender congelá-lo, é aconselhável prepará-lo previamente, limpando-o e cortando-o em peças. Peitos, pernas, asas e costas. Cada parte deve ser embalada individualmente e identificada por destino culinário: peitos para um grelhado, pernas para um estufado ou assado, etc.

O que é que o peru tem?


O peru é uma carne branca muito versátil, que pode ser confecionada conforme o gosto e o paladar de quem se reúne à volta da mesa para o degustar.

Nas lojas Continente, encontra uma enorme variedade de peru. Em particular, procure o peru do campo, que se caracteriza por ser criado ao ar livre. Pode ainda optar por servir uma opção menos convencional: o delicioso roti de peru. Caso o tempo para cozinhar neste dia tão especial não permita a preparação deste prato, faça a sua encomenda no Take Away das lojas Continente.