Alimentos

Amora: conheça os benefícios desta fruta

Considerada um fruto vermelho, é um bom alimento para incluir no seu prato. Conheça os diferentes tipos e inspire-se com algumas receitas.
Amora

Publicado a 30/10/2024

Doce e com um toque de acidez, a amora é uma fruta versátil que está disponível o ano inteiro, pronta para ser saboreada ao natural ou acrescentada às suas receitas preferidas.

Tipos de amora


Existem 4 tipos principais de amora: branca, silvestre, vermelha e preta. Cada uma tem propriedades, origens e utilizações diferentes.

Amora branca


A amora branca (Morus alba) tem origem chinesa. Tem uma forte ligação à criação do bicho-da-seda, que se alimenta das folhas da amoreira branca. O fruto tem uma cor que varia do branco a rosa claro quando já se encontra maduro. Embora não seja tão comum como as outras variedades, a amora branca tem um sabor suave e ligeiramente adocicado.

Amora silvestre


As amoras silvestres (Rubus fruticosus) são das mais conhecidas e consumidas. Pode vê-las crescer de forma natural em várias partes do mundo, incluindo em Portugal. São pequenas, de cor preta ou roxa escura, e têm um sabor doce com um toque ligeiramente ácido. São muito versáteis na cozinha, sendo usadas tanto em receitas doces como salgadas.

Amora vermelha


A amora-vermelha (Rubus rosifolius) prospera em áreas húmidas e moderadamente altas. É pequena e macia, com uma cor vermelha-brilhante quando está madura, oca, doce e ligeiramente ácida. É consumida geralmente fresca ou utilizada para fazer doces, compotas e vinhos.
 

Amora preta


A amora preta (Morus nigra) é uma variedade muito apreciada pelo seu sabor doce e intenso. Este fruto tem uma cor roxa escura a preta e é mais suculento do que outras variedades de amoras. As amoras pretas são ideais para fazer compotas e sumos ou para preparar as sobremesas mais apetitosas.

Benefícios da amora


Rica em compostos antioxidantes, vitaminas e minerais, esta fruta oferece uma série de benefícios nutricionais.

Melhora a digestão


As amoras são uma excelente fonte de fibra, que desempenha um papel importante no sistema digestivo.
A fibra promove a regulação do funcionamento intestinal e previne a obstipação, um dos problemas gastrointestinais mais comuns. Para além disso, também confere saciedade.

Regula os níveis de açúcar no sangue


Consumidas frescas ou congeladas, a sua fibra e compostos antioxidantes podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo boas aliadas no controlo da diabetes.

Ação anti-inflamatória


Esta fruta contém compostos antioxidantes que protegem as células e ajudam a inibir a inflamação do organismo. Para além disso, são fonte de vitamina C, que também tem uma grande ação antioxidante.

Proteção contra doenças crónicas


À semelhança de outros frutos vermelhos, o consumo regular de amoras está associado à redução do risco de doenças cardíacas e neurodegenerativas, devido à sua riqueza nutricional e presença de diversas vitaminas e minerais, como a vitamina C, K, cobre e manganês. Com elevados níveis de antioxidantes e antocianinas, as amoras são uma excelente escolha.

Amora: quantas calorias tem este fruto?


As amoras são um fruto com um aporte calórico baixo, uma vez que grande parte do seu conteúdo é água. Cada 100 gramas de amoras contêm cerca de 43 calorias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, deve incluir na sua alimentação entre 3 a 5 porções diárias de fruta. Uma porção de amoras equivale a cerca de 160 gramas.

Como escolher e conservar amoras


Dê preferência a amoras firmes, de cor preta ou roxa profunda, com um aroma doce e folhas verdes saudáveis, se as tiverem. Evite amoras que apresentem manchas, partes amolecidas ou, claro, indícios de bolor.

Por serem um fruto delicado, as amoras devem ser armazenadas no frigorífico, preferencialmente num recipiente ventilado para permitir a circulação de ar e reduzir a humidade. O melhor é não as lavar até consumir, já que a humidade pode acelerar o apodrecimento.

O período aconselhável de armazenamento não deve ultrapassar 3 a 5 dias no frigorífico. Para congelar amoras, lave-as suavemente e seque bem. Coloque-as numa única camada, num tabuleiro ou recipiente, para pré-congelar por 1 a 2 horas. Depois, transfira-as para sacos ou recipientes herméticos, retirando o máximo de ar possível. As amoras podem ser guardadas no congelador por até 6 meses.

Receitas com amoras


As amoras são uma fruta versátil que pode ser consumida de várias maneiras. Além de serem deliciosas ao natural, podem ser adicionadas a pratos salgados como saladas e molhos para carne, mas são principalmente usadas em smoothies, sumos e sobremesas. Experimente em bolos, compotas, gelados e até como recheio de bolachas. As amoras também sabem muito bem quando são servidas com iogurte e misturadas com granola.
Aqui ficam algumas sugestões de receitas com amoras:

  • Sponge cake com creme de baunilha e amoras: surpreenda a família e os amigos com este irresistível bolo, recheado com creme de baunilha suave e coberto com amoras frescas.
  • Cheesecake de amoras: à base de bolachas digestivas e aveia junte um recheio fácil de fazer e muito saboroso. A cobertura de amoras e frutos vermelhos contrasta na perfeição o doce do recheio.
  • Cheesecake basco: o interior cremoso fica ainda mais delicioso com amoras frescas, miolo de pistácio e hortelã.
  • Gin de morango e amoras: experimente esta receita de gin de morango e amoras com pimenta, um cocktail refrescante, perfeito para brindar nas ocasiões mais especiais. Para uma versão sem álcool, prove este mocktail de amoras e mel.

Encontre amoras deliciosas no Continente


Ao natural ou adicionadas a bebidas, sobremesas ou receitas salgadas, as amoras sabem sempre bem. Nas lojas Continente, encontra amoras colhidas à mão e embaladas logo após a apanha para garantir a máxima frescura.


Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.