Frutos Vermelhos

Alimentos

Frutos Vermelhos: cor da vida e da saúde

Descubra aqui os tipos de frutos vermelhos, quais os seus benefícios para a saúde e ainda algumas receitas com frutos vermelhos!
Atualizado a 16/08/2023
Fonte de fibra e micronutrientes, como alguns antioxidantes, os frutos vermelhos são uma mais-valia para a saúde. Conheça alguns dos principais benefícios dos frutos vermelhos e como pode inseri-los na sua alimentação diária através de receitas simples e práticas.


O que são frutos vermelhos?

Os frutos vermelhos, também conhecidos como frutos silvestres ou frutos do bosque, são um grupo de frutos pertencentes às famílias Rosaceae (morango, framboesa, amora) e Ericaceae (mirtilo e arando). A este grupo podem juntar-se ainda as bagas de goji, as cerejas, a groselha, o açaí e outras espécies.

Como o nome indica, os frutos que pertencem a este grupo são na sua maioria vermelhos, devido à presenta de antocianina (pigmento vegetal), mas também, roxos e azulados.

A origem da maioria dos frutos vermelhos que se podem encontrar no Continente são do Algarve, Alentejo Litoral e Norte do País. Todos eles são colhidos no ponto ótimo de maturação para chegarem às lojas no ponto ótimo de consumo.
Frutos vermelhos: benefícios

Os frutos vermelhos são conhecidos pela sua riqueza nutricional e pelo seu teor em compostos antioxidantes, que contribuem para a proteção celular e para a saúde da pele, ajudando a prevenir o seu envelhecimento precoce. Mas não é só. Conheça os principais benefícios destes alimentos.

Propriedades antioxidantes

Os compostos antioxidantes presentes nos frutos vermelhos, têm a capacidade de combater os radicais livres nocivos para a saúde. Isto significa que os antioxidantes têm a capacidade de contribuir para a proteção das células contra agressões do dia-a-dia, como o tabaco, a poluição e a exposição solar.

Dentro do grupo, os mirtilos, os arandos, a groselha e acerola são os mais antioxidantes. No caso dos mirtilos, estes parecem apresentar uma capacidade antioxidante 3 vezes superior à dos morangos e das framboesas.

Saúde da pele, dos olhos e da boca

A elevada quantidade de Vitaminas C, ácido fólico e manganês nos frutos vermelhos contribuem para o normal funcionamento dos vasos sanguíneos e para saúde da pele. A par disso, estes micronutrientes também ajudam a manter o bom funcionamento do metabolismo e organismo.

Prevenção de doenças e alergias

O morango e a groselha, por exemplo, contêm uma elevada quantidade de vitamina C, o que por sua vez, é benéfica para a prevenção de alguns tipos de cancro.

Também a vitamina C e o ácido fólico presentes nestes frutos, ajudam a manter o normal funcionamento do sistema imunitário, que é importante para evitar e combater gripes e infeções.

Já a presença de compostos fenólicos e fibra nestes alimentos promovem a manutenção dos níveis de glicose no sangue e a melhoria da sensibilidade à insulina, ajudando na prevenção de doenças como a diabetes.

Saúde cardiovascular

Devido ao seu valor nutricional e à sua riqueza em compostos bioativos, os frutos vermelhos promovem o bom funcionamento do sistema cardiovascular, fundamental para proteger os vasos sanguíneos e prevenir doenças cardiovasculares.

Tipos de frutos vermelhos

Como referimos, os frutos vermelhos são um grupo composto por vários frutos das famílias Rosaceae e Ericaceae e outros alimentos, nomeadamente:

 

  • Morango
  • Cereja
  • Framboesa
  • Acerola
  • Groselha
  • Arando
  • Bagas de goji
  • Açaí
  • Mangostão
  • Amora
  • Mirtilos


Por vezes, as amoras e as framboesas são confundidas entre si, mas uma característica que as distingue é o facto de a amora não ter um centro oco, ao contrário da framboesa.


Como escolher e conservar

Os frutos vermelhos estão à sua disposição de forma natural ou congelados.

Deve escolher os frutos mais coloridos e com aspeto são. Se a ideia for usar estes frutos em batidos ou para fazer puré, opte pelos mais maduros já que estão mais moles e facilitam o processo de trituração.

Para os conservar, são necessários alguns cuidados, visto que os frutos vermelhos são mais delicados e exigem cuidados adicionais para terem um tempo de vida longo.

À exceção das framboesas (por serem extremamente delicadas), passe os frutos vermelhos por água com pouca pressão e deixe-os de “molho” por alguns minutos. Depois, retire-os da água, seque-os muito bem com a ajuda de papel de cozinha e coloque-os num recipiente no frigorífico. Com esta dica, os frutos vão manter-se frescos por muito mais tempo.

Receitas com frutos vermelhos

Dada a sua versatilidade, os frutos vermelhos podem ser consumidos das mais variadas formas. Ao natural, combinados com iogurtes ou outros alimentos, em purés, batidos ou doces… as hipóteses são imensas.

Aqui ficam algumas receitas com frutos vermelhos para que se possa inspirar e deliciar:


Veja outras receitas com frutos vermelhos.