Origem do Gin
A palavra Gin é uma abreviatura inglesa de Genever, palavra holandesa para zimbro, sendo as suas origens ainda incertas.
Uma das teorias conta que foram as tropas britânicas na Holanda a encontrar e provar um destilado aromatizado de zimbro, no séc. XVI. Outra versão conta que foi o Dr. Franciscus de la Boe quem, na cidade universitária de Leiden (Holanda), criou pela primeira vez uma bebida medicinal feita à base de um destilado de zimbro. O Genever, como lhe chamou, foi rapidamente transportado através do Canal Inglês, como medicamento. Em 1660, foi descrito como a cura de um caso de “cólica”.
Esta reputação de propriedades curativas nunca se perdeu completamente e ajudou o Gin a tornar-se uma bebida popular – e é uma das razões pelas quais ainda hoje se associa o Gin ao consumo depois das refeições, como digestivo. O Gin pode ser originário da Holanda e ter desenvolvido o seu estilo mais popular em Inglaterra, mas os mais entusiásticos consumidores dos dias de hoje encontram-se nas Filipinas. É este país que regista o maior consumo per capita no mundo.
Como se produz Gin?
Existem vários métodos de destilação, mas o processo de criação do gin segue geralmente estas etapas essenciais:
1. Fermentação
O processo começa com a fermentação. Os grãos (cevada, milho, centeio ou trigo), batatas, uvas ou maçãs são triturados e misturados com água para converter os amidos em açúcares. A seguir, é adicionado fermento que transforma esses açúcares em álcool e dióxido de carbono. Após alguns dias, obtém-se um líquido semelhante a cerveja ou vinho, com teor alcoólico entre 5% e 10%.
2. Destilação
O próximo passo é a destilação, que transforma o líquido fermentado num destilado neutro com elevado teor alcoólico, isto é, numa bebida espirituosa. Para obter o sabor tão característico do gin, infundem-se sabores botânicos, principalmente zimbro.
Existem diferentes métodos de destilação do gin:
- Destilação em alambique. É um método tradicional, onde o líquido é aquecido, o que leva o álcool a evaporar pelo “pescoço” do alambique e condensar. Após a primeira destilação, adiciona-se zimbro, ervas e especiarias. Trata-se de um processo menos eficiente que produz um destilado com menor teor alcoólico, mas mais rico em aromas e sabores.
- Destilação em coluna. A maioria dos gins modernos é produzida com este método, que resulta num destilado suave, pouco encorpado e límpido.
- Destilação a vácuo. Aqui a destilação é realizada a baixa pressão para que o álcool evapore a temperaturas mais baixas. Isto ajuda a preservar os sabores e os aromas mais delicados dos botânicos.
3. Mistura e diluição
Após a destilação, o gin é diluído com água até atingir o teor alcoólico desejado, geralmente entre 37,5% e 50%. Depois, é então engarrafado e distribuído, pronto a ser levado e apreciado. Os gins aromatizados, como os de morango ou laranja, seguem o mesmo processo básico, mas com a adição de sabores naturais para um acabamento frutado e refrescante.
Tipos de Gin
O Gin não é todo criado igual. As propriedades e sabor variam entre regiões. Estas são as principais.
London Dry Gin (Reino Unido)
A grande maioria do Gin produzido no Reino Unido é o London Dry Gin, obtido principalmente a partir de colunas de destilação. Os gins britânicos são normalmente muito alcoólicos, com notas cítricas devido ao uso de limão seco e casca de laranja.
Em Espanha produz-se uma quantidade substancial de Gin, ao estilo London Dry. Nos Estados Unidos, também se produz esta mesma variedade, mas em alambiques. Estes tendem a ser menos alcoólicos e menos aromáticos do que os ingleses, conhecidos por "hard" gins.
Genever (Países Baixos)
A Holanda e Bélgica produzem Genever, “primo” do Gin, principalmente a partir de alambiques. Estes são destilados com quantidades de álcool mais baixas do que os gins ingleses, e são geralmente mais encorpados, sendo muitos deles envelhecidos por um a três anos em cascos de carvalho.
Dornkaat (Alemanha)
Na Alemanha produz-se um Gin estilo Genever chamado Dornkaat, na região da costa do Mar do Norte da Frisia, menos encorpado e mais delicado no sabor do que o holandês Genever e o inglês London Dry Gin.
Gin: ingredientes
O Gin é feito principalmente a partir de "vinho de malte", numa mistura de cevada maltada, trigo, milho e centeio, que produz um destilado encorpado semelhante ao whisky de malte puro.
O principal agente aromatizante é a baga de zimbro, fortemente aromática, cultivada no norte da Itália, Croácia, Estados Unidos e Canadá.
Os sortidos adicionais de ervas aromáticas e especiarias podem incluir anis, raiz de angélica, canela, casca de laranja, coentros e casca de cássia. Todos os fabricantes de Gin têm a sua combinação secreta de plantas, cujo número pode variar de um mínimo de 4 até 15.
Um pequeno número de genevers na Holanda e Bélgica são destilados diretamente a partir de bagas de zimbro fermentadas, produzindo um destilado de sabor particularmente intenso.
Como consumir Gin?
O consumo de Gin também varia de acordo com a região de onde é proveniente.
- O London Dry Gin, do Reino Unido, é geralmente utilizado em bebidas de mistura.
- Os Genevers holandeses e belgas são geralmente refrigerados e servidos puros.
- O Dornkaat, da Alemanha, é o Gin para consumir de forma simples e fresco.
- Os "soft" gins, típicos dos Estados Unidos, são menos alcoólicos e menos aromáticos, perfeitos para serem consumidos de forma simples.
Gin The FoxTale, um gin com sabores únicos
Se gosta de gin, vale a pena experimentar o The FoxTale, a nossa marca exclusiva que traz uma variedade de sabores únicos, para um preparar um gin tónico ou outra bebida mais elaborada.
Também encontra esta bebida em latas e aromatiza – gin tónico de morango e gin tónico de laranja – uma ótima escolha para refrescar (com moderação) os dias quentes de verão. Assim, pode levar para qualquer lugar, sem complicações.
Espreite aqui várias receitas de gin tónico para um cocktail perfeito.
Continente, onde encontra o melhor Gin
Com esta variedade de sabores e utilizações ímpar, o Gin tornou-se numa das bebidas mais consumidas em momentos de descontração, sobretudo nos dias mais quentes do ano. Descubra a nossa oferta numa loja perto de si ou em Continente Online.